Diante da conjuntura de hospitalização da criança, algumas ações de humanização da assistência têm mostrado importante valor terapêutico em sua recuperação, auxiliando a criança na restauração física e mental e tornando o ambiente hospitalar menos traumatizante e mais alegre. Neste caminho, o objetivo deste estudo foi relatar a experiência da inserção de calouros do curso de enfermagem em atividades lúdico-educativas com crianças da unidade pediátrica de um hospital regional no interior do estado do Pará. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, desenvolvido por discentes de graduação em enfermagem da Universidade do Estado do Pará. Foi realizada uma ação do tipo lúdico-educativa com a utilização de fantoches, livros de contos e brinquedos. A atividade aconteceu no dia 25 de outubro de 2013 em duas sessões de 1 hora cada, que ocorreram na brinquedoteca do hospital com a participação de 8 crianças e seus acompanhantes. A prática do brincar no hospital mostra-se como importante estratégia de humanização da assistência à saúde da criança e, ao ser desempenhada por discentes de enfermagem na gênese de sua formação, contribui também como excelente instrumento de desenvolvimento da sensibilidade e compreensão holística do cuidado de enfermagem desde a academia.