A GEOMETRIA É APRESENTADA PELO PROFESSOR DE MATEMÁTICA LOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO DECORRER DA VIDA ACADÊMICA DO ALUNADO VAI SENDO APRIMORADA. DESTE MODO, ESTA PESQUISA É UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, REALIZADA COM PROFESSORES DE SENHOR DO BONFIM BAHIA E CAMPO FORMOSO BAHIA. O OBJETIVO FOI DE INVESTIGAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA, ARGUMENTANDO ALGUNS ASPECTOS METODOLÓGICOS DE ATIVIDADES REALIZADAS EM SALA DE AULA, CITANDO A SUA IMPORTÂNCIA NA SALA DE AULA E TENDO A GEOMETRIA COMO UM INSTRUMENTO DA FORMAÇÃO HUMANA E FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. PARA ISTO, APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO COM 6 (SEIS) PERGUNTAS QUE VERSAVAM SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE, AS DIFICULDADES AO ENSINAR GEOMETRIA, BEM COMO, OS MÉTODOS UTILIZADOS PARA SELEÇÃO DE CONTEÚDO. DESTE MODO, SELECIONAMOS DOCENTES QUE PASSARAM PELO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS VII, AO QUAL FAZEMOS PARTE. OS RESULTADOS ENCONTRADOS NÃO FORAM SATISFATÓRIOS DEVIDO A DISCORDÂNCIA DO QUE É ENSINADO NA FACULDADE VERSUS A APLICAÇÃO NA SALA DE AULA, E, POR ESTE MOTIVO CRIOU-SE ESTE DOCUMENTO COM A INTENÇÃO DE APRESENTAR E EXPOR COMO É O PROCESSO METODOLÓGICO, FORNECENDO UMA REFLEXÃO DAS SITUAÇÕES VIVIDAS E SALA DE AULA.