O PRESENTE ARTIGO É UM RECORTE DE UM TRABALHO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA , O QUAL OBJETIVA INVESTIGAR A ABORDAGEM DO CONCEITO DE QUADRILÁTERO NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE GARANHUNS/PE, APROVADO PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO – PNLD 2017. TOMAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO A TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO (TAD) PROPOSTA POR YVES CHEVALLARD E A DEFINIÇÃO DE QUADRILÁTEROS PROPOSTA POR LIMA E CARVALHO (2010). NO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO REALIZAMOS UMA PESQUISA DE CAMPO, COM O OBJETIVO DE MAPEAR OS LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE GARANHUNS/PE E EM SEGUIDA EFETIVAMOS UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA. ANALISAMOS DE FORMA ESPECÍFICA, A PRAXEOLOGIA DIDÁTICA DO LIVRO DO PROFESSOR. OS RESULTADOS DESSA ANÁLISE INDICAM QUE A EXPLORAÇÃO DOS TIPOS DE TAREFAS SE DÁ EM SUA MAIORIA EM UM TÓPICO DE ATIVIDADES, EXISTE UMA EVOLUÇÃO DA TÉCNICA UTILIZADA PARA RESOLUÇÃO DOS TIPOS DE TAREFAS, PORÉM, HÁ ALGUMAS CARÊNCIAS DE JUSTIFICAÇÃO NO BLOCO TECNOLÓGICO-TEÓRICO E NA INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ESTUDO DE ALGUMAS PROPRIEDADES.