ESTE TRABALHO VEM RELATAR A EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR DE LÍNGUA ESPANHOLA COM ALGUMAS TURMAS DOS ANOS INICIAIS E FINAIS DA ESCOLA CONSTRUINDO O 2000 NA CIDADE DE NAZARÉ DA MATA - PE, APRESENTANDO ALGUMAS METODOLOGIAS COLABORATIVAS DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA QUE CONTRIBUÍRAM PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA E DA CULTURA ESPANHOLA ATRAVÉS DO PROJETO ‘‘CAMINOS DEL MUNDO HISPÁNICO: LAS PRODUCCIONES CULTURALES EN LENGUA ESPAÑOLA” (EM TRADUÇÃO LIVRE: “CAMINHOS DO MUNDO HISPÂNICO: AS PRODUÇÕES CULTURAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA”). MÉTODOS QUE VISAM A APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DE MODO COLABORATIVO ESTIMULANDO A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DAS RELAÇÕES ALUNO-ALUNO E PROFESSOR- ALUNO, ONDE O PAPEL DO PROFESSOR NESSA PAUTA É DE MEDIAR E ESTIMULAR O CONHECIMENTO DO ALUNO DE MANEIRA PARTICIPATIVA. PARTINDO DESSA PREMISSA, TRAZENDO AS CONTRIBUIÇÕES DESSE ENSINO, ASSIM COMO, MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO E DA ARTE COMO ELEMENTOS FACILITADORES DO DESENVOLVIMENTO. ASSIM, NO DECORRER DOS ENCONTROS COM AS PRODUÇÕES E VIVÊNCIAS TEMÁTICAS, OS AUTOR PUDERAM PERCEBER AVANÇOS NA INTERAÇÃO DO CONHECIMENTO ENTRE OS DISCENTES, INSTIGANDO-OS O ESTIMULO, A CONSTRUÇÃO E EXPRESSÕES LÚDICAS ATRAVÉS DAS DIVERSAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS. O PROCESSO FOI TODO EMBASADO NA ABORDAGEM QUALITATIVA E EXPLORATÓRIA, POR MEIO DA PESQUISA-AÇÃO, A FIM DE DESPERTAR O GOSTO PELA LÍNGUA ESPANHOLA. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE UM TRABALHO VOLTADO PARA AS ARTES E O LÚDICO POSSIBILITA AOS ESTUDANTES A CRIAREM TRABALHOS ORIGINAIS, BEM COMO NA CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.