JOGOS ESCOLARES NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO EMBASADA NO ESPORTE EDUCACIONAL
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52888 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 265 "inscrito_id" => 204 "titulo" => "JOGOS ESCOLARES NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO EMBASADA NO ESPORTE EDUCACIONAL" "resumo" => "AS TRADICIONAIS COMPETIÇÕES ESPORTIVAS COMO OS JOGOS ESCOLARES (INTERNOS OU EXTERNOS) PODEM ESTIMULAR A SOCIALIZAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO ESPORTIVO E A FORMAÇÃO CIDADÃ. ENTRETANTO, OS ALUNOS(AS) QUE NÃO TÊM EXPERIÊNCIAS POSITIVAS ACABAM SENDO EXCLUÍDOS OU POUCO SE INTERESSAM EM PARTICIPAR DESTES EVENTOS. ASSIM, PERGUNTA-SE: COMO O ESPORTE NO CONTEXTO ESCOLAR PODE CONTRIBUIR PARA MODIFICAR ESTRUTURAS HEGEMÔNICAS DE PENSAMENTO DE ALUNOS(AS) DO ENSINO MÉDIO NO QUE SE REFERE À REPRODUÇÃO, SELETIVIDADE E DESEMPENHO ESPORTIVO? NA PERSPECTIVA DE APRESENTAR POSSIBILIDADES INCLUSIVAS E SIGNIFICATIVAS, O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A PROPOSIÇÃO DE UM “FESTIVAL ESPORTIVO E CULTURAL” (FEC) FUNDAMENTADO EM PRINCÍPIOS DO ESPORTE EDUCACIONAL. ESTA PESQUISA-AÇÃO É DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO DESCRITIVA E INTERPRETATIVA, DELINEADA PELA APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE ANÁLISE DO CONTEÚDO SOBRE A RESOLUÇÃO COLETIVA DE UM PROBLEMA. OS RESULTADOS DA PESQUISA FORAM DIVIDIDOS EM DUAS PARTES: DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO FEC; DESCRIÇÃO DA AVALIAÇÃO FEITA PELOS ORGANIZADORES E PARTICIPANTES APÓS A REALIZAÇÃO DO EVENTO. A PRIMEIRA PARTE INICIOU-SE COM A IDEALIZAÇÃO DO FEC PROPOSTA PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA AOS ALUNOS(AS), SENDO POSTERIORMENTE, COMPARTILHADA COM A EQUIPE GESTORA, CORPO DISCENTE E AGENTES ESCOLARES. O CERNE DA PROPOSTA FOI EMBASADO PELOS ASPECTOS DO ESPORTE EDUCACIONAL E SUA CONSTRUÇÃO FOI ALICERÇADA PELA COPARTICIPAÇÃO E CORRESPONSABILIDADE, SENDO ORGANIZADA PELA COMUNIDADE ESCOLAR POR MEIO DO TRABALHO COLETIVO. PENSANDO EM AUMENTAR A MOTIVAÇÃO E O PROTAGONISMO JUVENIL, AS ATIVIDADES QUE FIZERAM PARTE DO EVENTO FORAM ELENCADAS PELOS PRÓPRIOS PARTICIPANTES E DIVIDIDAS PELOS ORGANIZADORES EM TRÊS GRUPOS: JOGOS COLETIVOS E POPULARES, OFICINAS DE PRÁTICAS CORPORAIS E APRESENTAÇÕES CULTURAIS. O FEC BUSCOU AMPLIAR E DIVERSIFICAR A FORMAÇÃO DAS EQUIPES (COMPOSTA POR ALUNOS(AS) DE DIFERENTES TURMAS E GÊNERO), O CONHECIMENTO DE PRÁTICAS CORPORAIS E A CRIATIVIDADE DAS APRESENTAÇÕES CULTURAIS AO FAVORECER A INCLUSÃO E A AUTONOMIA DOS PARTICIPANTES NA ESCOLHA DAS ATIVIDADES DE INTERESSE. A AVALIAÇÃO REALIZADA PELOS ORGANIZADORES E PARTICIPANTES DA PROPOSTA APRESENTADA EVIDENCIOU RESULTADO CORRESPONDENTE À CONCEPÇÃO DO ESPORTE EDUCACIONAL, SENDO APONTADOS, CONSIDERADO O MAIOR GRAU DE IMPORTÂNCIA: A SOCIALIZAÇÃO E A INTEGRAÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES; A DIVERSIDADE ESPORTIVA E CULTURAL; A AUTONOMIA NA ESCOLHA DAS ATIVIDADES; A PROMOÇÃO DO LAZER; A INCLUSÃO ESPORTIVA E CULTURAL; A PROMOÇÃO DE VALORES COMO RESPEITO, TOLERÂNCIA E COOPERAÇÃO; A PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA; A CORRESPONSABILIDADE; A COEDUCAÇÃO; E A COGESTÃO. CONCLUI-SE QUE O FEC AO SER TRATADO PEDAGOGICAMENTE COMO MEIO E CONTEÚDO DE ENSINO TEÓRICO-PRÁTICO REVELOU SER UMA FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO AO CONSCIENTIZAR A RELEVÂNCIA DA CONCEPÇÃO DO ESPORTE EDUCACIONAL, ALÉM DE CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE PARA À FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO DOS(AS) ALUNOS(AS) DO ENSINO MÉDIO." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE EDUCACIONAL, FORMAÇÃO HUMANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID204_29042019152603.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUDSON FABRICIUS PERES NUNES" "autor_nome_curto" => "HUDSON NUNES" "autor_email" => "hudsonfpnunes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52888 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 265 "inscrito_id" => 204 "titulo" => "JOGOS ESCOLARES NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO EMBASADA NO ESPORTE EDUCACIONAL" "resumo" => "AS TRADICIONAIS COMPETIÇÕES ESPORTIVAS COMO OS JOGOS ESCOLARES (INTERNOS OU EXTERNOS) PODEM ESTIMULAR A SOCIALIZAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO ESPORTIVO E A FORMAÇÃO CIDADÃ. ENTRETANTO, OS ALUNOS(AS) QUE NÃO TÊM EXPERIÊNCIAS POSITIVAS ACABAM SENDO EXCLUÍDOS OU POUCO SE INTERESSAM EM PARTICIPAR DESTES EVENTOS. ASSIM, PERGUNTA-SE: COMO O ESPORTE NO CONTEXTO ESCOLAR PODE CONTRIBUIR PARA MODIFICAR ESTRUTURAS HEGEMÔNICAS DE PENSAMENTO DE ALUNOS(AS) DO ENSINO MÉDIO NO QUE SE REFERE À REPRODUÇÃO, SELETIVIDADE E DESEMPENHO ESPORTIVO? NA PERSPECTIVA DE APRESENTAR POSSIBILIDADES INCLUSIVAS E SIGNIFICATIVAS, O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A PROPOSIÇÃO DE UM “FESTIVAL ESPORTIVO E CULTURAL” (FEC) FUNDAMENTADO EM PRINCÍPIOS DO ESPORTE EDUCACIONAL. ESTA PESQUISA-AÇÃO É DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO DESCRITIVA E INTERPRETATIVA, DELINEADA PELA APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE ANÁLISE DO CONTEÚDO SOBRE A RESOLUÇÃO COLETIVA DE UM PROBLEMA. OS RESULTADOS DA PESQUISA FORAM DIVIDIDOS EM DUAS PARTES: DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO FEC; DESCRIÇÃO DA AVALIAÇÃO FEITA PELOS ORGANIZADORES E PARTICIPANTES APÓS A REALIZAÇÃO DO EVENTO. A PRIMEIRA PARTE INICIOU-SE COM A IDEALIZAÇÃO DO FEC PROPOSTA PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA AOS ALUNOS(AS), SENDO POSTERIORMENTE, COMPARTILHADA COM A EQUIPE GESTORA, CORPO DISCENTE E AGENTES ESCOLARES. O CERNE DA PROPOSTA FOI EMBASADO PELOS ASPECTOS DO ESPORTE EDUCACIONAL E SUA CONSTRUÇÃO FOI ALICERÇADA PELA COPARTICIPAÇÃO E CORRESPONSABILIDADE, SENDO ORGANIZADA PELA COMUNIDADE ESCOLAR POR MEIO DO TRABALHO COLETIVO. PENSANDO EM AUMENTAR A MOTIVAÇÃO E O PROTAGONISMO JUVENIL, AS ATIVIDADES QUE FIZERAM PARTE DO EVENTO FORAM ELENCADAS PELOS PRÓPRIOS PARTICIPANTES E DIVIDIDAS PELOS ORGANIZADORES EM TRÊS GRUPOS: JOGOS COLETIVOS E POPULARES, OFICINAS DE PRÁTICAS CORPORAIS E APRESENTAÇÕES CULTURAIS. O FEC BUSCOU AMPLIAR E DIVERSIFICAR A FORMAÇÃO DAS EQUIPES (COMPOSTA POR ALUNOS(AS) DE DIFERENTES TURMAS E GÊNERO), O CONHECIMENTO DE PRÁTICAS CORPORAIS E A CRIATIVIDADE DAS APRESENTAÇÕES CULTURAIS AO FAVORECER A INCLUSÃO E A AUTONOMIA DOS PARTICIPANTES NA ESCOLHA DAS ATIVIDADES DE INTERESSE. A AVALIAÇÃO REALIZADA PELOS ORGANIZADORES E PARTICIPANTES DA PROPOSTA APRESENTADA EVIDENCIOU RESULTADO CORRESPONDENTE À CONCEPÇÃO DO ESPORTE EDUCACIONAL, SENDO APONTADOS, CONSIDERADO O MAIOR GRAU DE IMPORTÂNCIA: A SOCIALIZAÇÃO E A INTEGRAÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES; A DIVERSIDADE ESPORTIVA E CULTURAL; A AUTONOMIA NA ESCOLHA DAS ATIVIDADES; A PROMOÇÃO DO LAZER; A INCLUSÃO ESPORTIVA E CULTURAL; A PROMOÇÃO DE VALORES COMO RESPEITO, TOLERÂNCIA E COOPERAÇÃO; A PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA; A CORRESPONSABILIDADE; A COEDUCAÇÃO; E A COGESTÃO. CONCLUI-SE QUE O FEC AO SER TRATADO PEDAGOGICAMENTE COMO MEIO E CONTEÚDO DE ENSINO TEÓRICO-PRÁTICO REVELOU SER UMA FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO AO CONSCIENTIZAR A RELEVÂNCIA DA CONCEPÇÃO DO ESPORTE EDUCACIONAL, ALÉM DE CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE PARA À FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO DOS(AS) ALUNOS(AS) DO ENSINO MÉDIO." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE EDUCACIONAL, FORMAÇÃO HUMANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID204_29042019152603.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUDSON FABRICIUS PERES NUNES" "autor_nome_curto" => "HUDSON NUNES" "autor_email" => "hudsonfpnunes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }