NAS TRILHAS DA DIMENSÃO DA ARTE: SABERES DE EDUCADORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTO ESTEVÃO - BA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49960 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 8 "inscrito_id" => 207 "titulo" => "NAS TRILHAS DA DIMENSÃO DA ARTE: SABERES DE EDUCADORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTO ESTEVÃO - BA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo conhecer a dimensão da Arte pensada por professores, coordenador e diretor de uma escola pública de Santo Estevão – Bahia. Apresentamos, inicialmente, um breve histórico do Ensino da Arte no Brasil, dando ênfase às formas que esta foi vista em diferentes tempos e suas contribuições na proposta de aprendizagem. Pesquisa de cunho qualitativa o campo de estudo refere-se ao recorte espacial que corresponde à abrangência, em termos empíricos, do recorte teórico correspondente ao objeto de investigação. Diante disso, no desenvolvimento dessa pesquisa foram utilizados como instrumentos, questionários para os professores, coordenadores e diretores, para analisar o conteúdo dos sujeitos investigados. A principal finalidade de escolhermos o questionário para coleta de dados refere-se à objetividade que este instrumento proporciona na coleta, registro, ordenamento e possibilidade de comparação dos dados adquiridos em campo, favorecendo a analise do mesmo de acordo com os objetivos do tema escolhido. Os professores consideram a arte como uma forma de expressar os sentimentos, pautando a proposta pedagógica de acordo com o que está preconizado nos Paramentos Curriculares Nacionais e consoante com que estabelece a legislação vigente. Subtende-se com esta pesquisa que a proposta pedagógica em arte, por melhor que seja não sustenta se não contar com profissionais bem formados, que tenham uma visão humanista e um maior conhecimento de arte, elementos básicos para a sua qualificação. Cabe aos educadores redirecionar a sua atenção no sentido de fazer com que a arte ocupe seu espaço na escola e na aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ARTE, PRÁTICAS EDUCATIVAS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID207_19042017224408.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA ARAÚJO LEAL" "autor_nome_curto" => "DÉBORA LEAL" "autor_email" => "delleal8@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49960 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 8 "inscrito_id" => 207 "titulo" => "NAS TRILHAS DA DIMENSÃO DA ARTE: SABERES DE EDUCADORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTO ESTEVÃO - BA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo conhecer a dimensão da Arte pensada por professores, coordenador e diretor de uma escola pública de Santo Estevão – Bahia. Apresentamos, inicialmente, um breve histórico do Ensino da Arte no Brasil, dando ênfase às formas que esta foi vista em diferentes tempos e suas contribuições na proposta de aprendizagem. Pesquisa de cunho qualitativa o campo de estudo refere-se ao recorte espacial que corresponde à abrangência, em termos empíricos, do recorte teórico correspondente ao objeto de investigação. Diante disso, no desenvolvimento dessa pesquisa foram utilizados como instrumentos, questionários para os professores, coordenadores e diretores, para analisar o conteúdo dos sujeitos investigados. A principal finalidade de escolhermos o questionário para coleta de dados refere-se à objetividade que este instrumento proporciona na coleta, registro, ordenamento e possibilidade de comparação dos dados adquiridos em campo, favorecendo a analise do mesmo de acordo com os objetivos do tema escolhido. Os professores consideram a arte como uma forma de expressar os sentimentos, pautando a proposta pedagógica de acordo com o que está preconizado nos Paramentos Curriculares Nacionais e consoante com que estabelece a legislação vigente. Subtende-se com esta pesquisa que a proposta pedagógica em arte, por melhor que seja não sustenta se não contar com profissionais bem formados, que tenham uma visão humanista e um maior conhecimento de arte, elementos básicos para a sua qualificação. Cabe aos educadores redirecionar a sua atenção no sentido de fazer com que a arte ocupe seu espaço na escola e na aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ARTE, PRÁTICAS EDUCATIVAS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID207_19042017224408.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA ARAÚJO LEAL" "autor_nome_curto" => "DÉBORA LEAL" "autor_email" => "delleal8@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }