IMAGENS E REPRESENTAÇÕES DO TURISMO EM FORTALEZACE UMA REFLEXÃO SOBRE A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60744 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3708 "inscrito_id" => 10288 "titulo" => "IMAGENS E REPRESENTAÇÕES DO TURISMO EM FORTALEZACE UMA REFLEXÃO SOBRE A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO BUSCA APRESENTAR AS REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES CULTURAIS ESTABELECIDAS A PARTIR DAS RELAÇÕES ALUNO-CONTEÚDO-REALIDADE, TENDO COMO BASE A PESQUISA PRODUZIDA DURANTE O CUMPRIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA I. ESTE ESTÁGIO, REALIZADO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL, LOCALIZADA NO BAIRRO PIRAMBU- FORTALEZA/CE, PROPÕE POR MEIO DA PESQUISA ANALISAR O ESPAÇO ESCOLAR EM SUAS VERTENTES HISTÓRICAS, SOCIAIS, ECONÔMICAS, POLÍTICAS E CULTURAIS, PROMOVENDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR, CRÍTICO E REFLEXIVO. O ENSINO DE GEOGRAFIA, NESTE ESPAÇO ESCOLAR, PODE CONDUZIR CAMINHOS PARA PROMOÇÃO DO RESPEITO E DA VALORIZAÇÃO CULTURAL DOS ALUNOS OU REFORÇAR SITUAÇÕES DE EXCLUSÃO E ALIMENTAÇÃO DE ESTEREÓTIPOS, CABENDO AO PROFESSOR MEDIAR AS RELAÇÕES ENTRE OS CONTEÚDOS E AS VIVÊNCIAS DOS SUJEITOS AQUI PRESENTES. ASSIM, POR MEIO DE OBSERVAÇÕES, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, DE ENTREVISTAS E ATIVIDADES PRÁTICAS A PESQUISA SE DESENVOLVEU ANALISANDO O ESPAÇO ESCOLAR E AS AULAS DE GEOGRAFIA DA REFERIDA ESCOLA. DESSE MODO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE MESMO COM A DIVERSIDADE DE TEMÁTICAS, AS AULAS MOSTRARAM UM DISTANCIAMENTO DO CONTEXTO SOCIOCULTURAL DOS ALUNOS, FRAGMENTANDO A APRENDIZAGEM DOS CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS E DIFICULTANDO A (RE) AFIRMAÇÃO DAS IDENTIDADES CULTURAIS DESTES SUJEITOS. ESTA SITUAÇÃO FOI REFORÇADA PELA AUSÊNCIA DE INICIATIVAS VOLTADAS À INCLUSÃO SOCIAL E A PROPAGAÇÃO DA TOLERÂNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR, MOSTRANDO A NECESSIDADE DE AÇÕES COLETIVAS DESENVOLVIDAS ENTRE PROFESSORES, ALUNOS, GESTÃO ESCOLAR E COMUNIDADE EM GERAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "ESTÁGIO, ENSINO DE GEOGRAFIA, ESPAÇO ESCOLAR, CULTURA, CULTURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID10288_24092019172439.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIA MARQUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LIDIA MARQUES" "autor_email" => "lidiammsilva@hotmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA PROFISSIONALIZANTE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60744 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3708 "inscrito_id" => 10288 "titulo" => "IMAGENS E REPRESENTAÇÕES DO TURISMO EM FORTALEZACE UMA REFLEXÃO SOBRE A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO BUSCA APRESENTAR AS REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES CULTURAIS ESTABELECIDAS A PARTIR DAS RELAÇÕES ALUNO-CONTEÚDO-REALIDADE, TENDO COMO BASE A PESQUISA PRODUZIDA DURANTE O CUMPRIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA I. ESTE ESTÁGIO, REALIZADO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL, LOCALIZADA NO BAIRRO PIRAMBU- FORTALEZA/CE, PROPÕE POR MEIO DA PESQUISA ANALISAR O ESPAÇO ESCOLAR EM SUAS VERTENTES HISTÓRICAS, SOCIAIS, ECONÔMICAS, POLÍTICAS E CULTURAIS, PROMOVENDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR, CRÍTICO E REFLEXIVO. O ENSINO DE GEOGRAFIA, NESTE ESPAÇO ESCOLAR, PODE CONDUZIR CAMINHOS PARA PROMOÇÃO DO RESPEITO E DA VALORIZAÇÃO CULTURAL DOS ALUNOS OU REFORÇAR SITUAÇÕES DE EXCLUSÃO E ALIMENTAÇÃO DE ESTEREÓTIPOS, CABENDO AO PROFESSOR MEDIAR AS RELAÇÕES ENTRE OS CONTEÚDOS E AS VIVÊNCIAS DOS SUJEITOS AQUI PRESENTES. ASSIM, POR MEIO DE OBSERVAÇÕES, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, DE ENTREVISTAS E ATIVIDADES PRÁTICAS A PESQUISA SE DESENVOLVEU ANALISANDO O ESPAÇO ESCOLAR E AS AULAS DE GEOGRAFIA DA REFERIDA ESCOLA. DESSE MODO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE MESMO COM A DIVERSIDADE DE TEMÁTICAS, AS AULAS MOSTRARAM UM DISTANCIAMENTO DO CONTEXTO SOCIOCULTURAL DOS ALUNOS, FRAGMENTANDO A APRENDIZAGEM DOS CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS E DIFICULTANDO A (RE) AFIRMAÇÃO DAS IDENTIDADES CULTURAIS DESTES SUJEITOS. ESTA SITUAÇÃO FOI REFORÇADA PELA AUSÊNCIA DE INICIATIVAS VOLTADAS À INCLUSÃO SOCIAL E A PROPAGAÇÃO DA TOLERÂNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR, MOSTRANDO A NECESSIDADE DE AÇÕES COLETIVAS DESENVOLVIDAS ENTRE PROFESSORES, ALUNOS, GESTÃO ESCOLAR E COMUNIDADE EM GERAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "ESTÁGIO, ENSINO DE GEOGRAFIA, ESPAÇO ESCOLAR, CULTURA, CULTURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID10288_24092019172439.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIA MARQUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LIDIA MARQUES" "autor_email" => "lidiammsilva@hotmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA PROFISSIONALIZANTE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }