ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ELABORAR UMA ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DO PROJETO MEDIAÇÃO ESCOLAR VINCULADO À SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ (SEDUC), REALIZADO EM PARCERIA COM O PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDO E PERMANÊNCIA UNIVERSITÁRIA (PBEPU) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FORTALEZA NO PERÍODO DE 2017. OBJETIVA-SE ESTUDAR AS CONTRIBUIÇÕES ALCANÇADAS COM A FORMAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA EM MEDIAÇÃO ESCOLAR E CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ, DESENVOLVIDAS NO PROJETO JUNTO AOS BOLSISTAS DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR. DE CARÁTER QUALITATIVO, A PESQUISA FEZ O SEGUINTE PERCURSO METODOLÓGICO: I) BIBLIOGRÁFICA; II) DOCUMENTAL; III) PESQUISA-AÇÃO; E IV) REGISTRO EM CADERNO DE CAMPO. DENTRE OS ACHADOS DA PESQUISA DESTACAM-SE ALGUNS ASPECTOS DESAFIADORES: AO MESMO TEMPO EM QUE O ESTADO PARECE SE PREOCUPAR COM AS DEMANDAS QUE EMERGEM NA ESCOLA PÚBLICA, HÁ DIFICULDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, ALÉM DA PRECARIZAÇÃO DA INTERVENÇÃO DOS BOLSISTAS E FRAGILIDADE NO PROCESSO AVALIATIVO. A DESPEITO DOS AVANÇOS, OBSERVARAM-SE RESULTADOS POSITIVOS COM A APROXIMAÇÃO DOS BOLSISTAS UNIVERSITÁRIOS E A ESCOLA, O APRIMORAMENTO DE HABILIDADES PARA LIDAR COM CONFLITOS EM DIVERSOS ESPAÇOS E ASPECTOS DA VIDA, O DESENVOLVIMENTO DO OLHAR CRÍTICO DOS ESTUDANTES E, POR FIM, UM DESPERTAR DE NOVAS POSSIBILIDADES PROFISSIONAIS.