INTRODUÇÃO: A longevidade da população é um fenômeno mundial que determinam importantes repercussões nos campos social e econômico. No Brasil, as modificações ocorreram de modo mais acelerado quando comparado a outros países, fenômeno que se mostra como uma transição demográfica decorrente do aumento da expectativa de vida e da redução das taxas de natalidade. O Brasil destaca-se por apresentar uma das maiores taxas de crescimento da população idosa, com projeções para 2025 de cerca de 32 milhões de pessoas idosas. Esse fato traz questões econômicas, sociais e políticas que são cruciais para os gestores, profissionais, pesquisadores contemporâneos dos sistemas de saúde e a sociedade como um todo, sendo desafiador trabalhar com essa mudança do perfil epidemiológico. Nesse contexto evidencia-se a necessidade da sensibilização e reafirmação popular quanto às ações que se devem realizar para garantir a concretização dos pressupostos constitucionais apreciados no Estatuto do Idoso, através da Lei 10471, de 01 de outubro de 2006. Nesse estudo, objetivou-se instruir os idosos, participantes do projeto “Saúde, bombeiro e sociedade” de Crato-CE, acerca dos direitos que constam no Estatuto do Idoso, dando ênfase ao CAPÍTULO V: Da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, para uma melhor abordagem da importância que esses benefícios podem trazer para sua saúde. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa na modalidade de relato de experiência, realizado nos meses de setembro a dezembro de 2012, durante a disciplina de Saúde do Idoso na Universidade Regional do Cariri - URCA. RESULTADO E DISCUSSÕES: Participaram do grupo, 10 idosas. Foi realizada uma sessão grupal de educação para a saúde, onde foi divida em quatro momentos. Na primeira etapa foram feitas indagações sobre a existência do estatuto do idoso e da garantia dos seus direitos e levantadas as principais dúvidas que as idosas tinham sobre o que consta no estatuto do idoso. Na segunda etapa foi realizada uma explanação do tema escolhido, que foram esclarecidas no decorrer da sessão de educação para a saúde, com utilização de estratégia participativa, associados a vários recursos didáticos, no qual podemos destacar a utilização de painéis ilustrativos que transcreviam através de uma linguagem não-verbal o que consta no estatuto. No terceiro momento, foram abordados os benefícios que as atividades de educação, cultura, esporte e lazer podem trazer para os idosos bem como as disponibilidades destas oferecidas pelo governo. No quarto e último momento foi realizado uma dinâmica para encerrar o encontro que buscava uma reflexão sobre o tempo que estamos na terra e o que podemos ser para os outros dando ênfase a importância de se viver bem independente da idade. CONCLUSÃO: A experiência permitiu conhecer as peculiaridades do grupo e como planejar orientações compreensíveis e significativas aos idosos, assim como possibilitou correlacionar problemas emergentes do cotidiano dos idosos.