DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO
QUILOMBOLA: UMA REFLEXÃO SOBRE A EFETIVIDADE DAS
POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO QUILOMBO URBANO DO PORTÃO
DE GELO, NAÇÃO XAMBÁ
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59938 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1440 "inscrito_id" => 10824 "titulo" => """ DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO\r\n QUILOMBOLA: UMA REFLEXÃO SOBRE A EFETIVIDADE DAS\r\n POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO QUILOMBO URBANO DO PORTÃO\r\n DE GELO, NAÇÃO XAMBÁ """ "resumo" => """ A RESOLUÇÃO Nº 8, DE 2012, DA CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO,\r\n DEFINIU AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA\r\n E GARANTIU AOS JOVENS ORIUNDOS DOS QUILOMBOS, O DIREITO A UMA EDUCAÇÃO QUE ATENDESSE A SUAS\r\n ESPECIFICIDADES. DIANTE DESSE CONTEXTO, O PRESENTE ENSAIO OBJETIVOU IDENTIFICAR O NÍVEL DE CONGRUÊNCIA\r\n ENTRE O DIREITO ESCRITO NAS DIRETRIZES CURRICULARES E A PRÁTICA EDUCACIONAL OFERECIDA PELO ESTADO AOS\r\n QUILOMBOLAS, ESPECIFICAMENTE OS JOVENS DO QUILOMBO URBANO DO PORTÃO DE GELO, NAÇÃO XAMBÁ, A FIM\r\n DE CONSTATAR A EFETIVIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA ESSA MODALIDADE. PARA TANTO, O ESTUDO\r\n VALEU-SE DA ANÁLISE DOS MARCOS LEGAIS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA, ALÉM DA VISITA DE CAMPO\r\n EM DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE OLINDA (PE) E DAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, SEGUNDO AS CONCEPÇÕES\r\n DE VERGARA (2000) E FRASER & GORDIN (2004). FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE EXISTE UM DESCONHECIMENTO A\r\n RESPEITO DAS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO PARA REMANESCENTES DE QUILOMBOS POR PARTE DA GESTÃO E DO\r\n CORPO DOCENTE DAS ESCOLAS-CAMPO, E QUE AS POUCAS INICIATIVAS VOLTADAS PARA UMA EDUCAÇÃO DAS\r\n RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARTEM DE INICIATIVAS INDIVIDUAIS DOS PROFESSORES, EVIDENCIANDO AS LACUNAS\r\n EXISTENTES ENTRE OS MARCOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO QUILOMBOLA, QUILOMBO, EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, POLÍTICAS EDUCACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID10824_14082019000302.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYANNE ADRIAN SANTANA MORAIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TAYANNE MORAIS" "autor_email" => "tayanne_morais16@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59938 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1440 "inscrito_id" => 10824 "titulo" => """ DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO\r\n QUILOMBOLA: UMA REFLEXÃO SOBRE A EFETIVIDADE DAS\r\n POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO QUILOMBO URBANO DO PORTÃO\r\n DE GELO, NAÇÃO XAMBÁ """ "resumo" => """ A RESOLUÇÃO Nº 8, DE 2012, DA CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO,\r\n DEFINIU AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA\r\n E GARANTIU AOS JOVENS ORIUNDOS DOS QUILOMBOS, O DIREITO A UMA EDUCAÇÃO QUE ATENDESSE A SUAS\r\n ESPECIFICIDADES. DIANTE DESSE CONTEXTO, O PRESENTE ENSAIO OBJETIVOU IDENTIFICAR O NÍVEL DE CONGRUÊNCIA\r\n ENTRE O DIREITO ESCRITO NAS DIRETRIZES CURRICULARES E A PRÁTICA EDUCACIONAL OFERECIDA PELO ESTADO AOS\r\n QUILOMBOLAS, ESPECIFICAMENTE OS JOVENS DO QUILOMBO URBANO DO PORTÃO DE GELO, NAÇÃO XAMBÁ, A FIM\r\n DE CONSTATAR A EFETIVIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA ESSA MODALIDADE. PARA TANTO, O ESTUDO\r\n VALEU-SE DA ANÁLISE DOS MARCOS LEGAIS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA, ALÉM DA VISITA DE CAMPO\r\n EM DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE OLINDA (PE) E DAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, SEGUNDO AS CONCEPÇÕES\r\n DE VERGARA (2000) E FRASER & GORDIN (2004). FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE EXISTE UM DESCONHECIMENTO A\r\n RESPEITO DAS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO PARA REMANESCENTES DE QUILOMBOS POR PARTE DA GESTÃO E DO\r\n CORPO DOCENTE DAS ESCOLAS-CAMPO, E QUE AS POUCAS INICIATIVAS VOLTADAS PARA UMA EDUCAÇÃO DAS\r\n RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARTEM DE INICIATIVAS INDIVIDUAIS DOS PROFESSORES, EVIDENCIANDO AS LACUNAS\r\n EXISTENTES ENTRE OS MARCOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO QUILOMBOLA, QUILOMBO, EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, POLÍTICAS EDUCACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID10824_14082019000302.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYANNE ADRIAN SANTANA MORAIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TAYANNE MORAIS" "autor_email" => "tayanne_morais16@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }