O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR A CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE ACOLHIMENTO E ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS UBAJARA, TOMANDO POR BASE A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - LBI. NO QUE CONCERNE À METODOLOGIA UTILIZADA, A CONSTRUÇÃO DO CAMINHO DA PESQUISA FOI ESTABELECIDO JUNTO COM OS SUJEITOS RESPEITANDO SUAS CARACTERÍSTICAS, PECULIARIDADES E DEMANDAS, ASSUMINDO, ASSIM, A POSTURA QUALITATIVA COM PESQUISA DE CAMPO, COM A REALIZAÇÃO DE TRÊS ETAPAS. ENTRE OS RESULTADOS, É POSSÍVEL APONTAR QUE, POR MEIO DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR, FOI POSSÍVEL INTERVIR JUNTO ÀS PROBLEMÁTICAS APRESENTADAS PELOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS, PROMOVENDO ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS, ACOMPANHAMENTO COM DIFERENTES PROFISSIONAIS E SENSIBILIZAÇÃO DE DOCENTES. NO QUE CONCERNE ÀS LIMITAÇÕES DESTE ESTUDO, APONTA-SE A AUSÊNCIA DE UMA ANÁLISE GLOBAL DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS REALIZADAS NO CAMPUS COM DIVERSOS ESTUDANTES, MESMO SEM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS, O QUE PODE SER UMA OPORTUNIDADE PARA FUTUROS ESTUDOS, VISANDO À CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTAIS DE ADAPTAÇÃO QUE BENEFICIEM TODO O CORPO DISCENTE.