INTERVENÇÕES LÚDICAS QUE FAVORECEM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DA OBSERVAÇÃO À PRÁTICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60853 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5979 "inscrito_id" => 7808 "titulo" => "INTERVENÇÕES LÚDICAS QUE FAVORECEM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DA OBSERVAÇÃO À PRÁTICA" "resumo" => "O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO FOI ANALISAR INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS LÚDICAS PARA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS - SERIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO, CONSIDERANDO APLICAÇÃO DE EXAMES PIAGETIANOS, EM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. PARA ISTO, RECORREU-SE AO REFERENCIAL TEÓRICO DE WILLIAMS E WRIGH (2008), COLL, MARCHESI E PALACIOS (2004), MANTOAN (2003), MITTLER (2003), KAMII (1995) E PIAGET (1967; 1976) E DOCUMENTOS OFICIAIS ACERCA DA IMPLEMENTAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. A METODOLOGIA ENVOLVEU PESQUISA-INTERVENÇÃO E EXPLORATÓRIA; CUJO MÉTODO CLÍNICO DE PIAGET ORIENTOU A COLETA E ANÁLISE DOS DADOS. SÃO QUATRO PARTICIPANTES COM SÍNDROME DE DOWN, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES E OITO INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS, GRAVADAS E FOTOGRAFADAS. A PESQUISA OCORREU NO PERÍODO DE MARÇO A JUNHO DE 2019, NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, DO MUNICÍPIO DE SOBRAL, ESTADO DO CEARÁ. OS RESULTADOS INDICAM QUE AS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS LÚDICAS COM PROPÓSITO DESENVOLVER SERIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO; ATRAVÉS DA EXPLORAÇÃO DE JOGOS E SITUAÇÕES-PROBLEMA EM ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA SÃO FAVORÁVEIS AS MUDANÇAS DE NÍVEIS NA TEORIA DE PIAGET. ASSIM, COMPREENDE-SE SOBRE A SERIAÇÃO A CONSTATAÇÃO, POR EXEMPLO, NO JOVEM COM SÍNDROME DE DOWN, UMA EVOLUÇÃO DO NÍVEL I PARA O NÍVEL II. CONCLUI-SE QUE OS DADOS SÃO PARCIAIS, MAS RESSALTA-SE QUE OS ESTUDANTES ALCANÇARAM UM PROCESSO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ATIVA, EVIDENCIANDO SER POSSÍVEL REMEDIAR SITUAÇÕES EM QUE POSSAM ENFRENTAR DIFICULDADES NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CADA UM DELES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, HABILIDADES COGNITIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID7808_03102019234519.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CRISTINA SILVA SOARES" "autor_nome_curto" => "ANA CRISTINA SOARES" "autor_email" => "acsilvasoares@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60853 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5979 "inscrito_id" => 7808 "titulo" => "INTERVENÇÕES LÚDICAS QUE FAVORECEM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DA OBSERVAÇÃO À PRÁTICA" "resumo" => "O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO FOI ANALISAR INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS LÚDICAS PARA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS - SERIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO, CONSIDERANDO APLICAÇÃO DE EXAMES PIAGETIANOS, EM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. PARA ISTO, RECORREU-SE AO REFERENCIAL TEÓRICO DE WILLIAMS E WRIGH (2008), COLL, MARCHESI E PALACIOS (2004), MANTOAN (2003), MITTLER (2003), KAMII (1995) E PIAGET (1967; 1976) E DOCUMENTOS OFICIAIS ACERCA DA IMPLEMENTAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. A METODOLOGIA ENVOLVEU PESQUISA-INTERVENÇÃO E EXPLORATÓRIA; CUJO MÉTODO CLÍNICO DE PIAGET ORIENTOU A COLETA E ANÁLISE DOS DADOS. SÃO QUATRO PARTICIPANTES COM SÍNDROME DE DOWN, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES E OITO INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS, GRAVADAS E FOTOGRAFADAS. A PESQUISA OCORREU NO PERÍODO DE MARÇO A JUNHO DE 2019, NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, DO MUNICÍPIO DE SOBRAL, ESTADO DO CEARÁ. OS RESULTADOS INDICAM QUE AS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS LÚDICAS COM PROPÓSITO DESENVOLVER SERIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO; ATRAVÉS DA EXPLORAÇÃO DE JOGOS E SITUAÇÕES-PROBLEMA EM ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA SÃO FAVORÁVEIS AS MUDANÇAS DE NÍVEIS NA TEORIA DE PIAGET. ASSIM, COMPREENDE-SE SOBRE A SERIAÇÃO A CONSTATAÇÃO, POR EXEMPLO, NO JOVEM COM SÍNDROME DE DOWN, UMA EVOLUÇÃO DO NÍVEL I PARA O NÍVEL II. CONCLUI-SE QUE OS DADOS SÃO PARCIAIS, MAS RESSALTA-SE QUE OS ESTUDANTES ALCANÇARAM UM PROCESSO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ATIVA, EVIDENCIANDO SER POSSÍVEL REMEDIAR SITUAÇÕES EM QUE POSSAM ENFRENTAR DIFICULDADES NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CADA UM DELES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, HABILIDADES COGNITIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID7808_03102019234519.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CRISTINA SILVA SOARES" "autor_nome_curto" => "ANA CRISTINA SOARES" "autor_email" => "acsilvasoares@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }