PERFIL SOCIAL E PERCEPÇÕES DISCENTES ACERCA DA PROFISSÃO DE PEDAGOGO: QUEM SÃO OS INGRESSANTES EM PEDAGOGIA?
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61998 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3078 "inscrito_id" => 12891 "titulo" => "PERFIL SOCIAL E PERCEPÇÕES DISCENTES ACERCA DA PROFISSÃO DE PEDAGOGO: QUEM SÃO OS INGRESSANTES EM PEDAGOGIA?" "resumo" => """ O TRABALHO TEM POR OBJETIVO CONSTRUIR O PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CAMPUS CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ/CABO FRIO - RJ E INVESTIGAR SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO. PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA FOI UTILIZADA A METODOLOGIA QUANTITATIVA, COM A CONSTRUÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO FECHADO COM DEZENOVE PERGUNTAS QUE CONSTRUAM O PERFIL DOS DISCENTES E SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DO CURSO.\r\n \r\n A PESQUISA FOI REALIZADA COM OS ALUNOS DA ETAPA INICIAL (1º, 2º E 3º PERÍODOS) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CAMPUS CAMPOS DOS GOYTACAZES (88 RESPONDENTES) E CABO FRIO (19 RESPONDENTES), TOTALIZANDO UMA POPULAÇÃO DE 107 RESPONDENTES. O RECORTE TEMPORAL SE DÁ PARA CAPTURAR AINDA A PRIMEIRA IMPRESSÃO DOS DISCENTES ACERCA DA PROFISSÃO DO PEDAGOGO, SEM QUE A TRAJETÓRIA EM PERÍODOS MAIS AVANÇADOS DO CURSO TENHAM, A PARTIR DAS BASES TEÓRICAS DISCUTIDAS EM SALA, CONSTRUÍDO UMA NOVA – E TÉCNICA – PERCEPÇÃO ACERCA DO FAZER PROFISSIONAL PEDAGÓGICO, BUSCANDO, PORTANTO, A CAPTURA DE UMA IMPRESSÃO INICIAL ACERCA DO CURSO ESCOLHIDO.\r\n \r\n OS RESULTADOS MOSTRAM QUE O PÚBLICO PESQUISADO, EM SUA MAIORIA É MULHER, TEM ENTRE 17 E 25 ANOS, ORIUNDAS DE REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, FILHAS DE PAIS E MÃES COM BAIXO ÍNDICE DE ESCOLARIDADE, EM MUITOS CASOS NÃO CONCLUINDO O ENSINO MÉDIO; SOLTEIRAS, CURSAM O ENSINO SUPERIOR COM BOLSA OU ALGUM OUTRO TIPO DE FINANCIAMENTO, ESCOLHERAM O CURSO POR VOCAÇÃO À DOCÊNCIA, PORÉM TEM COMO EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA EM SUAS ÁREAS DIVERSAS: COORDENAÇÃO, GESTÃO, PSICOPEDAGOGIA, EMBORA A PRÓPRIA DOCÊNCIA SEJA MENCIONADA DE MANEIRA CONSIDERÁVEL. QUESTÕES SUBJETIVAS COMO AMOR, DEDICAÇÃO E PACIÊNCIA LIDERAM AS PERCEPÇÕES SOBRE O QUE É SER UM BOM PEDAGOGO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA, INGRESSANTE, FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID12891_10092019211926.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL PINHEIRO CAETANO DAMASCENO" "autor_nome_curto" => "DANIEL DAMASCENO" "autor_email" => "danielpcd@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61998 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3078 "inscrito_id" => 12891 "titulo" => "PERFIL SOCIAL E PERCEPÇÕES DISCENTES ACERCA DA PROFISSÃO DE PEDAGOGO: QUEM SÃO OS INGRESSANTES EM PEDAGOGIA?" "resumo" => """ O TRABALHO TEM POR OBJETIVO CONSTRUIR O PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CAMPUS CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ/CABO FRIO - RJ E INVESTIGAR SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO. PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA FOI UTILIZADA A METODOLOGIA QUANTITATIVA, COM A CONSTRUÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO FECHADO COM DEZENOVE PERGUNTAS QUE CONSTRUAM O PERFIL DOS DISCENTES E SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DO CURSO.\r\n \r\n A PESQUISA FOI REALIZADA COM OS ALUNOS DA ETAPA INICIAL (1º, 2º E 3º PERÍODOS) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CAMPUS CAMPOS DOS GOYTACAZES (88 RESPONDENTES) E CABO FRIO (19 RESPONDENTES), TOTALIZANDO UMA POPULAÇÃO DE 107 RESPONDENTES. O RECORTE TEMPORAL SE DÁ PARA CAPTURAR AINDA A PRIMEIRA IMPRESSÃO DOS DISCENTES ACERCA DA PROFISSÃO DO PEDAGOGO, SEM QUE A TRAJETÓRIA EM PERÍODOS MAIS AVANÇADOS DO CURSO TENHAM, A PARTIR DAS BASES TEÓRICAS DISCUTIDAS EM SALA, CONSTRUÍDO UMA NOVA – E TÉCNICA – PERCEPÇÃO ACERCA DO FAZER PROFISSIONAL PEDAGÓGICO, BUSCANDO, PORTANTO, A CAPTURA DE UMA IMPRESSÃO INICIAL ACERCA DO CURSO ESCOLHIDO.\r\n \r\n OS RESULTADOS MOSTRAM QUE O PÚBLICO PESQUISADO, EM SUA MAIORIA É MULHER, TEM ENTRE 17 E 25 ANOS, ORIUNDAS DE REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, FILHAS DE PAIS E MÃES COM BAIXO ÍNDICE DE ESCOLARIDADE, EM MUITOS CASOS NÃO CONCLUINDO O ENSINO MÉDIO; SOLTEIRAS, CURSAM O ENSINO SUPERIOR COM BOLSA OU ALGUM OUTRO TIPO DE FINANCIAMENTO, ESCOLHERAM O CURSO POR VOCAÇÃO À DOCÊNCIA, PORÉM TEM COMO EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA EM SUAS ÁREAS DIVERSAS: COORDENAÇÃO, GESTÃO, PSICOPEDAGOGIA, EMBORA A PRÓPRIA DOCÊNCIA SEJA MENCIONADA DE MANEIRA CONSIDERÁVEL. QUESTÕES SUBJETIVAS COMO AMOR, DEDICAÇÃO E PACIÊNCIA LIDERAM AS PERCEPÇÕES SOBRE O QUE É SER UM BOM PEDAGOGO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA, INGRESSANTE, FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID12891_10092019211926.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL PINHEIRO CAETANO DAMASCENO" "autor_nome_curto" => "DANIEL DAMASCENO" "autor_email" => "danielpcd@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }