Durante a nossa evolução humana se deparamos com muitos conceitos e problemas desconhecidos, buscando sempre respostas imediatistas para solucionar-los. Mas a pesquisa é muito mais do que isso que sabemos a pesquisa na escola não deve ter apenas o objetivo de ocupar o aluno, de modo que o mesmo não fique sem fazer nada em casa, sua finalidade vai além, formar pessoas curiosas acerca do que se passa em sua volta, assim, por meio dessa busca, o conhecimento será construído pelo próprio educando, pois precisamos colocar em estudo tudo aquilo que ficou conhecido. Este estudo objetiva analisar se nas aulas de educação física do 6° ano do ensino fundamental são utilizadas pesquisas participantes pelo professor de educação física e se são utilizadas como forma de grade curricular. Metodologia utilizada, pesquisa descritiva. O estudo desenvolveu-se em 4 escolas particulares de Maceió-Al, localizadas nos bairros de Jaraguá, Poço e Pajuçara. Os professores foram observados por 1 mês, nas turmas de 6° ano do ensino fundamental. Com base nas análises e discussões levantadas, os professores de educação física não fazem à menor questão de incentivar os alunos a prática da pesquisa, procurando a pesquisa só como forma de obtenção de nota no final do ano letivo. Tratado-a, sem a sua verdadeira importância que é o saber e o criar.