DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE PULMONAR NA INFÂNCIA NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA DA LITERATURA
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Com isso, o Ministério da Saúde Brasileiro orienta a utilização do sistema de pontos/escore para o diagnóstico nesse público, o qual considera aspectos clínicos, critérios radiológicos, contato com adulto doente, teste tuberculínico (TT) e estado nutricional da criança. Objetivo: Conhecer o sistema de escore brasileiro utilizado no diagnóstico da tuberculose pulmonar em crianças, identificando suas limitações e potencialidades. Metodologia: Revisão sistematizada da literatura, de caráter exploratório e abordagem qualitativa. Foram realizadas buscas no período de agosto a setembro de 2013, por artigos publicados de 2003 a 2013, nas bases de dados da Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e da Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando como descritores: tuberculose, diagnóstico, criança, pré-escolar e lactente. 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Os artigos selecionados retratam o sistema de pontuação brasileiro, baseado na associação de múltiplos fatores, como adequado para a realidade do país, recomendando-o como a primeira escolha na elucidação diagnóstica da TB infantil, por sua fácil operacionalização, baixo custo, empregabilidade adequada na atenção básica, alta sensibilidade para escores ≥ 30 e eficácia no diagnóstico da doença em crianças infectadas pelo HIV. No entanto, esse sistema assume algumas limitações, como: a interpretação do TT pode ser prejudicada devido à revacinação com BCG; necessidade de primazia na fundamentação clínica; não considera as realidades diversas, onde podem existir dificuldades operacionais para o acesso às informações que compõem o sistema. 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