DEVIDO AO AVANÇO TECNOLÓGICO, O PROCESSO DE ENSINO VEM SOFRENDO VÁRIAS MUDANÇAS. COM ISSO, A TECNOLOGIA EMPREGADA NA EDUCAÇÃO DE FORMA CORRETA PODE APRESENTAR DIVERSAS POSSIBILIDADES PARA A APRENDIZAGEM. ASSIM, UM INSTRUMENTO QUE NÃO É TÃO ATUAL É A CALCULADORA CIENTÍFICA QUE SE APRESENTA COMO AUXÍLIO NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA, MAS QUE EXIGE UM DOMÍNIO GERAL DA FERRAMENTA PARA SE OBTER RESULTADOS SATISFATÓRIOS. COM ISSO, DENTRE INÚMERAS CAUSAS DE REPROVAÇÃO E MAU DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA, CAMPUS MARACANAÚ, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O QUÃO OS ALUNOS DO CURSO SABEM MANIPULAR AS FUNÇÕES DA CALCULADORA CIENTÍFICA. PARA TAL ANALISE E COLETA DE DADOS, FEZ-SE USO DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE COM OS ALUNOS DO CURSO PARA QUE OS MESMOS AVALIASSEM AS SUAS CAPACIDADES DE MANIPULAÇÃO DA FERRAMENTA EM ESTUDO. OS RESULTADOS APONTAM A MÁ ADMINISTRAÇÃO, POR PARTE DOS DISCENTES EM RELAÇÃO AS FUNÇÕES ELEMENTARES DA CALCULADORA E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ELES DURANTE O USO EM SUAS ATIVIDADES, TENDO AFIRMADO JÁ TEREM SIDO PREJUDICADOS DE ALGUMA FORMA. SENDO SUGERIDO PARA AJUDAR NA SOLUÇÃO DO PROBLEMA UM MANUAL DE APOIO ACERCA DAS FUNÇÕES DA CALCULADORA CIENTÍFICA. ESPERA-SE QUE O TRABALHO POSSA CONTRIBUIR PARA A CRIAÇÃO DE ATIVIDADES INERENTES AO USO DESSA FERRAMENTA TÃO IMPORTANTE PARA OS CURSOS DE EXATAS E TAMBÉM POSSA SER UMA PORTA DE ACESSO PARA COMPREENDER O GRANDE NÚMERO DE REPROVAÇÕES EM DISCIPLINAS DE EXATAS NO CURSO EM ESTUDO.