Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

EU QUERO SABER - POR QUE AQUI, ELES NÃO GOSTAM DE GORDO, DE MAGRO, DE QUEM TEM CABELO DURO, E PRINCIPALMENTE DE QUEM É GAY E LÉSBICA? A RELEVÂNCIA DA SEXUALIDADE NO ESPAÇO EDUCACIONAL.

Palavra-chaves: Escola., Sexualidade., Adolescência. Comunicação Oral 07 - CORPO, GÊNERO, SEXUALIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 583
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 427
    "inscrito_id" => 405
    "titulo" => "EU QUERO SABER - POR QUE AQUI, ELES NÃO GOSTAM DE GORDO, DE MAGRO, DE QUEM TEM CABELO DURO, E PRINCIPALMENTE DE QUEM É GAY E LÉSBICA? A  RELEVÂNCIA DA SEXUALIDADE NO ESPAÇO EDUCACIONAL."
    "resumo" => "O presente trabalho implica em abordar a relevância da sexualidade no âmbito educacional, com os adolescentes, enfatizando o tema como atividade curricular, por conseguinte levantando questionamentos de como a escola lida com essa questão. Para tanto se fez necessária a utilização de dados e categorias teóricas de livros e artigos, tomando de empréstimo as contribuições de vários autores, como Louro (2003), Focault (2003), Bruns (2010), Nunes e Silva (2001). Já o survey, isto é, levantamentos mais descritivos e também questionários, foram necessários e fundamentais para analisar a percepção dos alunos sobre sexualidade. Compreende-se a partir desse estudo que, a maioria dos jovens trata essa realidade de forma mecânica e muitas vezes inconsequente, pois apesar da globalização em que vivemos, com tantas informações, ainda encontra-se escolas e educadores com dificuldades em abordar a importância da sexualidade. A discussão desse tema é de vital importância, principalmente no âmbito escolar, pois contribui para alertar os adolescentes sobre preconceitos relacionados à orientação sexual e a problemas como: abuso sexual, gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis. Portanto, é no campo educacional, que se percebem as dificuldades dos docentes em lidarem com as diversas práticas da sexualidade dos adolescentes, dentro de um contexto contemporâneo. A ausência dos debates contextualizados acarreta um desequilíbrio na formação e construção da identidade, deixando a desejar na estruturação dos diversos aspectos psicológicos, sociais e físicos dos educandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "07 - CORPO, GÊNERO, SEXUALIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "palavra_chave" => "Escola., Sexualidade., Adolescência."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "1d5329f1b04bd37beeaaee055156c7db_405.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALERIA DE MATOS OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALÉRIA DE MATOS"
    "autor_email" => "valeriamatos13@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI- UESPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 583
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 427
    "inscrito_id" => 405
    "titulo" => "EU QUERO SABER - POR QUE AQUI, ELES NÃO GOSTAM DE GORDO, DE MAGRO, DE QUEM TEM CABELO DURO, E PRINCIPALMENTE DE QUEM É GAY E LÉSBICA? A  RELEVÂNCIA DA SEXUALIDADE NO ESPAÇO EDUCACIONAL."
    "resumo" => "O presente trabalho implica em abordar a relevância da sexualidade no âmbito educacional, com os adolescentes, enfatizando o tema como atividade curricular, por conseguinte levantando questionamentos de como a escola lida com essa questão. Para tanto se fez necessária a utilização de dados e categorias teóricas de livros e artigos, tomando de empréstimo as contribuições de vários autores, como Louro (2003), Focault (2003), Bruns (2010), Nunes e Silva (2001). Já o survey, isto é, levantamentos mais descritivos e também questionários, foram necessários e fundamentais para analisar a percepção dos alunos sobre sexualidade. Compreende-se a partir desse estudo que, a maioria dos jovens trata essa realidade de forma mecânica e muitas vezes inconsequente, pois apesar da globalização em que vivemos, com tantas informações, ainda encontra-se escolas e educadores com dificuldades em abordar a importância da sexualidade. A discussão desse tema é de vital importância, principalmente no âmbito escolar, pois contribui para alertar os adolescentes sobre preconceitos relacionados à orientação sexual e a problemas como: abuso sexual, gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis. Portanto, é no campo educacional, que se percebem as dificuldades dos docentes em lidarem com as diversas práticas da sexualidade dos adolescentes, dentro de um contexto contemporâneo. A ausência dos debates contextualizados acarreta um desequilíbrio na formação e construção da identidade, deixando a desejar na estruturação dos diversos aspectos psicológicos, sociais e físicos dos educandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "07 - CORPO, GÊNERO, SEXUALIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "palavra_chave" => "Escola., Sexualidade., Adolescência."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "1d5329f1b04bd37beeaaee055156c7db_405.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALERIA DE MATOS OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALÉRIA DE MATOS"
    "autor_email" => "valeriamatos13@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI- UESPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O presente trabalho implica em abordar a relevância da sexualidade no âmbito educacional, com os adolescentes, enfatizando o tema como atividade curricular, por conseguinte levantando questionamentos de como a escola lida com essa questão. Para tanto se fez necessária a utilização de dados e categorias teóricas de livros e artigos, tomando de empréstimo as contribuições de vários autores, como Louro (2003), Focault (2003), Bruns (2010), Nunes e Silva (2001). Já o survey, isto é, levantamentos mais descritivos e também questionários, foram necessários e fundamentais para analisar a percepção dos alunos sobre sexualidade. Compreende-se a partir desse estudo que, a maioria dos jovens trata essa realidade de forma mecânica e muitas vezes inconsequente, pois apesar da globalização em que vivemos, com tantas informações, ainda encontra-se escolas e educadores com dificuldades em abordar a importância da sexualidade. A discussão desse tema é de vital importância, principalmente no âmbito escolar, pois contribui para alertar os adolescentes sobre preconceitos relacionados à orientação sexual e a problemas como: abuso sexual, gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis. Portanto, é no campo educacional, que se percebem as dificuldades dos docentes em lidarem com as diversas práticas da sexualidade dos adolescentes, dentro de um contexto contemporâneo. A ausência dos debates contextualizados acarreta um desequilíbrio na formação e construção da identidade, deixando a desejar na estruturação dos diversos aspectos psicológicos, sociais e físicos dos educandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.