A adolescência é uma fase importante na formação do indivíduo, considerando que as vivências e valores, nesse ciclo de vida, influenciarão o comportamento futuro. O alto índice de gravidez precoce entre outros fatores têm implicado no projeto de vida dessa população. No âmbito escolar, é evidente tal realidade, o que demanda atenção à temática saúde reprodutiva de adolescente nesse contexto. Nesse sentido, este estudo discute a saúde reprodutiva na perspectiva de alunos das séries finais do ensino fundamental da Escola São Francisco de Assis (Parintins-Am). Para a construção da base teórica deste estudo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a partir de livros, artigos, sites,e documentos oficiais que abordam o tema saúde reprodutiva, enfatizando DireitosHumanos e Direitos Sociais. O tema foi discutido nas salas de aula em rodas de conversas coletiva e individual a partir de vídeos, ilustrações, revistas e outros. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal São Francisco de Assis, no município de Parintins, com alunos do ensino fundamental das séries finais, 7˚, 8˚ e 9˚ ano, com faixa etária de 12 a 14 anos de idade. O estudo revela que a saúde reprodutiva na visão dos alunos é compreendida apenas no aspecto biológico, o que implica anecessidadede aprofundar a discussão do tema no espaço escolar de acordo com a necessidade e realidade dos sujeitos. Outro ponto relevante foi o interesse dos alunos(as) sobre a abordagem do tema devido as curiosidades, dúvidas e preconceitos. Conclui-se que a saúde reprodutiva precisa ser discutida no âmbito escolar com o objetivo de promover cidadania, formar sujeitos conhecedores de seus direitos para enfrentar problemas do seu dia-a-dia.