Artigo Anais CONACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-0186

DISCUTINDO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM USUÁRIOS DE ENDOSCOPIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃOPOPULAR EM SAÚDE, HÁBITOS ALIMENTARES, DISTÚRBIOS GASTROINTESTINAIS Relato de Experiência(RE) Enfermagem
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Publicado em 09 de abril de 2014

Resumo

Até a década de 70, a educação em saúde foi basicamente uma iniciativa das elites políticas e econômicas e, portanto, subordinada aos seus interesses. A partir dessa época, a educação em saúde trouxe consigo projetos pedagógicos que priorizam a diversidade social e a intercomunicação entre os diferentes atores sociais, valorizando as iniciativas dos educandos e o diálogo entre o saber popular e o científico. A Educação Popular em Saúde permite a valorização dos saberes prévios dos educandos subsidiando a construção compartilhada do conhecimento. Nesse enfoque, temos como objetivo, descrever a experiência de uma prática de educação em saúde realizada junto aos usuários da endoscopia de uma Unidade de Saúde da Família (USF) de um município do alto oeste, buscando enfatizar os pontos relevantes à construção de conhecimentos baseados na troca de informação e no diálogo. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo, onde entrevistou-se, com base em roteiro semi-estruturado, a enfermeira e moradores do bairro, permitindo identificar necessidades a serem trabalhadas nas ações de educação em saúde. A prática educativa foi desenvolvida por meio de uma dinâmica lúdico-pedagógica, utilizando-se do método participativo. Para tanto, utilizamos também a técnica de dinâmica de grupo e a discussão de alimentos saudáveis e alimentos prejudiciais à saúde. Durante a socialização foi notório o conhecimento e as experiências de ambos os grupos, fazendo menção não só à importância da ingesta de alimentos saudáveis, mas também à necessidade de evitar o consumo de produtos industrializados, que também são grandes causadores de problemas gástricos. Na realização da atividade educativa, nos deparamos com algumas dificuldades, como as condições de infraestrutura inadequada e ausência de práticas educativas na USF direcionadas ao público apresentado, restrigindo-se a públicos específicos, porém os objetivos foram alcançados. Espera-se que os resultados venham a estimular, por parte da equipe da Estratégia de Saúde da Família, a realização de outras práticas de educação em saúde, capazes de estimular o diálogo e a participação do público alvo, instigando-os a refletir sobre a temática abordada e construir um novo conhecimento. Ainda, faz-se de suma importância o planejamento e realização de atividades educativas em saúde ao referido público, bem como a ampliação destas a toda a população, conformando-se como prática de integração social e participação popular. Conclui-se que a realização de atividades educativas em saúde orientadas pela educação popular em saúde possibilita não só a reflexão acerca de nossa realidade, mas também a construção de conhecimentos e o compartilhamento de saberes e experiências coletivamente.

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