APLICAÇÃO DE JOGO EDUCATIVO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59091 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3841 "inscrito_id" => 12493 "titulo" => "APLICAÇÃO DE JOGO EDUCATIVO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "O ENSINO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS É, ATUALMENTE, MUITO MAIS RELEVANTE PORQUE É NESSA ÁREA DO CONHECIMENTO QUE OS ALUNOS DESENVOLVEM CRITICIDADE E COMPORTAMENTOS VOLTADOS À PROTEÇÃO AMBIENTAL. TRADICIONALMENTE O ENSINO DE CIÊNCIAS E DE ECOLOGIA TÊM SIDO ABORDADO DE FORMA CONVENCIONAL, QUASE EXCLUSIVAMENTE COM MÉTODOS TRADICIONAIS, COMO QUADRO E LIVRO DIDÁTICO, OS QUAIS, SÃO INSUFICIENTES PARA ESSES OBJETIVOS. ASSIM, É IMPORTANTE QUE O PROFESSOR BUSQUE INOVAÇÕES E DIVERSIFIQUE SUAS METODOLOGIAS. ESSE ESTUDO OBJETIVOU APLICAR UM JOGO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA DE ENSINO DE ECOLOGIA (CADEIAS TRÓFICAS) EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: 6º/7º DO ENSINO FUNDAMENTAL U.E. MONSENHOR LINDOLFO UCHÔA, EM FLORIANO-PI. A ATIVIDADE TEVE QUATRO ETAPAS: PRÉ-QUESTIONÁRIO, INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, JOGO E PÓS-QUESTIONÁRIO. NA 1ª. ETAPA 100% DOS ALUNOS NÃO CONHECIAM DEFINIÇÃO DE CADEIAS TRÓFICAS, PORÉM 62,5% COMPREEDIAM SOBRE OS PRODUTORES, CONSUMIDORES E DECOMPOSITORES. ENTRETANDO, NENHUM ALUNO RESPONDEU SE EXISTIAM OUTROS DECOMPOSITORES ALÉM DE FUNGOS E BACTÉRIAS. NO PÓS-QUESTIONÁRIO OBSERVAMOS QUE 71,4% DOS ALUNOS RESPONDERAM ADEQUADAMENTE SOBRE CADEIAS TRÓFICAS, 100% RECONHECERAM OS SERES PRODUTORES, 57,1 % RESPONDERAM SOBRE OS CONSUMIDORES E 71,4% QUANTO AOS DECOMPOSITORES, ALÉM DE DESCREVEREM CORRETAMENTE AS EXISTÊNCIA DE OUTROS DECOMPOSITORES. ALÉM DISSO, 57% DOS ALUNOS RESPONDERAM ADEQUADAMENTE SOBRE A IMPORTÂNCIA AMBIENTAL DA DECOMPOSIÇÃO. PORTANTO, A UTILIZAÇÃO DO JOGO EVIDENCIOU QUE ATIVIDADES LÚDICAS COMO JOGOS EDUCATIVOS TÊM POTENCIAL PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS COMPLEXOS COMO AS CADEIAS TRÓFICAS, COLABORANDO PARA SUPERAR AS DIFICULDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS, SENDO ACESSIVEIS AO PROFESSOR E DE FÁCIL APLICAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, CADEIAS TRÓFICAS, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID12493_25092019125656.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANES DE JESUS MOREIRA NUNES" "autor_nome_curto" => "JOANES MOREIRA" "autor_email" => "joanes2015@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59091 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3841 "inscrito_id" => 12493 "titulo" => "APLICAÇÃO DE JOGO EDUCATIVO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "O ENSINO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS É, ATUALMENTE, MUITO MAIS RELEVANTE PORQUE É NESSA ÁREA DO CONHECIMENTO QUE OS ALUNOS DESENVOLVEM CRITICIDADE E COMPORTAMENTOS VOLTADOS À PROTEÇÃO AMBIENTAL. TRADICIONALMENTE O ENSINO DE CIÊNCIAS E DE ECOLOGIA TÊM SIDO ABORDADO DE FORMA CONVENCIONAL, QUASE EXCLUSIVAMENTE COM MÉTODOS TRADICIONAIS, COMO QUADRO E LIVRO DIDÁTICO, OS QUAIS, SÃO INSUFICIENTES PARA ESSES OBJETIVOS. ASSIM, É IMPORTANTE QUE O PROFESSOR BUSQUE INOVAÇÕES E DIVERSIFIQUE SUAS METODOLOGIAS. ESSE ESTUDO OBJETIVOU APLICAR UM JOGO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA DE ENSINO DE ECOLOGIA (CADEIAS TRÓFICAS) EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: 6º/7º DO ENSINO FUNDAMENTAL U.E. MONSENHOR LINDOLFO UCHÔA, EM FLORIANO-PI. A ATIVIDADE TEVE QUATRO ETAPAS: PRÉ-QUESTIONÁRIO, INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, JOGO E PÓS-QUESTIONÁRIO. NA 1ª. ETAPA 100% DOS ALUNOS NÃO CONHECIAM DEFINIÇÃO DE CADEIAS TRÓFICAS, PORÉM 62,5% COMPREEDIAM SOBRE OS PRODUTORES, CONSUMIDORES E DECOMPOSITORES. ENTRETANDO, NENHUM ALUNO RESPONDEU SE EXISTIAM OUTROS DECOMPOSITORES ALÉM DE FUNGOS E BACTÉRIAS. NO PÓS-QUESTIONÁRIO OBSERVAMOS QUE 71,4% DOS ALUNOS RESPONDERAM ADEQUADAMENTE SOBRE CADEIAS TRÓFICAS, 100% RECONHECERAM OS SERES PRODUTORES, 57,1 % RESPONDERAM SOBRE OS CONSUMIDORES E 71,4% QUANTO AOS DECOMPOSITORES, ALÉM DE DESCREVEREM CORRETAMENTE AS EXISTÊNCIA DE OUTROS DECOMPOSITORES. ALÉM DISSO, 57% DOS ALUNOS RESPONDERAM ADEQUADAMENTE SOBRE A IMPORTÂNCIA AMBIENTAL DA DECOMPOSIÇÃO. PORTANTO, A UTILIZAÇÃO DO JOGO EVIDENCIOU QUE ATIVIDADES LÚDICAS COMO JOGOS EDUCATIVOS TÊM POTENCIAL PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS COMPLEXOS COMO AS CADEIAS TRÓFICAS, COLABORANDO PARA SUPERAR AS DIFICULDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS, SENDO ACESSIVEIS AO PROFESSOR E DE FÁCIL APLICAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, CADEIAS TRÓFICAS, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID12493_25092019125656.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANES DE JESUS MOREIRA NUNES" "autor_nome_curto" => "JOANES MOREIRA" "autor_email" => "joanes2015@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }