O TRABALHO TEM POR OBJETIVO CONSTRUIR O PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CAMPUS CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ/CABO FRIO - RJ E INVESTIGAR SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO. PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA FOI UTILIZADA A METODOLOGIA QUANTITATIVA, COM A CONSTRUÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO FECHADO COM DEZENOVE PERGUNTAS QUE CONSTRUAM O PERFIL DOS DISCENTES E SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DO CURSO.
A PESQUISA FOI REALIZADA COM OS ALUNOS DA ETAPA INICIAL (1º, 2º E 3º PERÍODOS) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CAMPUS CAMPOS DOS GOYTACAZES (88 RESPONDENTES) E CABO FRIO (19 RESPONDENTES), TOTALIZANDO UMA POPULAÇÃO DE 107 RESPONDENTES. O RECORTE TEMPORAL SE DÁ PARA CAPTURAR AINDA A PRIMEIRA IMPRESSÃO DOS DISCENTES ACERCA DA PROFISSÃO DO PEDAGOGO, SEM QUE A TRAJETÓRIA EM PERÍODOS MAIS AVANÇADOS DO CURSO TENHAM, A PARTIR DAS BASES TEÓRICAS DISCUTIDAS EM SALA, CONSTRUÍDO UMA NOVA – E TÉCNICA – PERCEPÇÃO ACERCA DO FAZER PROFISSIONAL PEDAGÓGICO, BUSCANDO, PORTANTO, A CAPTURA DE UMA IMPRESSÃO INICIAL ACERCA DO CURSO ESCOLHIDO.
OS RESULTADOS MOSTRAM QUE O PÚBLICO PESQUISADO, EM SUA MAIORIA É MULHER, TEM ENTRE 17 E 25 ANOS, ORIUNDAS DE REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, FILHAS DE PAIS E MÃES COM BAIXO ÍNDICE DE ESCOLARIDADE, EM MUITOS CASOS NÃO CONCLUINDO O ENSINO MÉDIO; SOLTEIRAS, CURSAM O ENSINO SUPERIOR COM BOLSA OU ALGUM OUTRO TIPO DE FINANCIAMENTO, ESCOLHERAM O CURSO POR VOCAÇÃO À DOCÊNCIA, PORÉM TEM COMO EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA EM SUAS ÁREAS DIVERSAS: COORDENAÇÃO, GESTÃO, PSICOPEDAGOGIA, EMBORA A PRÓPRIA DOCÊNCIA SEJA MENCIONADA DE MANEIRA CONSIDERÁVEL. QUESTÕES SUBJETIVAS COMO AMOR, DEDICAÇÃO E PACIÊNCIA LIDERAM AS PERCEPÇÕES SOBRE O QUE É SER UM BOM PEDAGOGO.