O PRESENTE TRABALHO APONTA A IDEIA DE QUE O ENSINO DE QUÍMICA APRESENTA VASTAS DIFICULDADES PARA A COMPREENSÃO DO ALUNO, SENDO VISTA COMO UMA CIÊNCIA COMPLEXA E CANSATIVA POR SER UMA DISCIPLINA CONTEUDISTA, FRAGMENTADA, POR MUITAS VEZES DESCONTEXTUALIZADAS NÃO APRESENTANDO INTERDISCIPLINARIDADE COM OUTRAS DISCIPLINAS MESMO ESTANDO ASSOCIADA A TRÍADE QUE COMPÕEM AS CIÊNCIAS DA NATUREZA E DISSOCIADA DO COTIDIANO DOS ALUNOS. PARA TANTO, O OBJETIVO DESSA ATIVIDADE É FAZER DA AULA EXPERIMENTAL UMA NOVA METODOLOGIA DIDÁTICA COMO RECURSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM PARA O ALUNO, USANDO O TEMA DE ESTEQUIOMETRIA PARA DETERMINAR O TEOR DE BICARBONATO DE SÓDIO (NAHCO3) EM COMPRIMIDOS EFERVESCENTES. A METODOLOGIA UTILIZADA NESSE TRABALHO FOI O USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA REALIZAR UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL, POR APRESENTAR UMA AULA DIFERENTE, HOUVE MAIS ATENÇÃO POR PARTES DOS ALUNOS A PARTIR DOS QUESTIONAMENTOS DELES GEROU UM DEBATE ACERCA DA REAÇÃO QUE ESTAVA SENDO DEMONSTRADA.