SANTOS, Maria Aparecida Martins. A ação docente como prática reflexiva. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/57998>. Acesso em: 22/11/2024 03:17
O PRESENTE ARTIGO, TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR DE FORMA SUCINTA, ALGUMAS ABORDAGENS SOBRE A AÇÃO DOCENTE COMO PRÁTICA REFLEXIVA, COM ÊNFASE NO PROFESSOR REFLEXIVO E NA FORMAÇÃO CONTINUADA, A QUAL REALIZOU-SE UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO NAS LICENCIATURAS NO BRASIL, EM ESPECIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA E COMO ESTE PROFISSIONAL ATUA NA SOCIEDADE. A PESQUISA SE SITUA NO CAMPO BIBLIOGRÁFICO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS, EMBASADA A PARTIR DE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS COMO ALARCÃO (2005), FREIRE (2007) SAVIANI (2008), GATTI (2010), DENTRE OUTROS, E EM ALGUMAS LEGISLAÇÕES PERTINENTES SOBRE O ASSUNTO E NOS DIVERSOS ESTUDOS QUE SEGUEM ESSA VERTENTE. ABORDA-SEALGUNS OBSTÁCULOS QUE DIFICULTAM A FORMAÇÃO DESTE PROFISSIONAL E COMO ELE DEVE ATUAR NO MERCADO, ALÉM DE SUA VALORIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO E COMO INFLUENCIAR NA FORMAÇÃO INICIAL DOS FUTUROS PROFESSORES PARA QUE TENHAM A POSSIBILIDADE DE UMA FORMAÇÃO CONTÍNUA,PERMEADA DE AÇÕES REFLEXIVAS, TORNANDO-SE ASSIM UM MEIO NECESSÁRIO PARA A PROMOÇÃO DE SUA CIDADANIA, PREPARANDO O ESTUDANTE DE FORMA A DAR- LHE CONDIÇÕES DE PARTICIPAR ATIVAMENTE DAS QUESTÕES SOCIAIS FRENTE ÀS MUDANÇAS QUE O MUNDO HOJE REQUER.