O LAZER NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO POSSIBILIDADE PARA A FORMAÇÃO HUMANA DE ALUNOS DA PREFEITURA DE FORTALEZA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61463 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1329 "inscrito_id" => 9030 "titulo" => "O LAZER NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO POSSIBILIDADE PARA A FORMAÇÃO HUMANA DE ALUNOS DA PREFEITURA DE FORTALEZA" "resumo" => "EM NOSSA SOCIEDADE TEM OCORRIDO CONSTANTES DEBATES EM RELAÇÃO AO LAZER E EDUCAÇÃO, ONDE INÚMEROS CONCEITOS SÃO ABORDADOS EM DIFERENTES PERSPECTIVAS. AQUI APRESENTAMOS O LAZER COMO UMA DIMENSÃO CULTURAL ONDE ELE PERPASSA AS RELAÇÕES E ESPAÇÕES SOCIAIS CONSIDERANDO SUA POTENCIALIDADE EDUCATIVA EM ESTIMULAR VALORES HUMANOS NAS INÚMERAS RELAÇÕES SUBJETIVAS ESTABELECIDAS PELOS SUJEITOS. ESTE ARTIGO PRETENDE CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE REFLEXÃO DESTA TEMÁTICA, UTILIZANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO POSSIBILIDADE POTENTE EM DESENVOLVER PRÁTICAS DE LAZER QUE CONTRIBUAM PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS. FOI REALIZADO UM ESTUDO DE CASO, UTILIZAMOS O ENFOQUE QUALITATIVO, ONDE ESTE TIPO DE PESQUISA PERMITE DIALOGAR COM OS DADOS OBTIDOS COM A LITERATURA ATUAL E REALIDADE LOCAL. A AMOSTRA DESTA PESQUISA FORAM 20 ALUNOS. FOI ANALISADO O CONTEÚDO DOS QUESTIONÁRIOS POR MEIO DA TÉCNICA SUGERIDA POR BARDIN (2006). FOI NOTADO O PROTAGONISMO JUVENIL DOS ALUNOS NA TOMADA DE ATITUDES DENTRO DA PRÁTICA. OBSERVAMOS PRÁTICAS COOPERATIVAS ENTRE OS ALUNOS NAS RELAÇÕES DESENVOLVIDAS DURANTE A EXPERIMENTAÇÃO DO LAZER. A DISCIPLINA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PODE MOTIVAR A EFETIVAÇÃO DAS RELAÇÕES CORPORAIS AXIOLÓGICAS POR MEIO DESTA TEMÁTICA, FAZENDO SEU CONTEÚDO DE AULA TER SENTIDO EM SUA REALIDADE. ESTA AÇÃO POSSIBILITOU A DESCOBERTA DE MUNDOS POSSÍVEIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ESCOLA, EDUCAÇÃO FÍSICA, LAZER" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID9030_13082019134531.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HALISSON MOTA CUNHA" "autor_nome_curto" => "HALISSON CUNHA" "autor_email" => "halissoncunha@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61463 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1329 "inscrito_id" => 9030 "titulo" => "O LAZER NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO POSSIBILIDADE PARA A FORMAÇÃO HUMANA DE ALUNOS DA PREFEITURA DE FORTALEZA" "resumo" => "EM NOSSA SOCIEDADE TEM OCORRIDO CONSTANTES DEBATES EM RELAÇÃO AO LAZER E EDUCAÇÃO, ONDE INÚMEROS CONCEITOS SÃO ABORDADOS EM DIFERENTES PERSPECTIVAS. AQUI APRESENTAMOS O LAZER COMO UMA DIMENSÃO CULTURAL ONDE ELE PERPASSA AS RELAÇÕES E ESPAÇÕES SOCIAIS CONSIDERANDO SUA POTENCIALIDADE EDUCATIVA EM ESTIMULAR VALORES HUMANOS NAS INÚMERAS RELAÇÕES SUBJETIVAS ESTABELECIDAS PELOS SUJEITOS. ESTE ARTIGO PRETENDE CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE REFLEXÃO DESTA TEMÁTICA, UTILIZANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO POSSIBILIDADE POTENTE EM DESENVOLVER PRÁTICAS DE LAZER QUE CONTRIBUAM PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS. FOI REALIZADO UM ESTUDO DE CASO, UTILIZAMOS O ENFOQUE QUALITATIVO, ONDE ESTE TIPO DE PESQUISA PERMITE DIALOGAR COM OS DADOS OBTIDOS COM A LITERATURA ATUAL E REALIDADE LOCAL. A AMOSTRA DESTA PESQUISA FORAM 20 ALUNOS. FOI ANALISADO O CONTEÚDO DOS QUESTIONÁRIOS POR MEIO DA TÉCNICA SUGERIDA POR BARDIN (2006). FOI NOTADO O PROTAGONISMO JUVENIL DOS ALUNOS NA TOMADA DE ATITUDES DENTRO DA PRÁTICA. OBSERVAMOS PRÁTICAS COOPERATIVAS ENTRE OS ALUNOS NAS RELAÇÕES DESENVOLVIDAS DURANTE A EXPERIMENTAÇÃO DO LAZER. A DISCIPLINA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PODE MOTIVAR A EFETIVAÇÃO DAS RELAÇÕES CORPORAIS AXIOLÓGICAS POR MEIO DESTA TEMÁTICA, FAZENDO SEU CONTEÚDO DE AULA TER SENTIDO EM SUA REALIDADE. ESTA AÇÃO POSSIBILITOU A DESCOBERTA DE MUNDOS POSSÍVEIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ESCOLA, EDUCAÇÃO FÍSICA, LAZER" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID9030_13082019134531.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HALISSON MOTA CUNHA" "autor_nome_curto" => "HALISSON CUNHA" "autor_email" => "halissoncunha@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }