AÇÃO EDUCATIVA COM UM GRUPO DE IDOSOS ACERCA DO USO DE AUTOMEDICAÇÃO.
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Observa-se que esse processo pode ser viabilizado por diferentes fatores; facilidade de acesso em balcões de farmácias, reaproveitamento de antigas receitas, utilização de sobras de medicamentos e indicação de medicamentos por pessoas leigas. Neste contexto a problemática da automedicação em idosos é considerada pelos especialistas como um problema de saúde pública, diante dos que poderão advir em função dessa prática entre os idosos e que deverá ser objeto de investigação por parte dos profissionais que prestam atendimento para estas pessoas e de ações educativas que possibilitem a reflexão crítica acerca dos males que essa prática poderá ocasionar, resultando na redução de automedicação. OBJETIVO: Relatar uma prática exitosa de educação em saúde realizada com idosos, acerca do uso de automedicação. METODOLOGIA: Foi realizada uma roda de conversa com 30 idosos da comunidade de São José de Lagoa Tapada – PB. Utilizou-se uma metodologia problematizadora, com participação ativa dos idosos a fim de promover uma aprendizagem significativa sobre a temática em tela. A avaliação da atividade desenvolvida de forma dinâmica e criativa. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os idosos relataram que o uso de automedicação muitas vezes decorre da dificuldade de acesso a uma consulta médica, da facilidade de adquirir o medicamento e enfatizaram o uso de plantas medicinais como herança familiar e cultural. Houve uma interação entre todos os participantes, bem como o reconhecimento dos males e perigos provocados pela prática de automedicação. Oportunidade em que assumiram o compromisso de abandonar este ato abusivo à saúde dos idosos. 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