ESTE ESTUDO EMANA SOBRE UMA ABORDAGEM REFLEXIVA DA RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA ESCOLA, A PROPÓSITO DA NECESSIDADE TER UMA VISÃO HOLÍSTICA DO SER HUMANO, REFLETIDA NO PROCESSO DE ENSINAGEM E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA. O MESMO DECORRE DA METODOLOGIA QUALITATIVA DA PESQUISA, FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL, BEM COMO UMA ANÁLISE DOCUMENTAL TOMANDO POR BASE AS PERGUNTAS E AS RESPOSTAS OBTIDAS POR MEIO DE DOIS QUESTIONÁRIOS, O UM INTITULADO “MEDIADOR EMOCIONAL” DIRECIONADO AOS DOCENTES E O OUTRO “LINGUAGENS E EMOÇÕES” DIRECIONADOS AOS DISCENTES DE TURMAS DE 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA UNIDADE ESCOLAR NA CIDADE DE PAUDALHO – PE. OBJETIVA-SE DIANTE DOS RESULTADOS ENCONTRADOS, VIMOS QUE OS DOCENTES APRESENTAM GRANDE INTERESSE SOBRE A EDUCAÇÃO EMOCIONAL E, QUANTO AOS DISCENTES DEMONSTRAM ENCANTO EM ESTAR NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR. SUGERINDO QUE A EDUCAÇÃO EMOCIONAL GERA E PROMOVE A EVOLUÇÃO PESSOAL COM REPERCUSSÕES POSITIVAS TANTO INDIVIDUAIS QUANTO SOCIAIS, POIS A EDUCAÇÃO EMOCIONAL FUNCIONA COMO INSTRUMENTO EMOTIVO-INTELECTUAL DA PESSOA.