Resumo:O presente estudo objetiva analisar os resultados das experiências educativas proporcionadas pela Universidade Aberta à Terceira Idade – UATI–Ituberá, vinculada à Universidade do Estado da Bahia –UNEB e coordenada pelo Departamento de Educação- DEDC – XV, de Valença, identificando os impactos dessas experiências para o público ao qual se destina. O artigo foi desenvolvido com base nos estudos Souza (2006), Cunha (1997), Gadotti (1981)entre outros.Como percurso metodológico elegemos a abordagem qualitativa, utilizando a narrativa autobiográfica,onde os idosos foram mobilizados a rememorar e compartilhar sobre si e sobre as suas aprendizagens, com intuito de compreender quais as suas perspectivas e demandas em relação à UATI e se as mesmas têm sido atendidas pelo projeto. Em suma, conclui-se a partir das revelações dos idosos que, o que eles buscam na escola não é diferente do que esperam da vida, o acesso aos bens e serviços, o direito de ser e conviver, não como meros consumidores, mas como produtores ativos que ainda têm muito a contribuir com o enriquecimento do acervo político, cultural e econômico da sociedade. Portanto, reivindicam não somente um envelhecimento saudável, sobretudo, ativo.