ARTICULAÇÃO DE CONHECIMENTOS GERAIS DE CINÉTICA QUÍMICA A ESPECÍFICOS DE REATORES COMO PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DO ENSINO MÉDIO AO TÉCNICO EM QUÍMICA
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57467 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 405 "inscrito_id" => 1193 "titulo" => "ARTICULAÇÃO DE CONHECIMENTOS GERAIS DE CINÉTICA QUÍMICA A ESPECÍFICOS DE REATORES COMO PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DO ENSINO MÉDIO AO TÉCNICO EM QUÍMICA" "resumo" => "É CRESCENTE A DEFESA DE UM ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO. ENTENDE-SE POR INTEGRAÇÃO NO ENSINO A ARTICULAÇÃO DAS DIFERENTES COMPETÊNCIAS OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE UM PROFISSIONAL QUALIFICADO PARA O TRABALHO. NESSE CONTEXTO, ACREDITA-SE QUE PROPOSTAS ATIVAS, NÃO TRADICIONAIS DE ENSINO, TEM UM GRANDE POTENCIAL PARA PROMOVER UM AMBIENTE EDUCACIONAL ALINHADO E EFICIENTE A ESTE CONCEITO. O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO NO IFPB, CAMPUS CAMPINA GRANDE, NA TURMA DO TERCEIRO ANO DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA. NESTE TRABALHO, FOI PROPOSTA ATIVIDADE QUE ESTIMULOU O USO DE FERRAMENTA COMPUTACIONAL E COOPERAÇÃO, PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA, INTENCIONANDO O DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA COM A TOMADA DE DECISÃO NA CONFIGURAÇÃO DE REATORES INDUSTRIAIS. ENTENDE-SE QUE A INTERDISCIPLINARIDADE E COOPERAÇÃO PROPORCIONAM UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA PARA DISCENTES, QUE ASSOCIANDO CONCEITOS DE DIFERENTES DISCIPLINAS DO ENSINO BÁSICO E TÉCNICO FICARAM APTOS A TOMAREM UMA DECISÃO EM UM CENÁRIO PROFISSIONAL HIPOTÉTICO, ONDE PERCEBERAM A UTILIDADE DO CONHECIMENTO BÁSICO PARA DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS DE PROCESSO, BEM COMO A PERCEPÇÃO DA SENSIBILIDADE DO PROCESSO A ESTES PARÂMETROS. O RECONHECIMENTO DA UTILIDADE DOS CONHECIMENTOS BÁSICOS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, BEM COMO DA NECESSÁRIA RESPONSABILIDADE TÉCNICA EM BUSCAR MEIOS PRÁTICOS PARA DETERMINAR E ANALISAR CORRETAMENTE PARÂMETROS DE PROCESSO PARA TOMADAS DE DECISÃO QUE IMPACTAM NO ATENDIMENTO DAS DEMANDAS ECONÔMICAS, AMBIENTAIS E SOCIAIS, FORAM OS OBJETIVOS ALCANÇADOS. EM PARALELO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR NAS CONSIDERAÇÕES DOS DISCENTES, A CONSTRUÇÃO, CONSOLIDAÇÃO E DOMÍNIO DE CONTEÚDOS INTERLIGADOS E REQUERIDOS PARA SUA FORMAÇÃO ESPECÍFICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 04: Química" "palavra_chave" => "REATORES, ENSINO INTEGRADO, TÉCNICO EM QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA4_ID1193_09082019145325.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA GONÇALVES MONTEIRO DO RÊGO" "autor_nome_curto" => "GABRIELA MONTEIRO" "autor_email" => "mrego.gabriela@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57467 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 405 "inscrito_id" => 1193 "titulo" => "ARTICULAÇÃO DE CONHECIMENTOS GERAIS DE CINÉTICA QUÍMICA A ESPECÍFICOS DE REATORES COMO PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DO ENSINO MÉDIO AO TÉCNICO EM QUÍMICA" "resumo" => "É CRESCENTE A DEFESA DE UM ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO. ENTENDE-SE POR INTEGRAÇÃO NO ENSINO A ARTICULAÇÃO DAS DIFERENTES COMPETÊNCIAS OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE UM PROFISSIONAL QUALIFICADO PARA O TRABALHO. NESSE CONTEXTO, ACREDITA-SE QUE PROPOSTAS ATIVAS, NÃO TRADICIONAIS DE ENSINO, TEM UM GRANDE POTENCIAL PARA PROMOVER UM AMBIENTE EDUCACIONAL ALINHADO E EFICIENTE A ESTE CONCEITO. O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO NO IFPB, CAMPUS CAMPINA GRANDE, NA TURMA DO TERCEIRO ANO DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA. NESTE TRABALHO, FOI PROPOSTA ATIVIDADE QUE ESTIMULOU O USO DE FERRAMENTA COMPUTACIONAL E COOPERAÇÃO, PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA, INTENCIONANDO O DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA COM A TOMADA DE DECISÃO NA CONFIGURAÇÃO DE REATORES INDUSTRIAIS. ENTENDE-SE QUE A INTERDISCIPLINARIDADE E COOPERAÇÃO PROPORCIONAM UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA PARA DISCENTES, QUE ASSOCIANDO CONCEITOS DE DIFERENTES DISCIPLINAS DO ENSINO BÁSICO E TÉCNICO FICARAM APTOS A TOMAREM UMA DECISÃO EM UM CENÁRIO PROFISSIONAL HIPOTÉTICO, ONDE PERCEBERAM A UTILIDADE DO CONHECIMENTO BÁSICO PARA DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS DE PROCESSO, BEM COMO A PERCEPÇÃO DA SENSIBILIDADE DO PROCESSO A ESTES PARÂMETROS. O RECONHECIMENTO DA UTILIDADE DOS CONHECIMENTOS BÁSICOS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, BEM COMO DA NECESSÁRIA RESPONSABILIDADE TÉCNICA EM BUSCAR MEIOS PRÁTICOS PARA DETERMINAR E ANALISAR CORRETAMENTE PARÂMETROS DE PROCESSO PARA TOMADAS DE DECISÃO QUE IMPACTAM NO ATENDIMENTO DAS DEMANDAS ECONÔMICAS, AMBIENTAIS E SOCIAIS, FORAM OS OBJETIVOS ALCANÇADOS. EM PARALELO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR NAS CONSIDERAÇÕES DOS DISCENTES, A CONSTRUÇÃO, CONSOLIDAÇÃO E DOMÍNIO DE CONTEÚDOS INTERLIGADOS E REQUERIDOS PARA SUA FORMAÇÃO ESPECÍFICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 04: Química" "palavra_chave" => "REATORES, ENSINO INTEGRADO, TÉCNICO EM QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA4_ID1193_09082019145325.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA GONÇALVES MONTEIRO DO RÊGO" "autor_nome_curto" => "GABRIELA MONTEIRO" "autor_email" => "mrego.gabriela@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }