O presente trabalho implica em abordar a relevância da sexualidade no âmbito educacional, com os adolescentes, enfatizando o tema como atividade curricular, por conseguinte levantando questionamentos de como a escola lida com essa questão. Para tanto se fez necessária a utilização de dados e categorias teóricas de livros e artigos, tomando de empréstimo as contribuições de vários autores, como Louro (2003), Focault (2003), Bruns (2010), Nunes e Silva (2001). Já o survey, isto é, levantamentos mais descritivos e também questionários, foram necessários e fundamentais para analisar a percepção dos alunos sobre sexualidade. Compreende-se a partir desse estudo que, a maioria dos jovens trata essa realidade de forma mecânica e muitas vezes inconsequente, pois apesar da globalização em que vivemos, com tantas informações, ainda encontra-se escolas e educadores com dificuldades em abordar a importância da sexualidade. A discussão desse tema é de vital importância, principalmente no âmbito escolar, pois contribui para alertar os adolescentes sobre preconceitos relacionados à orientação sexual e a problemas como: abuso sexual, gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis. Portanto, é no campo educacional, que se percebem as dificuldades dos docentes em lidarem com as diversas práticas da sexualidade dos adolescentes, dentro de um contexto contemporâneo. A ausência dos debates contextualizados acarreta um desequilíbrio na formação e construção da identidade, deixando a desejar na estruturação dos diversos aspectos psicológicos, sociais e físicos dos educandos.