O PIBID E O PRIMEIRO CONTATO COM A DOCÊNCIA: PERCEPÇÕES, EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS.
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52912 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 111 "inscrito_id" => 109 "titulo" => "O PIBID E O PRIMEIRO CONTATO COM A DOCÊNCIA: PERCEPÇÕES, EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS." "resumo" => "A Lei de Diretrizes e Bases (LDB, n° 9.394/1996) define e regulariza o sistema educacional brasileiro com base nos princÍpios presentes na ConstituiÇÃo Brasileira de 1988. De acordo com o art. 62 da LDB, para atuar na educaÇÃo bÁsica, a formaÇÃo docente deve ser feita em curso de graduaÇÃo, na modalidade licenciatura. Nesse contexto, uma caracterÍstica problemÁtica na formaÇÃo docente do Brasil É a falta de vÍnculo entre as Universidades e as escolas de educaÇÃo bÁsica. Para isso, o Programa Institucional de Bolsa de IniciaÇÃo À DocÊncia – PIBID tem a intenÇÃo de diminuir o distanciamento entre as instituiÇÕes de ensino superior e as escolas, atravÉs da inserÇÃo dos licenciandos no exercÍcio da docÊncia e no contato com a realidade escolar. O objetivo deste trabalho foi de descrever o PIBID, enquanto primeiro contato dos licenciandos de EducaÇÃo FÍsica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com a docÊncia, a partir das experiÊncias teÓricas e prÁticas, relatando as percepÇÕes da realidade escolar vivenciada, assim como apontar as contribuiÇÕes para suas formaÇÕes. O relato narra À experiÊncia dos licenciandos em diferentes contextos na Escola Municipal Professora Jurema PeÇanha Giraud, localizada em Campo grande, no MunicÍpio do Rio de Janeiro, no perÍodo de agosto de 2018 a abril de 2019. As vivÊncias dos bolsistas foram geradas em dois momentos: na teoria e na prÁtica. A primeira, atravÉs das reuniÕes teÓricas realizadas na universidade, que teve como base o estudo de diversos saberes para o processo de ensino e de aprendizagem. Os saberes adquiridos nas reuniÕes teÓricas foram utilizados na vivÊncia prÁtica da docÊncia na escola, que consistiu em primeiro momento na elaboraÇÃo do plano de curso e planos de aula, executando-os posteriormente. AlÉm disso, os saberes contribuÍram para a organizaÇÃo de intervenÇÕes como projetos de ensino buscando a inclusÃo atravÉs do esporte, alÉm do ensino da EducaÇÃo FÍsica atravÉs de pesquisas no laboratÓrio de informÁtica da escola. Nessa perspectiva, os licenciandos bolsistas do PIBID agregam, a partir das experiÊncias e vivÊncias teÓrico-prÁticas, grandes contribuiÇÕes em sua formaÇÃo docente, proporcionadas pelo contato com a realidade escolar na rede pÚblica, aprendendo a gerir as dificuldades; conhecendo e compreendendo a realidade escolar; e sendo capaz de identificar possibilidades a partir do contexto inserido. Por fim, o PIBID É de suma importÂncia para formaÇÃo dos licenciandos, pois possibilita a aproximaÇÃo entre as universidades e escolas, carregando consigo diversas contribuiÇÕes na formaÇÃo dos futuros professores, a partir da vivÊncia teÓrica e prÁtica da profissÃo e a realidade diÁria. AlÉm disso, antecipa a edificaÇÃo de saberes e a experiÊncia docente, os tornando mais maduros para lidar com a realidade escolar. A experiÊncia contou com apoio financeiro da CAPES." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BÁSICA, FORMAÇÃO DOCENTE, ESCOLA, INTERVENÇÕES, SABERES DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID109_15042019162106.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-09-18 15:02:50" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINDY VALIM DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CINDY VALIM" "autor_email" => "cindyvalim5@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52912 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 111 "inscrito_id" => 109 "titulo" => "O PIBID E O PRIMEIRO CONTATO COM A DOCÊNCIA: PERCEPÇÕES, EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS." "resumo" => "A Lei de Diretrizes e Bases (LDB, n° 9.394/1996) define e regulariza o sistema educacional brasileiro com base nos princÍpios presentes na ConstituiÇÃo Brasileira de 1988. De acordo com o art. 62 da LDB, para atuar na educaÇÃo bÁsica, a formaÇÃo docente deve ser feita em curso de graduaÇÃo, na modalidade licenciatura. Nesse contexto, uma caracterÍstica problemÁtica na formaÇÃo docente do Brasil É a falta de vÍnculo entre as Universidades e as escolas de educaÇÃo bÁsica. Para isso, o Programa Institucional de Bolsa de IniciaÇÃo À DocÊncia – PIBID tem a intenÇÃo de diminuir o distanciamento entre as instituiÇÕes de ensino superior e as escolas, atravÉs da inserÇÃo dos licenciandos no exercÍcio da docÊncia e no contato com a realidade escolar. O objetivo deste trabalho foi de descrever o PIBID, enquanto primeiro contato dos licenciandos de EducaÇÃo FÍsica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com a docÊncia, a partir das experiÊncias teÓricas e prÁticas, relatando as percepÇÕes da realidade escolar vivenciada, assim como apontar as contribuiÇÕes para suas formaÇÕes. O relato narra À experiÊncia dos licenciandos em diferentes contextos na Escola Municipal Professora Jurema PeÇanha Giraud, localizada em Campo grande, no MunicÍpio do Rio de Janeiro, no perÍodo de agosto de 2018 a abril de 2019. As vivÊncias dos bolsistas foram geradas em dois momentos: na teoria e na prÁtica. A primeira, atravÉs das reuniÕes teÓricas realizadas na universidade, que teve como base o estudo de diversos saberes para o processo de ensino e de aprendizagem. Os saberes adquiridos nas reuniÕes teÓricas foram utilizados na vivÊncia prÁtica da docÊncia na escola, que consistiu em primeiro momento na elaboraÇÃo do plano de curso e planos de aula, executando-os posteriormente. AlÉm disso, os saberes contribuÍram para a organizaÇÃo de intervenÇÕes como projetos de ensino buscando a inclusÃo atravÉs do esporte, alÉm do ensino da EducaÇÃo FÍsica atravÉs de pesquisas no laboratÓrio de informÁtica da escola. Nessa perspectiva, os licenciandos bolsistas do PIBID agregam, a partir das experiÊncias e vivÊncias teÓrico-prÁticas, grandes contribuiÇÕes em sua formaÇÃo docente, proporcionadas pelo contato com a realidade escolar na rede pÚblica, aprendendo a gerir as dificuldades; conhecendo e compreendendo a realidade escolar; e sendo capaz de identificar possibilidades a partir do contexto inserido. Por fim, o PIBID É de suma importÂncia para formaÇÃo dos licenciandos, pois possibilita a aproximaÇÃo entre as universidades e escolas, carregando consigo diversas contribuiÇÕes na formaÇÃo dos futuros professores, a partir da vivÊncia teÓrica e prÁtica da profissÃo e a realidade diÁria. AlÉm disso, antecipa a edificaÇÃo de saberes e a experiÊncia docente, os tornando mais maduros para lidar com a realidade escolar. A experiÊncia contou com apoio financeiro da CAPES." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BÁSICA, FORMAÇÃO DOCENTE, ESCOLA, INTERVENÇÕES, SABERES DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID109_15042019162106.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-09-18 15:02:50" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINDY VALIM DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CINDY VALIM" "autor_email" => "cindyvalim5@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }