A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS E SUAS IMPLICAÇÕES SOBRE O CAMPO ADITIVO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58834 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5265 "inscrito_id" => 14761 "titulo" => "A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS E SUAS IMPLICAÇÕES SOBRE O CAMPO ADITIVO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "CONSIDERANDO A SITUAÇÃO ATUAL DO ENSINO BASEADO NO DESEMPENHO DISCENTE EM TESTES DE CONHECIMENTO NA ÁREA DA MATEMÁTICA, OBSERVANDO A INADEQUAÇÃO QUE RESIDE NOS PROCESSOS DE ENSINO QUE ESTÃO ASSOCIADOS A METODOLOGIAS QUE NEM SEMPRE ATENDEM AS REAIS NECESSIDADES DOS DISCENTES, SISTEMATIZOU-SE A PESQUISA FUNDAMENTADA NA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE GERARD VERGNAUD, QUE É REFERÊNCIA NO ÂMBITO DA DIDÁTICA MATEMÁTICA. A PESQUISA MAPEOU A LITERATURA RECORRENTE SOBRE A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS E SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA SUSTENTADO POR AUTORES COMO VERGNAUD (1998, 1999), DENTRE OUTROS QUE APOIAM SUAS DISCUSSÕ SOBRE DIDÁTICA E ENSINO DA MATEMÁTICA COMO D’AMORE (2007), PAIS (2002), TOLEDO E TOLEDO (1997). A INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA EM DUAS ESCOLAS DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE PIRIPIRI – PI CONSIDERANDO COMO INTERLOCUTORES DOIS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE TURMAS DE SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. COMO A FINALIDADE DE INVESTIGAÇÃO ANCORAVA-SE EM UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVO DESCRITIVO COMO INSTRUMENTO PARA A COLETA DOS DADOS UTILIZOU-SE A ENTREVISTA COM PROFESSORES, O QUESTIONÁRIO E APLICAÇÃO DE TESTES ARTICULADOS A OBSERVAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS. COM O OBJETIVO GERAL DE ANALISAR COMO SITUAÇÕES DIDÁTICAS FUNDAMENTADAS NAS TEORIAS DOS CAMPOS CONCEITUAIS POTENCIALIZAM A APRENDIZAGEM DO CAMPO ADITIVO, A PESQUISA CONFIRMA A TESE DE VERGNAUD DE QUE SÃO AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS QUE DÃO SENTIDO AOS CONCEITOS, OU SEJA, UM CONCEITO NÃO PODE ESTÁ RESTRITO A UMA DEFINIÇÃO, MAS SÃO CONSTRUÍDOS PELO SUJEITO EM UM LONGO PERÍODO CONFORME AS SITUAÇÕES QUE ELE VIVENCIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS, SITUAÇÕES DIDÁTICAS, CAMPO CONCEITUAL ADITIVO, CONCEITOS, CONCEITOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID14761_02102019171738.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALISSON DA SILVA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "WALISSON ARAÚJO" "autor_email" => "walissonnxp@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58834 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5265 "inscrito_id" => 14761 "titulo" => "A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS E SUAS IMPLICAÇÕES SOBRE O CAMPO ADITIVO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "CONSIDERANDO A SITUAÇÃO ATUAL DO ENSINO BASEADO NO DESEMPENHO DISCENTE EM TESTES DE CONHECIMENTO NA ÁREA DA MATEMÁTICA, OBSERVANDO A INADEQUAÇÃO QUE RESIDE NOS PROCESSOS DE ENSINO QUE ESTÃO ASSOCIADOS A METODOLOGIAS QUE NEM SEMPRE ATENDEM AS REAIS NECESSIDADES DOS DISCENTES, SISTEMATIZOU-SE A PESQUISA FUNDAMENTADA NA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE GERARD VERGNAUD, QUE É REFERÊNCIA NO ÂMBITO DA DIDÁTICA MATEMÁTICA. A PESQUISA MAPEOU A LITERATURA RECORRENTE SOBRE A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS E SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA SUSTENTADO POR AUTORES COMO VERGNAUD (1998, 1999), DENTRE OUTROS QUE APOIAM SUAS DISCUSSÕ SOBRE DIDÁTICA E ENSINO DA MATEMÁTICA COMO D’AMORE (2007), PAIS (2002), TOLEDO E TOLEDO (1997). A INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA EM DUAS ESCOLAS DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE PIRIPIRI – PI CONSIDERANDO COMO INTERLOCUTORES DOIS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE TURMAS DE SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. COMO A FINALIDADE DE INVESTIGAÇÃO ANCORAVA-SE EM UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVO DESCRITIVO COMO INSTRUMENTO PARA A COLETA DOS DADOS UTILIZOU-SE A ENTREVISTA COM PROFESSORES, O QUESTIONÁRIO E APLICAÇÃO DE TESTES ARTICULADOS A OBSERVAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS. COM O OBJETIVO GERAL DE ANALISAR COMO SITUAÇÕES DIDÁTICAS FUNDAMENTADAS NAS TEORIAS DOS CAMPOS CONCEITUAIS POTENCIALIZAM A APRENDIZAGEM DO CAMPO ADITIVO, A PESQUISA CONFIRMA A TESE DE VERGNAUD DE QUE SÃO AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS QUE DÃO SENTIDO AOS CONCEITOS, OU SEJA, UM CONCEITO NÃO PODE ESTÁ RESTRITO A UMA DEFINIÇÃO, MAS SÃO CONSTRUÍDOS PELO SUJEITO EM UM LONGO PERÍODO CONFORME AS SITUAÇÕES QUE ELE VIVENCIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS, SITUAÇÕES DIDÁTICAS, CAMPO CONCEITUAL ADITIVO, CONCEITOS, CONCEITOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID14761_02102019171738.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALISSON DA SILVA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "WALISSON ARAÚJO" "autor_email" => "walissonnxp@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }