ANÁLISE DE CLUSTER DE FATORES MOTIVACIONAIS QUE INFLUENCIAM NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RESULTADOS PRELIMINARES
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52739 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 121 "inscrito_id" => 205 "titulo" => "ANÁLISE DE CLUSTER DE FATORES MOTIVACIONAIS QUE INFLUENCIAM NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RESULTADOS PRELIMINARES" "resumo" => """ É sabido que muitos fatores influenciam na atuaÇÃo de professores de EducaÇÃo FÍsica (EF) e esta atuaÇÃo influenciarÁ diretamente na formaÇÃo de seus educandos e no processo motivacional docente. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a relaÇÃo entre os fatores desempenho (DE), disposiÇÃo (DI), motivaÇÃo (MO) e satisfaÇÃo (SA) de professores de EF da rede estadual de ensino (nÍvel fundamental e mÉdio), do interior de SÃo Paulo, e se estes fatores influenciam na atuaÇÃo docente, levando em consideraÇÃo o tempo de atuaÇÃo na Área e se trabalham com suas turmas de preferÊncia. Foi aplicado um QuestionÁrio de CaracterizaÇÃo para os professores sobre sua atuaÇÃo docente e que usou escala tipo Likert para DE, DI, MO e AS, com os itens Muito Alto (MuA), Alto (A), MÉdio Alto (MeA), MÉdio Baixo (MeB), Baixo (B) e Muito Baixo (MuB). Participaram do estudo 35 professores, com idade de 41 (± 8) anos. Para analisar estes dados, foi realizado um teste de normalidade Shapiro-Wilk, que determinou a amostra como nÃo-paramÉtrica. MÉdia e desvio padrÃo para a variÁvel Tempo de AtuaÇÃo (TA), valor absoluto para Turma de PreferÊncia (TP), e uma anÁlise de cluster hierÁrquico, para agrupar os fatores estudados. Foram encontrados os seguintes resultados para as respostas aos fatores: DE (MuA2; A 11; MeA 12; MeB 9; B 1; MuB 0); DI (MuA 2; A 15; MeA9; MeB6; B 3; MuB 0); MO(MuA3; A 10; MeA11;MeB11; B 0; MuB 0); e SA (MuA 2; A 8; MeA19; MeB 6; B 0; MuB 0). O tempo mÉdio de atuaÇÃo foi 11,80 (± 6,6) anos. Quanto a trabalhar com sua turma de preferÊncia, 24 professores responderam sim, enquanto 11 responderam nÃo. De acordo com a anÁlise de cluster hierÁrquico realizado entre os fatores (DE, DI, MO e SA) associados ao TA e TP, foi possÍvel observar uma forte relaÇÃo entre SA, MO e DE, formando o primeiro cluster associativo. O segundo É formado por estes fatores e DI. O terceiro por estes e acrescido o TA, e o quarto por estes e TP. É possÍvel concluir, a partir destes resultados, que satisfaÇÃo em atuar como professor de EF estÁ fortemente relacionada com sua motivaÇÃo para continuar na profissÃo, e isto se reflete no seu desempenho profissional. Ainda que nÃo tÃo forte quanto, a relaÇÃo destes fatores afeta a disposiÇÃo com que esse professor atua e parece ser afetada pelo tempo de atuaÇÃo. Trabalhar com a turma de preferÊncia parece haver pouca influÊncia entre estes fatores, que era uma de nossas premissas. Algo que nÃo foi considerado neste trabalho, mas É encontrado na literatura, É a influÊncia de outros fatores, como baixa remuneraÇÃo e problemas cotidianos da profissÃo.\r\n Financiadora parcial CNPq-PIBIC/ Programa NÚcleo de Ensino PROGRAD Unesp. """ "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "ATUAÇÃO DOCENTE, FATORES MOTIVACIONAIS, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, DESENVOLVIMENTO HUMANO E TECNOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID205_15042019174647.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODOLFO LEMES DE MORAES" "autor_nome_curto" => "RODOLFO DE MORAES" "autor_email" => "ro.lemes.moraes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52739 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 121 "inscrito_id" => 205 "titulo" => "ANÁLISE DE CLUSTER DE FATORES MOTIVACIONAIS QUE INFLUENCIAM NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RESULTADOS PRELIMINARES" "resumo" => """ É sabido que muitos fatores influenciam na atuaÇÃo de professores de EducaÇÃo FÍsica (EF) e esta atuaÇÃo influenciarÁ diretamente na formaÇÃo de seus educandos e no processo motivacional docente. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a relaÇÃo entre os fatores desempenho (DE), disposiÇÃo (DI), motivaÇÃo (MO) e satisfaÇÃo (SA) de professores de EF da rede estadual de ensino (nÍvel fundamental e mÉdio), do interior de SÃo Paulo, e se estes fatores influenciam na atuaÇÃo docente, levando em consideraÇÃo o tempo de atuaÇÃo na Área e se trabalham com suas turmas de preferÊncia. Foi aplicado um QuestionÁrio de CaracterizaÇÃo para os professores sobre sua atuaÇÃo docente e que usou escala tipo Likert para DE, DI, MO e AS, com os itens Muito Alto (MuA), Alto (A), MÉdio Alto (MeA), MÉdio Baixo (MeB), Baixo (B) e Muito Baixo (MuB). Participaram do estudo 35 professores, com idade de 41 (± 8) anos. Para analisar estes dados, foi realizado um teste de normalidade Shapiro-Wilk, que determinou a amostra como nÃo-paramÉtrica. MÉdia e desvio padrÃo para a variÁvel Tempo de AtuaÇÃo (TA), valor absoluto para Turma de PreferÊncia (TP), e uma anÁlise de cluster hierÁrquico, para agrupar os fatores estudados. Foram encontrados os seguintes resultados para as respostas aos fatores: DE (MuA2; A 11; MeA 12; MeB 9; B 1; MuB 0); DI (MuA 2; A 15; MeA9; MeB6; B 3; MuB 0); MO(MuA3; A 10; MeA11;MeB11; B 0; MuB 0); e SA (MuA 2; A 8; MeA19; MeB 6; B 0; MuB 0). O tempo mÉdio de atuaÇÃo foi 11,80 (± 6,6) anos. Quanto a trabalhar com sua turma de preferÊncia, 24 professores responderam sim, enquanto 11 responderam nÃo. De acordo com a anÁlise de cluster hierÁrquico realizado entre os fatores (DE, DI, MO e SA) associados ao TA e TP, foi possÍvel observar uma forte relaÇÃo entre SA, MO e DE, formando o primeiro cluster associativo. O segundo É formado por estes fatores e DI. O terceiro por estes e acrescido o TA, e o quarto por estes e TP. É possÍvel concluir, a partir destes resultados, que satisfaÇÃo em atuar como professor de EF estÁ fortemente relacionada com sua motivaÇÃo para continuar na profissÃo, e isto se reflete no seu desempenho profissional. Ainda que nÃo tÃo forte quanto, a relaÇÃo destes fatores afeta a disposiÇÃo com que esse professor atua e parece ser afetada pelo tempo de atuaÇÃo. Trabalhar com a turma de preferÊncia parece haver pouca influÊncia entre estes fatores, que era uma de nossas premissas. Algo que nÃo foi considerado neste trabalho, mas É encontrado na literatura, É a influÊncia de outros fatores, como baixa remuneraÇÃo e problemas cotidianos da profissÃo.\r\n Financiadora parcial CNPq-PIBIC/ Programa NÚcleo de Ensino PROGRAD Unesp. """ "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "ATUAÇÃO DOCENTE, FATORES MOTIVACIONAIS, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, DESENVOLVIMENTO HUMANO E TECNOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID205_15042019174647.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODOLFO LEMES DE MORAES" "autor_nome_curto" => "RODOLFO DE MORAES" "autor_email" => "ro.lemes.moraes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }