EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: HISTÓRIA, POLÍTICAS E DESAFIOS PARA SUA EFETIVAÇÃO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60110 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4149 "inscrito_id" => 14105 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: HISTÓRIA, POLÍTICAS E DESAFIOS PARA SUA EFETIVAÇÃO" "resumo" => "ESSA PESQUISA SE PROPÕE A ANALISAR COMO TEM OCORRIDO A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS E COMPREENDER COMO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA TEM INTERFERIDO NA EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR DOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. O TRABALHO É FRUTO DE EXPERIÊNCIAS DURANTE A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E DURANTE O PERÍODO DE PESQUISA MONOGRÁFICA, APRESENTADA À FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA (FACEDI), VINCULADA À UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE). ESTÁ FUNDAMENTADO NOS ESTUDOS DE ARANTES (2006); CARVALHO (2004); MANTOAN (2013, 2015), ENTRE OUTROS AUTORES E EM DOCUMENTOS EDUCACIONAIS COMO A POLÍTICA NACIONAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA BRASIL (2008; 2014). AS PESQUISAS FORAM REALIZADAS DURANTE O ANO DE 2018 EM DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE ITAPIPOCA, CEARÁ, E FOI MOTIVADA PELAS DIFERENÇAS PERCEBIDAS NO ENTENDIMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA OBSERVADAS NAS DUAS ESCOLAS. COM ISSO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE É POSSÍVEL ENCONTRAR PROFISSIONAIS QUE BUSCAM A INCLUSÃO ESCOLAR EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. CONTUDO, ISSO AINDA NÃO É UNANIMIDADE ENTRE OS EDUCADORES, POIS NEM TODOS COMPREENDEM COMO INCLUIR E A IMPORTÂNCIA DESSA INCLUSÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE LIVRE DE PRECONCEITOS. TAMBÉM PERCEBEU-SE QUE MUITOS PROFESSORES NÃO ESTÃO INSERIDOS EM UM AMBIENTE PROPÍCIO PARA REALIZAR SEU TRABALHO, EM DESTAQUE, A INSERÇÃO DE MAIS ESTUDANTES DO QUE O INDICADO PARA UMA SALA PELOS DOCUMENTOS EDUCACIONAIS NORMATIVOS, SENDO NECESSÁRIO ALTERAR ESSE QUADRO PARA BUSCAR A EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID14105_26092019094002.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARA DOS SANTOS NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "DARA NASCIMENTO" "autor_email" => "darasnascimento@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60110 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4149 "inscrito_id" => 14105 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: HISTÓRIA, POLÍTICAS E DESAFIOS PARA SUA EFETIVAÇÃO" "resumo" => "ESSA PESQUISA SE PROPÕE A ANALISAR COMO TEM OCORRIDO A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS E COMPREENDER COMO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA TEM INTERFERIDO NA EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR DOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. O TRABALHO É FRUTO DE EXPERIÊNCIAS DURANTE A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E DURANTE O PERÍODO DE PESQUISA MONOGRÁFICA, APRESENTADA À FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA (FACEDI), VINCULADA À UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE). ESTÁ FUNDAMENTADO NOS ESTUDOS DE ARANTES (2006); CARVALHO (2004); MANTOAN (2013, 2015), ENTRE OUTROS AUTORES E EM DOCUMENTOS EDUCACIONAIS COMO A POLÍTICA NACIONAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA BRASIL (2008; 2014). AS PESQUISAS FORAM REALIZADAS DURANTE O ANO DE 2018 EM DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE ITAPIPOCA, CEARÁ, E FOI MOTIVADA PELAS DIFERENÇAS PERCEBIDAS NO ENTENDIMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA OBSERVADAS NAS DUAS ESCOLAS. COM ISSO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE É POSSÍVEL ENCONTRAR PROFISSIONAIS QUE BUSCAM A INCLUSÃO ESCOLAR EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. CONTUDO, ISSO AINDA NÃO É UNANIMIDADE ENTRE OS EDUCADORES, POIS NEM TODOS COMPREENDEM COMO INCLUIR E A IMPORTÂNCIA DESSA INCLUSÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE LIVRE DE PRECONCEITOS. TAMBÉM PERCEBEU-SE QUE MUITOS PROFESSORES NÃO ESTÃO INSERIDOS EM UM AMBIENTE PROPÍCIO PARA REALIZAR SEU TRABALHO, EM DESTAQUE, A INSERÇÃO DE MAIS ESTUDANTES DO QUE O INDICADO PARA UMA SALA PELOS DOCUMENTOS EDUCACIONAIS NORMATIVOS, SENDO NECESSÁRIO ALTERAR ESSE QUADRO PARA BUSCAR A EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID14105_26092019094002.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARA DOS SANTOS NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "DARA NASCIMENTO" "autor_email" => "darasnascimento@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }