ENSINAR CIÊNCIAS REPRESENTA UM DESAFIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ESPECIFICADAMENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL. O ENSINO TRADICIONAL CONTRIBUI PARA MANTER A EDUCAÇÃO COMO AÇÃO DESCONTEXTUALIZADA COM CONHECIMENTOS FRAGMENTADOS, LEVANDO OS ALUNOS AO DESESTÍMULO ESCOLAR. PARA OCORRER UM ENSINO EFICAZ É NECESSÁRIO QUE HAJA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO, DE MODO QUE QUEM ESTEJA RECEBENDO O CONHECIMENTO, SEJA CAPAZ DE ATRIBUI-LO SIGNIFICÂNCIA E SÓ ASSIM INTERNALIZA-LO. O PROFESSOR É PEÇA INDISPENSÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, E AS SUAS METODOLOGIAS DEFINEM NÃO APENAS A MANEIRA COMO OS CONTEÚDOS SÃO ABORDADOS DURANTE AS AULAS, MAS TAMBÉM COMO OS ALUNOS IRÃO CONCEBER A DISCIPLINA, COLETIVAMENTE E INDIVIDUALMENTE, CONSTRUINDO UMA VISÃO QUE PODE ESTENDER-SE PARA VIDA. A PRESENTE PESQUISA BUSCOU ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DAS METODOLOGIAS USADAS PELOS DOCENTES PARA ENSINAR CIÊNCIAS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, EXPLORATÓRIA. FOI REALIZADA EM JUNHO DE 2019 JUNTO AOS ALUNOS DO 8º ANO DO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE JOÃO PESSOA E TEVE OS SEUS DADOS COLETADOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS. OS RESULTADOS REVELARAM QUE OS ESTUDANTES VINCULAM CIÊNCIAS AO ESTUDO DA NATUREZA (MEIO AMBIENTE) E DO CORPO HUMANO; IDENTIFICAM CIÊNCIAS COMO DISCIPLINA QUE DEMANDA AULAS PRÁTICAS E EM LABORATÓRIOS E DEMONSTRARAM GRANDE INTERESSE POR METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS. CONCLUI-SE QUE AS LIMITAÇÕES E FRAGILIDADES DO ENSINO PODEM SER SUPERADAS PELA DINAMIZAÇÃO DAS AULAS E QUE O DINAMISMO EM AULAS DE CIÊNCIAS EXIGE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR MEIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA, DE MODO PERMANENTE.