FAMÍLIA: A PERSPECTIVA DE MUDANÇAS NA VIDA DE SEUS FILHOS COM DEFICIÊNCIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60496 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4706 "inscrito_id" => 14282 "titulo" => "FAMÍLIA: A PERSPECTIVA DE MUDANÇAS NA VIDA DE SEUS FILHOS COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "EM NOSSA REALIDADE HUMANA, A FAMÍLIA É O PRIMEIRO GRUPO PRIMÁRIO (GLAT,2007) ONDE CRIA-SE VÍNCULOS DE AFETO ENTRE CRIANÇAS E ADULTOS. NESTA PERSPECTIVA, A PONTE PARA REINVINDICAR SEUS DIREITOS A VIDA OCORRE COM A FORÇA E LUTA DE SUAS FAMÍLIAS. DIANTE DISSO, A INTENÇÃO DA PESQUISA TEM O INTUITO DE ANALISAR COMO A FAMÍLIA PODE CONTRIBUIR PARA OCASIONAR MUDANÇAS NA VIDA ESCOLAR DE SEUS FILHOS COM DEFICIÊNCIA. EM CONTRAPARTIDA, AS CRIANÇAS “AVANÇAM” EM UMA EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM QUANDO SÃO MATRICULADAS EM ESCOLAS. A PESQUISA DIALOGA COM FREIRE (2003; 1999), BAKHTIN (2003), SKLIAR (2019) QUE DISCUTEM ACERCA DA VALORIZAÇÃO DO SUJEITO COMO UM SER SOCIAL QUE INTERAGE E TRANSFORMA LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A DIFERENÇA E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E GLAT (2007) PARA FALAR DA RELAÇÃO FAMÍLIA E CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA. O MÉTODO DA PESQUISA ESTADO BASEADO NA PESQUISA-AÇÃO, POIS A PARTIR DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DAS FAMÍLIAS PODEMOS VERIFICAR A DIFICULDADE DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA EM APRENDER NA ESCOLA REGULAR E A PARTIR DESTES RELATOS, ELENCAR O OLHAR PARTICIPANTE DA CRIANÇA EM SUA APRENDIZAGEM. O LÓCUS DA PESQUISA, É UM CENTRO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM, COM 14 CRIANÇAS DENTRE ELAS: 6 SÍNDROME DE DOWN, 2 DÉFICIT DE ATENÇÃO, 1 SÍDROME DE DOWN COM AUTISMO, 5 AUTISTAS QUE FREQUENTAM A EDUCAÇÃO INFANTIL, NO ANO DE 2019. LOGO, A FAMÍLIA TEM UM PAPEL PRIMORDIAL NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE SUAS CRIANÇAS, FAZENDO COM QUE OS DESCASOS POSSAM SER ROMPIDAS E QUE OS OLHARES PELO DIFERENTE POSSAM ESTAR PRESENTES NA SOCIEDADE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "FAMÍLIA, DEFICIÊNCIA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID14282_26092019215704.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DILMA COSTA NOGUEIRA DIAS" "autor_nome_curto" => "DILMA DIAS" "autor_email" => "dilmacndias@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60496 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4706 "inscrito_id" => 14282 "titulo" => "FAMÍLIA: A PERSPECTIVA DE MUDANÇAS NA VIDA DE SEUS FILHOS COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "EM NOSSA REALIDADE HUMANA, A FAMÍLIA É O PRIMEIRO GRUPO PRIMÁRIO (GLAT,2007) ONDE CRIA-SE VÍNCULOS DE AFETO ENTRE CRIANÇAS E ADULTOS. NESTA PERSPECTIVA, A PONTE PARA REINVINDICAR SEUS DIREITOS A VIDA OCORRE COM A FORÇA E LUTA DE SUAS FAMÍLIAS. DIANTE DISSO, A INTENÇÃO DA PESQUISA TEM O INTUITO DE ANALISAR COMO A FAMÍLIA PODE CONTRIBUIR PARA OCASIONAR MUDANÇAS NA VIDA ESCOLAR DE SEUS FILHOS COM DEFICIÊNCIA. EM CONTRAPARTIDA, AS CRIANÇAS “AVANÇAM” EM UMA EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM QUANDO SÃO MATRICULADAS EM ESCOLAS. A PESQUISA DIALOGA COM FREIRE (2003; 1999), BAKHTIN (2003), SKLIAR (2019) QUE DISCUTEM ACERCA DA VALORIZAÇÃO DO SUJEITO COMO UM SER SOCIAL QUE INTERAGE E TRANSFORMA LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A DIFERENÇA E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E GLAT (2007) PARA FALAR DA RELAÇÃO FAMÍLIA E CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA. O MÉTODO DA PESQUISA ESTADO BASEADO NA PESQUISA-AÇÃO, POIS A PARTIR DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DAS FAMÍLIAS PODEMOS VERIFICAR A DIFICULDADE DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA EM APRENDER NA ESCOLA REGULAR E A PARTIR DESTES RELATOS, ELENCAR O OLHAR PARTICIPANTE DA CRIANÇA EM SUA APRENDIZAGEM. O LÓCUS DA PESQUISA, É UM CENTRO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM, COM 14 CRIANÇAS DENTRE ELAS: 6 SÍNDROME DE DOWN, 2 DÉFICIT DE ATENÇÃO, 1 SÍDROME DE DOWN COM AUTISMO, 5 AUTISTAS QUE FREQUENTAM A EDUCAÇÃO INFANTIL, NO ANO DE 2019. LOGO, A FAMÍLIA TEM UM PAPEL PRIMORDIAL NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE SUAS CRIANÇAS, FAZENDO COM QUE OS DESCASOS POSSAM SER ROMPIDAS E QUE OS OLHARES PELO DIFERENTE POSSAM ESTAR PRESENTES NA SOCIEDADE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "FAMÍLIA, DEFICIÊNCIA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID14282_26092019215704.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DILMA COSTA NOGUEIRA DIAS" "autor_nome_curto" => "DILMA DIAS" "autor_email" => "dilmacndias@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }