CURRÍCULO INTEGRADO NO CURSO DE PEDAGOGIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59756 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1305 "inscrito_id" => 10611 "titulo" => "CURRÍCULO INTEGRADO NO CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => "O ARTIGO RETRATA UMA NOVA CONCEPÇÃO DE PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DE UM PROJETO DE “CURRÍCULO INTEGRADO” VIVENCIADO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA, COM 25 ALUNAS, DO 1º PERÍODO DE 2019.1 E 8 DOCENTES. FOI ESTRUTURADO CONJUNTAMENTE PELA COORDENADORA E PROFESSORAS, COMO “PROJETO INTEGRADO”, CAPAZ DE ARTICULAR OS CONTEÚDOS DAS DIVERSAS DISCIPLINAS COM UM EIXO-TEMÁTICO E METODOLOGIAS ATIVAS: “ADAPTAÇÃO DE CRIANÇAS” DE CRECHE E EDUCAÇÃO INFANTIL, NOS PRIMEIROS CONTATOS COM A ESCOLA. TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL ORGANIZAR E VIVENCIAR UM PROCESSO PEDAGÓGICO QUE SUBSTITUA O PENSAMENTO QUE ISOLA PELO PENSAMENTO QUE UNIFICA, ARTICULA, INTEGRA, O PENSAMENTO DISJUNTIVO E REDUTOR PELO PENSAMENTO COMPLEXO. NESSE SENTIDO, NOVAS PERSPECTIVAS VÊM SE DESENHANDO EM VISTA DE UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS QUE ARTICULEM E VIVENCIEM CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS MAIS ADEQUADAS À EDUCAÇÃO HOJE. RESULTADOS: MAIOR PARTICIPAÇÃO DAS ALUNAS E INTEGRAÇÃO DO CORPO DOCENTE; OLHAR MAIS GLOBAL DO FENÔMENO “ADAPTAÇÃO DE CRIANÇAS DA CRECHE E EDUCAÇÃO INFANTIL”, VISTO A PARTIR DE DIFERENTES ENFOQUES; INTERDISCIPLINARIDADE COMO ELEMENTO ENRIQUECEDOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM; SUBSTITUIÇÃO DAS AULAS EXPOSITIVAS PELO PROTAGONISMO DAS ALUNAS; APRENDIZAGEM HOLÍSTICA, SIGNIFICATIVA, PRAZEROSA, NÃO FRAGMENTADA, MAS UNIFICADA E INTEGRADA; INOVAÇÃO COMO ELEMENTO DESAFIADOR; RICAS EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO COLETIVO; SALTO QUALITATIVO PARA O CURSO DE PEDAGOGIA EM TERMOS DE INOVAÇÃO. ADOTOU-SE COMO METODOLOGIA A PESQUISA QUALITATIVA, PARA COLETA E TRATAMENTO DOS DADOS, PORQUE POSSIBILITA A COMPREENSÃO DA CONDUTA HUMANA E DA PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DO PRÓPRIO AUTOR E SUA PRÁTICA. FORAM UTILIZADAS TÉCNICAS COMO OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, ENTREVISTAS, PORTFÓLIO E FÓRUNS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "CURRÍCULO INTEGRADO, METODOLOGIAS ATIVAS, FORMAÇÃO DOCENTE, INOVAÇÃO EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10611_13082019100816.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIA ALVES DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LUZIA CARVALHO" "autor_email" => "luzia@censanet.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59756 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1305 "inscrito_id" => 10611 "titulo" => "CURRÍCULO INTEGRADO NO CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => "O ARTIGO RETRATA UMA NOVA CONCEPÇÃO DE PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DE UM PROJETO DE “CURRÍCULO INTEGRADO” VIVENCIADO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA, COM 25 ALUNAS, DO 1º PERÍODO DE 2019.1 E 8 DOCENTES. FOI ESTRUTURADO CONJUNTAMENTE PELA COORDENADORA E PROFESSORAS, COMO “PROJETO INTEGRADO”, CAPAZ DE ARTICULAR OS CONTEÚDOS DAS DIVERSAS DISCIPLINAS COM UM EIXO-TEMÁTICO E METODOLOGIAS ATIVAS: “ADAPTAÇÃO DE CRIANÇAS” DE CRECHE E EDUCAÇÃO INFANTIL, NOS PRIMEIROS CONTATOS COM A ESCOLA. TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL ORGANIZAR E VIVENCIAR UM PROCESSO PEDAGÓGICO QUE SUBSTITUA O PENSAMENTO QUE ISOLA PELO PENSAMENTO QUE UNIFICA, ARTICULA, INTEGRA, O PENSAMENTO DISJUNTIVO E REDUTOR PELO PENSAMENTO COMPLEXO. NESSE SENTIDO, NOVAS PERSPECTIVAS VÊM SE DESENHANDO EM VISTA DE UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS QUE ARTICULEM E VIVENCIEM CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS MAIS ADEQUADAS À EDUCAÇÃO HOJE. RESULTADOS: MAIOR PARTICIPAÇÃO DAS ALUNAS E INTEGRAÇÃO DO CORPO DOCENTE; OLHAR MAIS GLOBAL DO FENÔMENO “ADAPTAÇÃO DE CRIANÇAS DA CRECHE E EDUCAÇÃO INFANTIL”, VISTO A PARTIR DE DIFERENTES ENFOQUES; INTERDISCIPLINARIDADE COMO ELEMENTO ENRIQUECEDOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM; SUBSTITUIÇÃO DAS AULAS EXPOSITIVAS PELO PROTAGONISMO DAS ALUNAS; APRENDIZAGEM HOLÍSTICA, SIGNIFICATIVA, PRAZEROSA, NÃO FRAGMENTADA, MAS UNIFICADA E INTEGRADA; INOVAÇÃO COMO ELEMENTO DESAFIADOR; RICAS EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO COLETIVO; SALTO QUALITATIVO PARA O CURSO DE PEDAGOGIA EM TERMOS DE INOVAÇÃO. ADOTOU-SE COMO METODOLOGIA A PESQUISA QUALITATIVA, PARA COLETA E TRATAMENTO DOS DADOS, PORQUE POSSIBILITA A COMPREENSÃO DA CONDUTA HUMANA E DA PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DO PRÓPRIO AUTOR E SUA PRÁTICA. FORAM UTILIZADAS TÉCNICAS COMO OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, ENTREVISTAS, PORTFÓLIO E FÓRUNS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "CURRÍCULO INTEGRADO, METODOLOGIAS ATIVAS, FORMAÇÃO DOCENTE, INOVAÇÃO EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10611_13082019100816.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIA ALVES DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LUZIA CARVALHO" "autor_email" => "luzia@censanet.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }