SOUSA, Rogerio Leal De. Formação continuada de professores- uma reflexão pedagógica. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/528>. Acesso em: 25/11/2024 01:46
O presente trabalho consiste em um estudo sobre a formação contínua de profissionais que atuam na educação, abordando sua importância para as questões atuais da sociedade no que se refere às suas características, bem como as implicações e contribuições que determinam as práticas atuais num contexto educacional de ensino. Demarca também a importância das tendências pedagógicas no dia a dia das escolas. Tem a preocupação de marcar as necessidades para a formação de professor contemporâneo, que busca sempre a qualidade do ensino voltado para a construção da cidadania. A partir desse referencial, discutem-se as atuais mudanças na formação contemporânea de professores, a quem na realidade e como poderá ser a sua contribuição no espaço escolar e o permanente exercício da teoria-prática e também da ação-reflexão-ação, a quem caberá um importante papel nesta dinâmica e como poderá ser articulado um modelo de formação contínua que valorize o espaço escolar e o permanente exercício do saber. A partir de como um elemento intrínseco à formação docente, o estudo das tendências é um ensaio que visa a contribuir com as perspectivas da formação continuada de professores na busca da qualificação profissional.