TECNOLOGIAS EDUCATIVAS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DE JUVENTUDES: EXPERIMENTAÇÕES COM A WEB RÁDIO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62701 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5707 "inscrito_id" => 14656 "titulo" => "TECNOLOGIAS EDUCATIVAS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DE JUVENTUDES: EXPERIMENTAÇÕES COM A WEB RÁDIO" "resumo" => "O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO DESCREVER A EXPERIÊNCIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DE JOVENS ESCOLARES, ATRAVÉS DO USO DE UMA WEB RÁDIO, NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, CEARÁ. A EXPERIÊNCIA OCORREU POR INTERLOCUÇÃO DE UMA TIDC (TECNOLOGIA DIGITAL DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO), COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA CAPAZ DE PROMOVER EDUCAÇÃO EM SAÚDE, EM FACE À COMPLEXIDADE DO PROCESSO DE ADOECIMENTO PSÍQUICO NA CONTEMPORANEIDADE. DESTA FEITA, A ANÁLISE DO ESTUDO, BUSCOU CONTRIBUIR PARA OS ESTUDOS DIRECIONADOS ÀS TEMÁTICAS QUE ANALISAM O PROCESSO DE SOFRIMENTO PSÍQUICO NA ADOLESCÊNCIA, SOBRETUDO CONSIDERANDO O AMBIENTE ESCOLAR, UM CENÁRIO POTENTE PARA FAVORECER RELAÇÕES CAPAZES DE INFLUENCIAR POSITIVAMENTE NÃO APENAS A SAÚDE MENTAL DOS JOVENS, MAS CONTRIBUIR PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. O ESTUDO CONSTITUIU-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, DO TIPO EXPLORATÓRIO-DESCRITIVA. FOI REALIZADO TENDO COMO ESPAÇO O PROGRAMA “EM SINTONIA COM A SAÚDE”, ATRAVÉS DA WEB RÁDIO AJIR, CANAL DE COMUNICAÇÃO DIGITAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. TAL PROGRAMA ABRANGE ESCOLAS DOS MUNICÍPIOS DE: FORTALEZA, JUAZEIRO DO NORTE, UBAJARA, SÃO BENEDITO E SOBRAL. OS DADOS FORAM COLETADOS DURANTE O PROGRAMA REFERIDO, UTILIZANDO-SE DAS PERGUNTAS-DISCURSOS DOS JOVENS, DEPOSITADAS NO MURAL DO SITE, ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS: FACEBOOK, TWITTER, SKYPE E WHATSAPP. CONCLUI-SE, QUE A WEB RÁDIO É UMA ESTRATÉGIA EDUCATIVA CAPAZ DE FAVORECER O DIÁLOGO ENTRE OS JOVENS, DE TEMAS QUE SÃO CONSIDERADOS TABUS E POUCO ABORDADOS EM SALA DE AULA FORMAL. DESTA FORMA, ESTA EXPERIÊNCIA POSSIBILITOU AO JOVEM UMA VISÃO CRÍTICO-REFLEXIVA DE SI E DO OUTRO, CONTRIBUINDO PARA VIVÊNCIAS MAIS PLENAS E SAUDÁVEIS NO PROCESSO DA ADOLESCÊNCIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "SAÚDE MENTAL, EDUCAÇÃO, JUVENTUDES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID14656_03102019210908.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA DARC MARTINS TORRES" "autor_nome_curto" => "JOANA TORRES" "autor_email" => "joanairaja@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62701 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5707 "inscrito_id" => 14656 "titulo" => "TECNOLOGIAS EDUCATIVAS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DE JUVENTUDES: EXPERIMENTAÇÕES COM A WEB RÁDIO" "resumo" => "O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO DESCREVER A EXPERIÊNCIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DE JOVENS ESCOLARES, ATRAVÉS DO USO DE UMA WEB RÁDIO, NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, CEARÁ. A EXPERIÊNCIA OCORREU POR INTERLOCUÇÃO DE UMA TIDC (TECNOLOGIA DIGITAL DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO), COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA CAPAZ DE PROMOVER EDUCAÇÃO EM SAÚDE, EM FACE À COMPLEXIDADE DO PROCESSO DE ADOECIMENTO PSÍQUICO NA CONTEMPORANEIDADE. DESTA FEITA, A ANÁLISE DO ESTUDO, BUSCOU CONTRIBUIR PARA OS ESTUDOS DIRECIONADOS ÀS TEMÁTICAS QUE ANALISAM O PROCESSO DE SOFRIMENTO PSÍQUICO NA ADOLESCÊNCIA, SOBRETUDO CONSIDERANDO O AMBIENTE ESCOLAR, UM CENÁRIO POTENTE PARA FAVORECER RELAÇÕES CAPAZES DE INFLUENCIAR POSITIVAMENTE NÃO APENAS A SAÚDE MENTAL DOS JOVENS, MAS CONTRIBUIR PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. O ESTUDO CONSTITUIU-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, DO TIPO EXPLORATÓRIO-DESCRITIVA. FOI REALIZADO TENDO COMO ESPAÇO O PROGRAMA “EM SINTONIA COM A SAÚDE”, ATRAVÉS DA WEB RÁDIO AJIR, CANAL DE COMUNICAÇÃO DIGITAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. TAL PROGRAMA ABRANGE ESCOLAS DOS MUNICÍPIOS DE: FORTALEZA, JUAZEIRO DO NORTE, UBAJARA, SÃO BENEDITO E SOBRAL. OS DADOS FORAM COLETADOS DURANTE O PROGRAMA REFERIDO, UTILIZANDO-SE DAS PERGUNTAS-DISCURSOS DOS JOVENS, DEPOSITADAS NO MURAL DO SITE, ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS: FACEBOOK, TWITTER, SKYPE E WHATSAPP. CONCLUI-SE, QUE A WEB RÁDIO É UMA ESTRATÉGIA EDUCATIVA CAPAZ DE FAVORECER O DIÁLOGO ENTRE OS JOVENS, DE TEMAS QUE SÃO CONSIDERADOS TABUS E POUCO ABORDADOS EM SALA DE AULA FORMAL. DESTA FORMA, ESTA EXPERIÊNCIA POSSIBILITOU AO JOVEM UMA VISÃO CRÍTICO-REFLEXIVA DE SI E DO OUTRO, CONTRIBUINDO PARA VIVÊNCIAS MAIS PLENAS E SAUDÁVEIS NO PROCESSO DA ADOLESCÊNCIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "SAÚDE MENTAL, EDUCAÇÃO, JUVENTUDES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID14656_03102019210908.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA DARC MARTINS TORRES" "autor_nome_curto" => "JOANA TORRES" "autor_email" => "joanairaja@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }