A EDUCAÇÃO DO CORPO INFANTIL NAS DIRETRIZES CURRICULARES DE CAMPINAS
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52704 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 210 "inscrito_id" => 506 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DO CORPO INFANTIL NAS DIRETRIZES CURRICULARES DE CAMPINAS" "resumo" => "AS REPRESENTAÇÕES DA INFÂNCIA POSSIBILITAM QUE AS EXPERIÊNCIAS, AS VONTADES, O SER CRIANÇA SE HOMOGENEÍZEM, E, CONSEQUENTEMENTE, FAZEM COM QUE NÓS – ADULTOS - CRIEMOS AÇÕES QUE AS GOVERNAM. POR ISSO, DECIDIMOS PELAS CRIANÇAS SEUS DESEJOS, SUAS CRENÇAS, SEUS SABERES, ENFIM, O QUE DEVE OU NÃO SER FEITO COM O SUJEITO INFANTIL. É NA MODERNIDADE QUE A INFÂNCIA É INVENTADA, E, ASSIM COMO ELA, A ESCOLARIZAÇÃO. DESDE ENTÃO, AMBAS SÃO ALVOS DE TÉCNICAS DE GOVERNAMENTO, A FIM DE GARANTIR A FORMAÇÃO DOS SUJEITOS DESEJÁVEIS EM ACORDO COM A LÓGICA DA GOVERNAMENTALIZAÇÃO DO ESTADO VIGENTE. COMO PRÁTICA DE GOVERNAMENTO, AS POLÍTICAS CURRICULARES SÃO FORMULADAS EM MEIO ÀS PRESSÕES PARA A FORMAÇÃO DOS SUJEITOS DESTES TEMPOS, PRESSIONADA PELA HEGEMONIA NEOLIBERAL. RESSALTAMOS QUE POR MAIS QUE AS POLÍTICAS CURRICULARES SOFRAM INFLUÊNCIAS DE MODO A TORNAREM-SE SIMILARES EM DIFERENTES PAÍSES, ELAS SOFREM RECONTEXTUALIZAÇÕES NO ÂMBITO LOCAL. ISSO DECORRE EM FUNÇÃO DAS DIFERENTES INTERPRETAÇÕES REALIZADAS POR SUJEITOS POSICIONADOS EM SITUAÇÕES DOMINANTES NO INTERIOR DA ESFERA ECONÔMICA E DE CONTROLE CULTURAL. AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS SÃO FORMADAS EM MEIO A UM CONJUNTO DE TEXTOS E DISCURSOS, INSERIDAS EM UMA REDE DISCURSIVA E DEPENDENTES DE PODERES E INTERESSES NOS QUAIS SE INSEREM, QUE AO SE RECONTEXTUALIZAREM, TORNAM-SE HÍBRIDOS CULTURAIS. NESSE TRABALHO, PARTIMOS DO PRESSUPOSTO QUE A EDUCAÇÃO BÁSICA ASSUME UM PAPEL RELEVANTE NO GOVERNO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO CONTEXTO ESCOLAR. A PARTIR DO CICLO DE POLÍTICAS, FORMULADO POR STEPHEN BALL, ANALISAMOS OS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO DO CORPO DOS INFANTIS PRESENTES NAS DIRETRIZES CURRICULARES BÁSICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (2013): UM PROCESSO CONTÍNUO DE REFLEXÃO E AÇÃO DE CAMPINAS (DCCEI), A FIM DE INFERIR OS MODOS DE REGULAÇÃO DO SER CRIANÇA. PERCEBEMOS QUE O DOCUMENTO APRESENTA INFLUÊNCIA DE DIVERSAS COMUNIDADES EPISTÊMICAS, QUE, ORA NÃO SÃO CONVERGENTES, ORA SÃO CONTRADITÓRIAS NO QUE TANGE À TENTATIVA DE GOVERNAR OS INFANTIS. ESSA SITUAÇÃO PRODUZ CONFUSÕES EPISTEMOLÓGICAS QUE POSSIBILITAM ÀS (AOS) PROFESSORAS(ES) FABRICAREM RECONTEXTUALIZAÇÕES A PARTIR DE SUAS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA, DE MUNDO, FRAGILIZANDO A SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. POR EFEITO, ABREM-SE AS PORTAS PARA QUE DISCURSOS DE INCAPACIDADE DOCENTE SE SOLIDIFIQUEM, O QUE FOMENTA PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA, QUE, COMO SABEMOS, FAVORECE A MERCADIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E, COM ISSO, O EMPRESARIAMENTO DO ESTADO, LOGO, A HEGEMONIA NEOLIBERAL. DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO, VISTO QUE NESSE NÍVEL DE ENSINO NÃO HÁ ESPECIALISTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, AQUELES A QUEM HISTORICAMENTE SE ATRIBUIU, SE LEGITIMOU E SE LIMITOU ESSA FUNÇÃO. APOIO FAPESP E CAPES." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, POLÍTICA CURRICULAR, INFÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID506_26042019174553.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAÍSA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MAÍSA FERREIRA" "autor_email" => "maisaf93@gmail.com" "autor_ies" => "FEF - UNICAMP " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52704 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 210 "inscrito_id" => 506 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DO CORPO INFANTIL NAS DIRETRIZES CURRICULARES DE CAMPINAS" "resumo" => "AS REPRESENTAÇÕES DA INFÂNCIA POSSIBILITAM QUE AS EXPERIÊNCIAS, AS VONTADES, O SER CRIANÇA SE HOMOGENEÍZEM, E, CONSEQUENTEMENTE, FAZEM COM QUE NÓS – ADULTOS - CRIEMOS AÇÕES QUE AS GOVERNAM. POR ISSO, DECIDIMOS PELAS CRIANÇAS SEUS DESEJOS, SUAS CRENÇAS, SEUS SABERES, ENFIM, O QUE DEVE OU NÃO SER FEITO COM O SUJEITO INFANTIL. É NA MODERNIDADE QUE A INFÂNCIA É INVENTADA, E, ASSIM COMO ELA, A ESCOLARIZAÇÃO. DESDE ENTÃO, AMBAS SÃO ALVOS DE TÉCNICAS DE GOVERNAMENTO, A FIM DE GARANTIR A FORMAÇÃO DOS SUJEITOS DESEJÁVEIS EM ACORDO COM A LÓGICA DA GOVERNAMENTALIZAÇÃO DO ESTADO VIGENTE. COMO PRÁTICA DE GOVERNAMENTO, AS POLÍTICAS CURRICULARES SÃO FORMULADAS EM MEIO ÀS PRESSÕES PARA A FORMAÇÃO DOS SUJEITOS DESTES TEMPOS, PRESSIONADA PELA HEGEMONIA NEOLIBERAL. RESSALTAMOS QUE POR MAIS QUE AS POLÍTICAS CURRICULARES SOFRAM INFLUÊNCIAS DE MODO A TORNAREM-SE SIMILARES EM DIFERENTES PAÍSES, ELAS SOFREM RECONTEXTUALIZAÇÕES NO ÂMBITO LOCAL. ISSO DECORRE EM FUNÇÃO DAS DIFERENTES INTERPRETAÇÕES REALIZADAS POR SUJEITOS POSICIONADOS EM SITUAÇÕES DOMINANTES NO INTERIOR DA ESFERA ECONÔMICA E DE CONTROLE CULTURAL. AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS SÃO FORMADAS EM MEIO A UM CONJUNTO DE TEXTOS E DISCURSOS, INSERIDAS EM UMA REDE DISCURSIVA E DEPENDENTES DE PODERES E INTERESSES NOS QUAIS SE INSEREM, QUE AO SE RECONTEXTUALIZAREM, TORNAM-SE HÍBRIDOS CULTURAIS. NESSE TRABALHO, PARTIMOS DO PRESSUPOSTO QUE A EDUCAÇÃO BÁSICA ASSUME UM PAPEL RELEVANTE NO GOVERNO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO CONTEXTO ESCOLAR. A PARTIR DO CICLO DE POLÍTICAS, FORMULADO POR STEPHEN BALL, ANALISAMOS OS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO DO CORPO DOS INFANTIS PRESENTES NAS DIRETRIZES CURRICULARES BÁSICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (2013): UM PROCESSO CONTÍNUO DE REFLEXÃO E AÇÃO DE CAMPINAS (DCCEI), A FIM DE INFERIR OS MODOS DE REGULAÇÃO DO SER CRIANÇA. PERCEBEMOS QUE O DOCUMENTO APRESENTA INFLUÊNCIA DE DIVERSAS COMUNIDADES EPISTÊMICAS, QUE, ORA NÃO SÃO CONVERGENTES, ORA SÃO CONTRADITÓRIAS NO QUE TANGE À TENTATIVA DE GOVERNAR OS INFANTIS. ESSA SITUAÇÃO PRODUZ CONFUSÕES EPISTEMOLÓGICAS QUE POSSIBILITAM ÀS (AOS) PROFESSORAS(ES) FABRICAREM RECONTEXTUALIZAÇÕES A PARTIR DE SUAS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA, DE MUNDO, FRAGILIZANDO A SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. POR EFEITO, ABREM-SE AS PORTAS PARA QUE DISCURSOS DE INCAPACIDADE DOCENTE SE SOLIDIFIQUEM, O QUE FOMENTA PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA, QUE, COMO SABEMOS, FAVORECE A MERCADIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E, COM ISSO, O EMPRESARIAMENTO DO ESTADO, LOGO, A HEGEMONIA NEOLIBERAL. DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO, VISTO QUE NESSE NÍVEL DE ENSINO NÃO HÁ ESPECIALISTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, AQUELES A QUEM HISTORICAMENTE SE ATRIBUIU, SE LEGITIMOU E SE LIMITOU ESSA FUNÇÃO. APOIO FAPESP E CAPES." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, POLÍTICA CURRICULAR, INFÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID506_26042019174553.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAÍSA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MAÍSA FERREIRA" "autor_email" => "maisaf93@gmail.com" "autor_ies" => "FEF - UNICAMP " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }