QUANDO PEQUENO, NAS SÉRIES INICIAIS, OS ALUNOS SÃO ACOMPANHADOS NA ESCOLA PELOS PAIS QUE OS LEVAM TODOS OS DIAS, PREPARAM SEUS LANCHES, ARRUMA SUAS MOCHILAS E UNIFORMES. NA ESCOLA, OS PROFESSORES ENSINAM DESDE APRENDER A LER ATÉ FAZER AS CONTINHAS. A MEDIDA QUE VÃO CRESCENDO E CHEGAM ATÉ O QUINTO ANO, ESTA PRÁTICA VAI DIMINUINDO E A CRIANÇA VAI SE SENTINDO INDEPENDENTE E OS PAIS VÃO DEIXANDO DE LADO ESSA PRÁTICA. JÁ NO SEXTO NÃO TEM MAIS O ACOMPANHAMENTO CONTÍNUO DOS PAIS QUE ACABAM DEIXANDO A CRIANÇA FAZER O QUE ANTES ERA O DEVER DOS PAIS. COM ISSO, MUITAS VEZES A CRIANÇA DEIXA DE ESTUDAR, PREPARAR SEUS MATERIAIS E PRINCIPALMENTE FAZER AS ATIVIDADES PASSADAS PARA CASA, E O PROFESSOR QUE ANTES DAVA VISTO NOS CADERNOS, AGORA NÃO FAZ MAIS COM TANTA FREQUÊNCIA, AO PONTO DO ALUNO TIRAR NOTAS BAIXAS. O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI INVESTIGAR AS POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE A FAMÍLIA, ATIVIDADES ESCOLARES PARA CASA E PROFESSORES, E CONTRIBUIR PARA ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO DA FAMÍLIA NAS ATIVIDADES ESCOLARES, E AS FORMAS PELAS QUAIS A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA AFETAM O DESEMPENHO ESCOLAR DO ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM