Introdução: O estágio curricular supervisionado é conjunto de vivências significativas através das quais o estagiário identifica, seleciona, destaca os conhecimentos necessários e válidos para a atividade profissional. Objetivo: Descrever as experiências vivenciadas e desenvolvidas na estratégia de saúde da família na cidade de Sousa-PB, Metodologia: Relato de experiência vivenciada a partir dos estágios curricular supervisionado I do curso Bacharel em Enfermagem da Faculdade Santa Maria. O estágio foi realizado no período de Agosto a novembro de 2013, na cidade de Sousa/PB. Resultados: No contexto da interação teoria e práticas foram observadas muitas divergências praticadas pelos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), a presença de área descoberta, unidade de saúde localizada em área de risco, ausência de saneamento básico na comunidade, ausência de prontuários dificultando o registos das famílias cadastradas na área, escassez de clientela nas palestras de educação em saúde. Na ESF, evidenciou-se a resistência das mulheres em realizar o citológico com o profissional Enfermeiro, muitas vezes é notório o descompromisso da equipe frente à saúde da população. Neste período foram desenvolvidas ações de educação em saúde com o grupo de gestante, agentes comunitário de saúde, bem como as crianças hospitalizadas no Materno Infantil, a realização do mapeamento da ESF, pré-natal, citológico, autoexame da mama, curativos, retiradas de pontos, aplicação de vacina, participação no Hiperdia, pontos importante na efetivação da promoção da saúde, bem como a prevenção de doenças. Conclusões: A educação em saúde na ESF consiste em um dos principais elementos da promoção da saúde. Portanto, torna-se imprescindível a cooperação da população junto à equipe em busca de promover a qualidade e condições de vida da comunidade. Proporcionando ações e estratégias em saúde. Portanto, o estagio promoveu o envolvimento e a interação entre a equipe, os acadêmicos e população através do ensino/aprendizagem, bem como a doação da prestação de serviços oriundos do conhecimento adquiridos tanto na sala de aula quanto no ambiente de prática.