A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LIBRAS PARA OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE
"2014-04-09 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 5320 "edicao_id" => 17 "trabalho_id" => 686 "inscrito_id" => 249 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LIBRAS PARA OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE" "resumo" => "A Organização das Nações Unidas, estima que há cerca de 600 milhões de pessoas com deficiência no mundo, sendo que 80% vivem em países em desenvolvimento. Segundo Dados do Censo Demográfico, existem no Brasil 45,6 milhões de pessoas que apresentam algum tipo de deficiência, este número corresponde a 23,9% da população brasileira. Do total de pessoas que apresentam algum tipo de deficiência, 7,6% dessa população apresentam perda auditiva severa.Dentre as pessoas portadoras de deficiências, incluem-se os deficientes auditivos que, segundo o Censo Demográfico, abrangem 9,7 milhões de brasileiros, o que representa 5,1% da população brasileira. A privação auditiva se configura como um grave distúrbio neurológico sensorial que afeta a capacidade de comunicação oral e de aprendizagem deste tipo de clientela.Para a realização desta pesquisa, optou-se por uma revisão da literatura tendo por finalidade analisar os estudos referentes á inclusão do ensino de Libras como disciplina obrigatória nos cursos de formação profissional na área da saúde. Foram analisados 06 artigos publicados nos últimos oito anos que enfatizou o ensino de Libras para formação profissional na área da saúde, pessoas portadoras de deficiências, deficiência auditiva e educação em saúde.A pesquisa e escolha dos artigos eletrônicos foram realizadas tendo como base os periódicos da SCIELO, Google Acadêmico, LILACS e BIREME. As palavras-chave utilizadas foram: Deficiência auditiva, libras, educação em saúde. O levantamento das publicações foi realizado entre 17 de janeiro de 2014 a 19 de fevereiro de 2014. A deficiência auditiva, é caracterizada pela perda total ou parcial da capacidade de ouvir, manifesta-se como surdez leve e moderada, e surdez severa ou profunda. Assim como na visual, as pessoas portadoras de deficiência auditiva podem ser afetadas na sua aprendizagem e no seu desenvolvimento integral. No campo da saúde, é possível observar as inúmeras irregularidades existentes e obstáculos presentes na vida cotidiana do portador de deficiência. Entre elas estão o despreparo e falta de capacitação dos profissionais da saúde, principalmente no que diz respeito ao atendimento,á precariedade dos serviços de saúde prestados, a desigual distribuição de recursos destinados para a área da saúde e dificuldades enfrentadas pelos deficientes em acessibilidade ás edificações que prestam serviços na área. Por meio da comunicação estabelecida com o paciente, o profissional pode compreendê-lo como ser holístico, e perceber sua visão de mundo, isto é, seu modo de pensar, sentir e agir. Dessa forma, poderá entender as necessidades do paciente e, assim, prestar assistência adequada, minimizando seu sofrimento. A proposta que se torna necessária é que os profissionais da Saúde, principalmente aqueles componentes da Atenção Básica e da Saúde da Família sejam capacitados para se comunicarem de maneira eficiente com tais clientes.Essa capacitação se concretizaria na oferta de cursos de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) a todos os profissionais de Saúde de tais áreas, para que pelo menos esses profissionais tenham um mínimo de entendimento necessário para o atendimento do paciente. Desta forma, faz-se necessário que as equipes de saúde possuam profissionais capacitados para a comunicação através da linguagem de sinais atendendo as necessidades dos deficientes auditivos, para que se possa oferecer um atendimento de qualidade de acordo com a necessidade do deficiente." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "Enfermagem" "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA AUDITIVA, LIBRAS, EDUCAÇÃO EM SAÚDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_2datahora_24_03_2014_16_07_12_idinscrito_249_290cfa756b2b36b2792260885e0fcd26.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:51" "updated_at" => "2020-06-09 19:08:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA ROMANO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JULIANA ROMANO" "autor_email" => "juliana_romano144@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conacis" "edicao_nome" => "Anais CONACIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conacis/2014" "edicao_logo" => "5e48b0ffd111d_16022020000327.png" "edicao_capa" => "5f183ea35f5aa_22072020102659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-04-09 00:00:00" "publicacao_id" => 15 "publicacao_nome" => "Revista CONACIS" "publicacao_codigo" => "2358-0186" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 5320 "edicao_id" => 17 "trabalho_id" => 686 "inscrito_id" => 249 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LIBRAS PARA OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE" "resumo" => "A Organização das Nações Unidas, estima que há cerca de 600 milhões de pessoas com deficiência no mundo, sendo que 80% vivem em países em desenvolvimento. Segundo Dados do Censo Demográfico, existem no Brasil 45,6 milhões de pessoas que apresentam algum tipo de deficiência, este número corresponde a 23,9% da população brasileira. Do total de pessoas que apresentam algum tipo de deficiência, 7,6% dessa população apresentam perda auditiva severa.Dentre as pessoas portadoras de deficiências, incluem-se os deficientes auditivos que, segundo o Censo Demográfico, abrangem 9,7 milhões de brasileiros, o que representa 5,1% da população brasileira. A privação auditiva se configura como um grave distúrbio neurológico sensorial que afeta a capacidade de comunicação oral e de aprendizagem deste tipo de clientela.Para a realização desta pesquisa, optou-se por uma revisão da literatura tendo por finalidade analisar os estudos referentes á inclusão do ensino de Libras como disciplina obrigatória nos cursos de formação profissional na área da saúde. Foram analisados 06 artigos publicados nos últimos oito anos que enfatizou o ensino de Libras para formação profissional na área da saúde, pessoas portadoras de deficiências, deficiência auditiva e educação em saúde.A pesquisa e escolha dos artigos eletrônicos foram realizadas tendo como base os periódicos da SCIELO, Google Acadêmico, LILACS e BIREME. As palavras-chave utilizadas foram: Deficiência auditiva, libras, educação em saúde. O levantamento das publicações foi realizado entre 17 de janeiro de 2014 a 19 de fevereiro de 2014. A deficiência auditiva, é caracterizada pela perda total ou parcial da capacidade de ouvir, manifesta-se como surdez leve e moderada, e surdez severa ou profunda. Assim como na visual, as pessoas portadoras de deficiência auditiva podem ser afetadas na sua aprendizagem e no seu desenvolvimento integral. No campo da saúde, é possível observar as inúmeras irregularidades existentes e obstáculos presentes na vida cotidiana do portador de deficiência. Entre elas estão o despreparo e falta de capacitação dos profissionais da saúde, principalmente no que diz respeito ao atendimento,á precariedade dos serviços de saúde prestados, a desigual distribuição de recursos destinados para a área da saúde e dificuldades enfrentadas pelos deficientes em acessibilidade ás edificações que prestam serviços na área. Por meio da comunicação estabelecida com o paciente, o profissional pode compreendê-lo como ser holístico, e perceber sua visão de mundo, isto é, seu modo de pensar, sentir e agir. Dessa forma, poderá entender as necessidades do paciente e, assim, prestar assistência adequada, minimizando seu sofrimento. A proposta que se torna necessária é que os profissionais da Saúde, principalmente aqueles componentes da Atenção Básica e da Saúde da Família sejam capacitados para se comunicarem de maneira eficiente com tais clientes.Essa capacitação se concretizaria na oferta de cursos de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) a todos os profissionais de Saúde de tais áreas, para que pelo menos esses profissionais tenham um mínimo de entendimento necessário para o atendimento do paciente. Desta forma, faz-se necessário que as equipes de saúde possuam profissionais capacitados para a comunicação através da linguagem de sinais atendendo as necessidades dos deficientes auditivos, para que se possa oferecer um atendimento de qualidade de acordo com a necessidade do deficiente." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "Enfermagem" "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA AUDITIVA, LIBRAS, EDUCAÇÃO EM SAÚDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_2datahora_24_03_2014_16_07_12_idinscrito_249_290cfa756b2b36b2792260885e0fcd26.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:51" "updated_at" => "2020-06-09 19:08:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA ROMANO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JULIANA ROMANO" "autor_email" => "juliana_romano144@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conacis" "edicao_nome" => "Anais CONACIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conacis/2014" "edicao_logo" => "5e48b0ffd111d_16022020000327.png" "edicao_capa" => "5f183ea35f5aa_22072020102659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-04-09 00:00:00" "publicacao_id" => 15 "publicacao_nome" => "Revista CONACIS" "publicacao_codigo" => "2358-0186" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }