O CORDEL NA SALA DE AULA, E SUAS RESPECTIVAS FORMAS DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO.
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49971 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 978 "inscrito_id" => 1162 "titulo" => "O CORDEL NA SALA DE AULA, E SUAS RESPECTIVAS FORMAS DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO." "resumo" => """ RESUMO\r\n Sabendo das atuais dificuldades encontradas pelos docentes na sala de aula, e que uma delas, e talvez a mais pertinente seja a apatia por parte dos alunos durante as aulas, a presente pesquisa procura mostrar que atitudes simples, como o uso da literatura de cordel como ferramenta pedagógica pode atrair a atenção dos estudantes. O projeto tem como principais objetivos a analise das diversas formas que o estudo do cordel pode ser empregado dentro da sala de aula pelos discentes, e sobretudo que a partir do contato com a pesquisa os professores e alunos de Licenciatura passem a conhecer melhor o cordel, e o vejam como uma rica ferramenta a ser usada na sala de aula, como forma de estimular os alunos de várias maneiras. A literatura de cordel pode ser utilizada como ferramenta de aprendizagem abordando entre outros o estudo e manutenção da língua, a cultura e história de um povo, além de poder ser abordada as questões sociais, que são características próprias da Literatura. O projeto realizará palestra ministrada por docentes que fazem o uso do cordel na sala de aula, linha do tempo sobre a história do cordel ao longo dos séculos, além de apresentações artísticas que se inspiram na temática da literatura e cordel, e recital de cordéis feitos pelos alunos do Campus. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que se apoia nas literaturas que abordam o tema, e que também é de cunho qualitativo e exploratório, aonde o alvo são os atuais e futuros professores. Não esquecendo que se trata também de uma forma de valorizar a cultura, e incentivar a pratica do cordel, ato esse esquecido pelas gerações atuais. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "INTERDISCIPLINAR" "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, FERRAMENTA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA111_ID1162_15092017234443.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GESSILANE MAGALHAES DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "MARIA GESSILANE" "autor_email" => "gessilanemagalhaes@gmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49971 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 978 "inscrito_id" => 1162 "titulo" => "O CORDEL NA SALA DE AULA, E SUAS RESPECTIVAS FORMAS DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO." "resumo" => """ RESUMO\r\n Sabendo das atuais dificuldades encontradas pelos docentes na sala de aula, e que uma delas, e talvez a mais pertinente seja a apatia por parte dos alunos durante as aulas, a presente pesquisa procura mostrar que atitudes simples, como o uso da literatura de cordel como ferramenta pedagógica pode atrair a atenção dos estudantes. O projeto tem como principais objetivos a analise das diversas formas que o estudo do cordel pode ser empregado dentro da sala de aula pelos discentes, e sobretudo que a partir do contato com a pesquisa os professores e alunos de Licenciatura passem a conhecer melhor o cordel, e o vejam como uma rica ferramenta a ser usada na sala de aula, como forma de estimular os alunos de várias maneiras. A literatura de cordel pode ser utilizada como ferramenta de aprendizagem abordando entre outros o estudo e manutenção da língua, a cultura e história de um povo, além de poder ser abordada as questões sociais, que são características próprias da Literatura. O projeto realizará palestra ministrada por docentes que fazem o uso do cordel na sala de aula, linha do tempo sobre a história do cordel ao longo dos séculos, além de apresentações artísticas que se inspiram na temática da literatura e cordel, e recital de cordéis feitos pelos alunos do Campus. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que se apoia nas literaturas que abordam o tema, e que também é de cunho qualitativo e exploratório, aonde o alvo são os atuais e futuros professores. Não esquecendo que se trata também de uma forma de valorizar a cultura, e incentivar a pratica do cordel, ato esse esquecido pelas gerações atuais. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "INTERDISCIPLINAR" "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, FERRAMENTA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA111_ID1162_15092017234443.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GESSILANE MAGALHAES DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "MARIA GESSILANE" "autor_email" => "gessilanemagalhaes@gmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }