A DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROCESSOS AVALIATIVOS E POLÍTICOS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58193 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5059 "inscrito_id" => 5183 "titulo" => "A DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROCESSOS AVALIATIVOS E POLÍTICOS" "resumo" => """ HISTORICAMENTE O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA HISTÓRIA COMO DISCIPLINA ESCOLAR TEM SEU BERÇO NA FRANÇA, INSERIDO NA LUTA DA BURGUESIA POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA, LEIGA E OBRIGATÓRIA, TENDO COMO BASE COMUM A FORMAÇÃO DA NACIONALIDADE. (SCHMIDT E CAINELLI, 2004).\r\n A DISCIPLINA DE HISTÓRIA, NO BRASIL, DESDE SUA CRIAÇÃO NO SÉCULO XIX, PASSOU POR VÁRIAS TRANSFORMAÇÕES E FOI SUSTENTADA POR DIFERENTES CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS HISTORIOGRÁFICAS. AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NO ENSINO DE HISTÓRIA, NO CENÁRIO BRASILEIRO, MUITAS VEZES ACOMPANHARAM A LÓGICA DOS PROCESSOS POLÍTICOS E ECONÔMICOS, NA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE E NAS PROPOSTAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS.\r\n DIANTE DESSE CENÁRIO PODEMOS DIZER QUE ENSINAR HISTÓRIA É INSTIGANTE E DESAFIADOR NA MEDIDA QUE, NOS IMPÕE PENSAR, INDAGAR E QUESTIONAR O PASSADO E O PRESENTE PARA DESVENDARMOS SIGNIFICADOS, ATITUDES, VALORES E LANÇARMOS UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE O FUTURO.\r\n SEGUNDO ESTUDOS E PESQUISAS DE AUTORES RENOMADOS NA ÁREA DE HISTÓRIA PODEMOS DESTACAR TRÊS FASES PARA O ENSINO DA HISTÓRIA: O ENSINO TRADICIONAL, O ENSINO DE ESTUDOS SOCIAIS E ENSINO PAUTADO NAS TENDÊNCIAS ATUAIS.\r\n NO SÉCULO XIX, O ENSINO DE HISTÓRIA ERA CENTRADO NA CONCEPÇÃO EUROPEIZANTE, ISTO É, O ENSINO CENTRAVA-SE NA HISTÓRIA DA EUROPA OCIDENTAL APRESENTADA COMO A VERDADEIRA HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO E, EM EXTENSÃO, VEIO A HISTÓRIA PÁTRIA, CENTRADA NA HISTÓRIA DOS FATOS POLÍTICOS, AÇÕES INDIVIDUAIS E NOS GRANDES HERÓIS. MESMO APÓS A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA A HISTÓRIA CONTINUOU SENDO ENSINADA DENTRO DA CONCEPÇÃO TRADICIONAL, COM O OBJETIVO DE FORMAR CIDADÃOS PATRIÓTICOS.\r\n \t COM O ADVENTO DA LEI 5.692/71 FOI OFICIALIZADO O ENSINO DE ESTUDOS SOCIAIS. SOMENTE OS ALUNOS DO ANTIGO SEGUNDO GRAU ESTUDAVAM OS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DA HISTÓRIA. EM RELAÇÃO AO ENSINO NADA MUDOU, A CONCEPÇÃO CONTINUAVA ATRELADA AO MODELO TRADICIONAL FORMAÇÃO DE CIDADÃOS PARA ACOMPANHAR A SOCIEDADE DESENVOLVIMENTISTA E INDUSTRIAL\r\n NOS ANOS DE 1980 HOUVE GRANDES DEBATES, DISCUSSÕES E ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA ENSINADA NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES. AS QUESTÕES ESTUDADAS APONTARAM PARA UMA NOVA VISÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA, PRINCIPALMENTE PARA A REFLEXÃO DO ENSINO REPRODUTIVISTA. FORAM INTRODUZIDAS QUESTÕES SOBRE A QUALIDADE DO ENSINO, FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL, A QUESTÃO DO LIVRO DIDÁTICO, NOVOS TEMAS DE APRENDIZAGEM, NOVAS ESTRATÉGIAS E FORMAS DE AVALIAR. \r\n A DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR NÃO SE RESUME A REPETIÇÃO DE CONTEÚDOS PRONTOS E ACABADOS. ELA É UM COMPONENTE CURRICULAR QUE OBJETIVA A REFLEXÃO, O POSICIONAMENTO DE IDEIAS DIANTE DOS FATOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE JUSTA E IGUALITÁRIA.\r\n ENSINAR HISTÓRIA EM SEUS MÚLTIPLOS ASPECTOS COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL REQUER UMA ATITUDE HISTÓRICA INVESTIGATIVA, AS APRENDIZAGENS ADQUIRIDAS NA SALA DE """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "HISTÓRIA, ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID5183_30092019203212.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PÉTIRA MARIA FERREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "PÉTIRA SANTOS" "autor_email" => "petirasantos@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - UFRR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58193 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5059 "inscrito_id" => 5183 "titulo" => "A DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROCESSOS AVALIATIVOS E POLÍTICOS" "resumo" => """ HISTORICAMENTE O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA HISTÓRIA COMO DISCIPLINA ESCOLAR TEM SEU BERÇO NA FRANÇA, INSERIDO NA LUTA DA BURGUESIA POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA, LEIGA E OBRIGATÓRIA, TENDO COMO BASE COMUM A FORMAÇÃO DA NACIONALIDADE. (SCHMIDT E CAINELLI, 2004).\r\n A DISCIPLINA DE HISTÓRIA, NO BRASIL, DESDE SUA CRIAÇÃO NO SÉCULO XIX, PASSOU POR VÁRIAS TRANSFORMAÇÕES E FOI SUSTENTADA POR DIFERENTES CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS HISTORIOGRÁFICAS. AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NO ENSINO DE HISTÓRIA, NO CENÁRIO BRASILEIRO, MUITAS VEZES ACOMPANHARAM A LÓGICA DOS PROCESSOS POLÍTICOS E ECONÔMICOS, NA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE E NAS PROPOSTAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS.\r\n DIANTE DESSE CENÁRIO PODEMOS DIZER QUE ENSINAR HISTÓRIA É INSTIGANTE E DESAFIADOR NA MEDIDA QUE, NOS IMPÕE PENSAR, INDAGAR E QUESTIONAR O PASSADO E O PRESENTE PARA DESVENDARMOS SIGNIFICADOS, ATITUDES, VALORES E LANÇARMOS UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE O FUTURO.\r\n SEGUNDO ESTUDOS E PESQUISAS DE AUTORES RENOMADOS NA ÁREA DE HISTÓRIA PODEMOS DESTACAR TRÊS FASES PARA O ENSINO DA HISTÓRIA: O ENSINO TRADICIONAL, O ENSINO DE ESTUDOS SOCIAIS E ENSINO PAUTADO NAS TENDÊNCIAS ATUAIS.\r\n NO SÉCULO XIX, O ENSINO DE HISTÓRIA ERA CENTRADO NA CONCEPÇÃO EUROPEIZANTE, ISTO É, O ENSINO CENTRAVA-SE NA HISTÓRIA DA EUROPA OCIDENTAL APRESENTADA COMO A VERDADEIRA HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO E, EM EXTENSÃO, VEIO A HISTÓRIA PÁTRIA, CENTRADA NA HISTÓRIA DOS FATOS POLÍTICOS, AÇÕES INDIVIDUAIS E NOS GRANDES HERÓIS. MESMO APÓS A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA A HISTÓRIA CONTINUOU SENDO ENSINADA DENTRO DA CONCEPÇÃO TRADICIONAL, COM O OBJETIVO DE FORMAR CIDADÃOS PATRIÓTICOS.\r\n \t COM O ADVENTO DA LEI 5.692/71 FOI OFICIALIZADO O ENSINO DE ESTUDOS SOCIAIS. SOMENTE OS ALUNOS DO ANTIGO SEGUNDO GRAU ESTUDAVAM OS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DA HISTÓRIA. EM RELAÇÃO AO ENSINO NADA MUDOU, A CONCEPÇÃO CONTINUAVA ATRELADA AO MODELO TRADICIONAL FORMAÇÃO DE CIDADÃOS PARA ACOMPANHAR A SOCIEDADE DESENVOLVIMENTISTA E INDUSTRIAL\r\n NOS ANOS DE 1980 HOUVE GRANDES DEBATES, DISCUSSÕES E ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA ENSINADA NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES. AS QUESTÕES ESTUDADAS APONTARAM PARA UMA NOVA VISÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA, PRINCIPALMENTE PARA A REFLEXÃO DO ENSINO REPRODUTIVISTA. FORAM INTRODUZIDAS QUESTÕES SOBRE A QUALIDADE DO ENSINO, FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL, A QUESTÃO DO LIVRO DIDÁTICO, NOVOS TEMAS DE APRENDIZAGEM, NOVAS ESTRATÉGIAS E FORMAS DE AVALIAR. \r\n A DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR NÃO SE RESUME A REPETIÇÃO DE CONTEÚDOS PRONTOS E ACABADOS. ELA É UM COMPONENTE CURRICULAR QUE OBJETIVA A REFLEXÃO, O POSICIONAMENTO DE IDEIAS DIANTE DOS FATOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE JUSTA E IGUALITÁRIA.\r\n ENSINAR HISTÓRIA EM SEUS MÚLTIPLOS ASPECTOS COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL REQUER UMA ATITUDE HISTÓRICA INVESTIGATIVA, AS APRENDIZAGENS ADQUIRIDAS NA SALA DE """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "HISTÓRIA, ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID5183_30092019203212.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PÉTIRA MARIA FERREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "PÉTIRA SANTOS" "autor_email" => "petirasantos@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - UFRR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }