A atenção básica deve ser o contato preferencial dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS), pois é a principal porta de entrada das redes de atenção, assumindo a responsabilidade sanitária e o cuidado desses usuários. Esse primeiro contato está fundamentado nos princípios da acessibilidade, universalidade, vínculo, integralidade da atenção, da humanização, da responsabilização, da equidade e da participação social. Nesse sentido, o presente trabalho descreve um relato de experiência vivenciado por acadêmicas do curso de Gestão em Sistemas e Serviços em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolvido na Unidade Básica de Saúde de Pajuçara, localizada no bairro de mesmo nome no município de Natal, Rio Grande do Norte. No período de janeiro a março do ano de 2014. Observou-se que os principais serviços oferecidos nessa unidade pelas três equipes de saúde da família são as imunizações, consultas de enfermagem, consultas médicas de ginecologia e clínica geral, palestras educativas, acompanhamento psicológico, acompanhamento a gestantes, preventivos, Bolsa família, fisioterapia, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica. Durante o referido período, foram desenvolvidas atividades referentes à elaboração do relatório quadrimestral, plano local para o enfrentamento dos problemas de saúde identificados no território, bem como fatores que colocam a saúde da população em risco; planejamento das ações de promoção da saúde, coordenação de grupos de educação em saúde, promoção de ações intersetoriais com a participação do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), Clube de idosos do próprio bairro e escolas pertencentes à área de abrangência da unidade, reuniões com as equipes de saúde, reuniões com a equipe administrativa, digitação de documentos, regulação, confecção do cartão SUS e organização das agendas médicas. O estágio teve por finalidade estabelecer relações entre a teoria e a prática profissional, complementando a formação acadêmica, proporcionando conhecimento nas habilidades e competências necessárias ao gestor da rede básica de saúde, através do acompanhamento diário da prática profissional do diretor e administrador da unidade, proporcionando o conhecimento do SUS na atenção básica e o acesso a ferramentas importantes para construção de conceitos e reflexões acerca do modelo de saúde vigente no Brasil. A partir dessas reflexões, elucidam-se conceitos, propõem-se novas práticas e criam-se novos paradigmas com uma visão politizada e embasada em relação ao que foi vivenciado.