A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO ESPAÇO ESCOLAR EM PARINTINS (AM): POR ENTRE NEGAÇÕES E SILENCIAMENTOS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58788 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5749 "inscrito_id" => 4158 "titulo" => "A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO ESPAÇO ESCOLAR EM PARINTINS (AM): POR ENTRE NEGAÇÕES E SILENCIAMENTOS" "resumo" => "ESTE ARTIGO SOCIALIZA O RESULTADO DE UM PROJETO DE PESQUISA CUJO OBJETIVO ERA ANALISAR A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE PARINTINS (AM). A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO FOI REALIZADA DE JUNHO DE 2018 A AGOSTO DE 2019. A PARTIR DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, BUSCOU-SE REGISTRAR A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO EM CARTAZES, MURAIS, LIVROS DIDÁTICOS E MATERIAL BIBLIOGRÁFICO, ASSIM COMO IDENTIFICAR OUTRAS FORMAS DE REFERÊNCIA IMAGÉTICA, ICONOGRÁFICO E/OU CONTEÚDISTA ÀS CULTURAS DE MATRIZ AFRICANA NO ESPAÇO ESCOLAR. A ANÁLISE DOS DADOS, A PARTIR DE SANTOMÉ (1995), CAVALLEIRO (2003), SAUL (2008), SANTOS (2013), SACRISTAN (2013) E MUNANGA E GOMES (2016), PERMITIU CONSTATAR QUE, APESAR DA LEI 11.645/2008 DETERMINAR A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA, ESSE CONTEÚDO NÃO FOI TRABALHO NEM MESMO REFERENCIADO PELOS(AS) PROFESSORES(AS) DURANTE O PERÍODO DA PESQUISA; QUASE NÃO HÁ REFERÊNCIA À CULTURA NEGRA NA ESCOLA; OS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS TRAZEM POUCA INFORMAÇÃO SOBRE OS NEGROS; OS DOCENTES SE LIMITAM, COMO RECURSO PEDAGÓGICO, A ESSES LIVROS, E, POR ISSO, ACABAM REPRODUZINDO UMA VISÃO REDUCIONISTA DO PAPEL DO NEGRO NA HISTÓRIA DO BRASIL. ALÉM DISSO, APESAR DE HAVER LIVROS DE LITERATURA CIENTÍFICA SOBRE A LUTA DO POVO NEGRO PELO RECONHECIMENTO DE TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS E DA CULTURA NEGRA NA BIBLIOTECA, NÃO HÁ REGISTRO DO CORPO DOCENTE E DISCENTE DA ESCOLA OS TEREM CONSULTADO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "REPRESENTAÇÃO DO NEGRO, ESPAÇO ESCOLAR, ENSINO FUNDAMENTAL I, AMAZONAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID4158_03102019213310.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIANNE SOUZA DA SILVA " "autor_nome_curto" => "MARCIANNE SILVA " "autor_email" => "marciannessilva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58788 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5749 "inscrito_id" => 4158 "titulo" => "A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO ESPAÇO ESCOLAR EM PARINTINS (AM): POR ENTRE NEGAÇÕES E SILENCIAMENTOS" "resumo" => "ESTE ARTIGO SOCIALIZA O RESULTADO DE UM PROJETO DE PESQUISA CUJO OBJETIVO ERA ANALISAR A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE PARINTINS (AM). A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO FOI REALIZADA DE JUNHO DE 2018 A AGOSTO DE 2019. A PARTIR DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, BUSCOU-SE REGISTRAR A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO EM CARTAZES, MURAIS, LIVROS DIDÁTICOS E MATERIAL BIBLIOGRÁFICO, ASSIM COMO IDENTIFICAR OUTRAS FORMAS DE REFERÊNCIA IMAGÉTICA, ICONOGRÁFICO E/OU CONTEÚDISTA ÀS CULTURAS DE MATRIZ AFRICANA NO ESPAÇO ESCOLAR. A ANÁLISE DOS DADOS, A PARTIR DE SANTOMÉ (1995), CAVALLEIRO (2003), SAUL (2008), SANTOS (2013), SACRISTAN (2013) E MUNANGA E GOMES (2016), PERMITIU CONSTATAR QUE, APESAR DA LEI 11.645/2008 DETERMINAR A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA, ESSE CONTEÚDO NÃO FOI TRABALHO NEM MESMO REFERENCIADO PELOS(AS) PROFESSORES(AS) DURANTE O PERÍODO DA PESQUISA; QUASE NÃO HÁ REFERÊNCIA À CULTURA NEGRA NA ESCOLA; OS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS TRAZEM POUCA INFORMAÇÃO SOBRE OS NEGROS; OS DOCENTES SE LIMITAM, COMO RECURSO PEDAGÓGICO, A ESSES LIVROS, E, POR ISSO, ACABAM REPRODUZINDO UMA VISÃO REDUCIONISTA DO PAPEL DO NEGRO NA HISTÓRIA DO BRASIL. ALÉM DISSO, APESAR DE HAVER LIVROS DE LITERATURA CIENTÍFICA SOBRE A LUTA DO POVO NEGRO PELO RECONHECIMENTO DE TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS E DA CULTURA NEGRA NA BIBLIOTECA, NÃO HÁ REGISTRO DO CORPO DOCENTE E DISCENTE DA ESCOLA OS TEREM CONSULTADO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "REPRESENTAÇÃO DO NEGRO, ESPAÇO ESCOLAR, ENSINO FUNDAMENTAL I, AMAZONAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID4158_03102019213310.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIANNE SOUZA DA SILVA " "autor_nome_curto" => "MARCIANNE SILVA " "autor_email" => "marciannessilva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }