ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL E EDUCAÇÃO INTEGRAL: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CONTEXTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO DE 1988
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60330 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2495 "inscrito_id" => 7794 "titulo" => "ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL E EDUCAÇÃO INTEGRAL: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CONTEXTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO DE 1988" "resumo" => """ ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETO AS POLÍTICAS PÚBLICAS EM RELAÇÃO À ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL E EDUCAÇÃO INTEGRAL E SEUS DESDOBRAMENTOS A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO DE 1988. ASSIM, POR MEIO DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, ESTE ARTIGO PROPÕE OBJETIVO CENTRAL FAZER UMA ANÁLISE SOBRE O TEMA DESDE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, QUE FOI FUNDAMENTAL NO RECONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSIDERADA COMO UM DIREITO SOCIAL FUNDAMENTAL QUAL ESTABELECEU UMA AMPLA REDE DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE, REGULAMENTADA POSTERIORMENTE PELO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (1990) E LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (1996), QUE ORDENARAM O AUMENTO PROGRESSIVO DA JORNADA ESCOLAR PARA 7 HORAS DIÁRIAS COMO NORTE DA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL REITERADAS NOS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO DE 2001-2010 (2001) E 2014-2024 (2014). OS RESULTADOS PARCIAIS INDICAM QUE A AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR, REPRESENTOU UM AVANÇO SIGNIFICATIVO PARA DIMINUIR AS DESIGUALDADES SOCIAIS E AMPLIAR, DEMOCRATICAMENTE AS OPORTUNIDADES DE MELHORAR A APRENDIZAGEM E ALCANÇAR A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO. NO ENTANTO, CONSTATOU-SE QUE A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL PROPOSTA COMO POLÍTICA PÚBLICA, AO LONGO DE SEU PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO E PLANEJAMENTO, NÃO TEVE COMO PROPÓSITO UMA POLÍTICA DE ESTADO. POR SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADE EM RELAÇÃO ÀS QUESTÕES ORÇAMENTÁRIAS, ADMINISTRATIVAS E POLÍTICAS, PODE-SE DIZER QUE FORAM POLÍTICAS DE GOVERNO. PORTANTO, PERCEBE-SE A NECESSIDADE DE UMA POLÍTICA DE ESTADO QUE GARANTA SUA EFETIVIDADE.\r\n \t\r\n PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL, EDUCAÇÃO INTEGRAL, POLÍTICAS PÚBLICAS, POLÍTICAS EDUCACIONAIS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL, EDUCAÇÃO INTEGRAL, POLÍTICAS PÚBLICAS, POLÍTICAS PÚBLICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID7794_20082019215403.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO CARLOS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "OLIVEIRA" "autor_email" => "F.OLIVEIRA17@HOTMAIL.COM" "autor_ies" => "UFMT" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60330 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2495 "inscrito_id" => 7794 "titulo" => "ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL E EDUCAÇÃO INTEGRAL: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CONTEXTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO DE 1988" "resumo" => """ ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETO AS POLÍTICAS PÚBLICAS EM RELAÇÃO À ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL E EDUCAÇÃO INTEGRAL E SEUS DESDOBRAMENTOS A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO DE 1988. ASSIM, POR MEIO DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, ESTE ARTIGO PROPÕE OBJETIVO CENTRAL FAZER UMA ANÁLISE SOBRE O TEMA DESDE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, QUE FOI FUNDAMENTAL NO RECONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSIDERADA COMO UM DIREITO SOCIAL FUNDAMENTAL QUAL ESTABELECEU UMA AMPLA REDE DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE, REGULAMENTADA POSTERIORMENTE PELO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (1990) E LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (1996), QUE ORDENARAM O AUMENTO PROGRESSIVO DA JORNADA ESCOLAR PARA 7 HORAS DIÁRIAS COMO NORTE DA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL REITERADAS NOS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO DE 2001-2010 (2001) E 2014-2024 (2014). OS RESULTADOS PARCIAIS INDICAM QUE A AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR, REPRESENTOU UM AVANÇO SIGNIFICATIVO PARA DIMINUIR AS DESIGUALDADES SOCIAIS E AMPLIAR, DEMOCRATICAMENTE AS OPORTUNIDADES DE MELHORAR A APRENDIZAGEM E ALCANÇAR A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO. NO ENTANTO, CONSTATOU-SE QUE A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL PROPOSTA COMO POLÍTICA PÚBLICA, AO LONGO DE SEU PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO E PLANEJAMENTO, NÃO TEVE COMO PROPÓSITO UMA POLÍTICA DE ESTADO. POR SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADE EM RELAÇÃO ÀS QUESTÕES ORÇAMENTÁRIAS, ADMINISTRATIVAS E POLÍTICAS, PODE-SE DIZER QUE FORAM POLÍTICAS DE GOVERNO. PORTANTO, PERCEBE-SE A NECESSIDADE DE UMA POLÍTICA DE ESTADO QUE GARANTA SUA EFETIVIDADE.\r\n \t\r\n PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL, EDUCAÇÃO INTEGRAL, POLÍTICAS PÚBLICAS, POLÍTICAS EDUCACIONAIS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL, EDUCAÇÃO INTEGRAL, POLÍTICAS PÚBLICAS, POLÍTICAS PÚBLICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID7794_20082019215403.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO CARLOS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "OLIVEIRA" "autor_email" => "F.OLIVEIRA17@HOTMAIL.COM" "autor_ies" => "UFMT" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }