TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: JOGO DA MEMÓRIA ELABORADO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS E JOGO QUEBRA-CABEÇA NO ENSINO MÉDIO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62700 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2042 "inscrito_id" => 10783 "titulo" => "TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: JOGO DA MEMÓRIA ELABORADO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS E JOGO QUEBRA-CABEÇA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "OBSERVA-SE CADA VEZ MAIS O USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA TAIS COMO OS JOGOS DIDÁTICOS, AULAS PRÁTICAS, VÍDEOS, VISANDO AUXILIAR SIGNIFICATIVAMENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS SÃO FERRAMENTAS IMPORTANTES UTILIZADAS PELO HOMEM EM BUSCA DE FACILIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O ENSINO DE BIOLOGIA PARA MUITOS ALUNOS É CONSIDERADO COMPLEXO. FALTA ENTÃO ATIVIDADES DIDÁTICAS QUE VISAM ATRAIR O INTERESSE DOS ALUNOS. O JOGO É UM MEIO DE ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E JOVENS, CONSIDERADO UM RECURSO EFICAZ NAS AULAS PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS. O OBJETIVO DO TRABALHO FOI APLICAR AS TECNOLOGIAS EDUCATIVAS: JOGO DA MEMÓRIA E O JOGO “QUEBRA-CABEÇA” ELABORADO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS, A FIM DE SEREM USADOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS NA AULA DE PROTOZOÁRIOS, PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZADO E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DOS ALUNOS. AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS FORAM CONFECCIONADAS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO COMO GARRAFAS PETS, PAPELÃO, PAPÉIS REUTILIZADOS PARA ELABORAÇÃO DO JOGO DA MEMÓRIA E JOGO QUEBRA CABEÇA A SEREM UTILIZADOS NO CONTEÚDO DE PROTOZOÁRIOS PRA ALUNOS DO 3ª ANO DO ENSINO MÉDIO NO IFPA - CAMPUS BELÉM. AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS FORAM CAPAZES DE DESPERTAR NOS ALUNOS MECANISMOS INDISPENSÁVEIS À APRENDIZAGEM E FAVORECERAM NA ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO DE PROTOZOÁRIOS. NESTE SENTIDO, A PRESENTE PROPOSTA JUSTIFICOU-SE PELA NECESSIDADE DE INVESTIGAR O ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COM APLICAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS E QUE É NECESSÁRIO INCENTIVAR OS EDUCADORES E FUTUROS EDUCADORES A INCLUÍREM NO ENSINO BÁSICO AS ATIVIDADES LÚDICAS PARA FORTALECER O APRENDIZADO DOS ALUNOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO;, BIOLOGIA;, MATERIAL DIDÁTICO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID10783_15082019142859.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYSE RODRIGUES DO ROZARIO TEIXEIRA LINS" "autor_nome_curto" => "LAYSE RODRIGUES" "autor_email" => "layserodrigues15@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62700 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2042 "inscrito_id" => 10783 "titulo" => "TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: JOGO DA MEMÓRIA ELABORADO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS E JOGO QUEBRA-CABEÇA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "OBSERVA-SE CADA VEZ MAIS O USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA TAIS COMO OS JOGOS DIDÁTICOS, AULAS PRÁTICAS, VÍDEOS, VISANDO AUXILIAR SIGNIFICATIVAMENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS SÃO FERRAMENTAS IMPORTANTES UTILIZADAS PELO HOMEM EM BUSCA DE FACILIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O ENSINO DE BIOLOGIA PARA MUITOS ALUNOS É CONSIDERADO COMPLEXO. FALTA ENTÃO ATIVIDADES DIDÁTICAS QUE VISAM ATRAIR O INTERESSE DOS ALUNOS. O JOGO É UM MEIO DE ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E JOVENS, CONSIDERADO UM RECURSO EFICAZ NAS AULAS PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS. O OBJETIVO DO TRABALHO FOI APLICAR AS TECNOLOGIAS EDUCATIVAS: JOGO DA MEMÓRIA E O JOGO “QUEBRA-CABEÇA” ELABORADO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS, A FIM DE SEREM USADOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS NA AULA DE PROTOZOÁRIOS, PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZADO E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DOS ALUNOS. AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS FORAM CONFECCIONADAS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO COMO GARRAFAS PETS, PAPELÃO, PAPÉIS REUTILIZADOS PARA ELABORAÇÃO DO JOGO DA MEMÓRIA E JOGO QUEBRA CABEÇA A SEREM UTILIZADOS NO CONTEÚDO DE PROTOZOÁRIOS PRA ALUNOS DO 3ª ANO DO ENSINO MÉDIO NO IFPA - CAMPUS BELÉM. AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS FORAM CAPAZES DE DESPERTAR NOS ALUNOS MECANISMOS INDISPENSÁVEIS À APRENDIZAGEM E FAVORECERAM NA ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO DE PROTOZOÁRIOS. NESTE SENTIDO, A PRESENTE PROPOSTA JUSTIFICOU-SE PELA NECESSIDADE DE INVESTIGAR O ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COM APLICAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS E QUE É NECESSÁRIO INCENTIVAR OS EDUCADORES E FUTUROS EDUCADORES A INCLUÍREM NO ENSINO BÁSICO AS ATIVIDADES LÚDICAS PARA FORTALECER O APRENDIZADO DOS ALUNOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO;, BIOLOGIA;, MATERIAL DIDÁTICO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID10783_15082019142859.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYSE RODRIGUES DO ROZARIO TEIXEIRA LINS" "autor_nome_curto" => "LAYSE RODRIGUES" "autor_email" => "layserodrigues15@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }