O OLHAR DAS CRIANÇAS DE DIFERENTES LOCALIDADES SOBRE A LITERATURA: O INTERCÂMBIO COMO SUPORTE DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61503 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 225 "inscrito_id" => 335 "titulo" => "O OLHAR DAS CRIANÇAS DE DIFERENTES LOCALIDADES SOBRE A LITERATURA: O INTERCÂMBIO COMO SUPORTE DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO." "resumo" => "ESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA DESTACAM PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, CONSIDERADAS COMO DIREITO DAS CRIANÇAS. ESSAS FORAM DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DE INTERCÂMBIO DE LEITURAS DE LITERATURA ENTRE ALUNOS DA EI E 1º ANO DO EF DE UMA ESCOLA RURAL DA REDE MUNICIPAL DE JF E OS ALUNOS DO 1º ANO DO EF DO CAP. JOÃO XXIII/UFJF. PARTIMOS DA PREMISSA DE QUE LEITURA E A IMAGINAÇÃO ABREM “AS PORTAS DO MUNDO”. AS AÇÕES DESSAS PRÁTICAS FORAM ALICERÇADAS PELA LITERATURA, TROCA DE IMPRESSÕES ESCRITAS SOBRE OS LIVROS TRABALHADOS, TROCAS DE CORRESPONDÊNCIAS, VÍDEOS, APRESENTAÇÕES TEATRAIS E DE RELATOS DE ATIVIDADES LÚDICAS DAS ÁREAS URBANAS E RURAIS. O INTERCÂMBIO ENTRE AS COMUNIDADES FOI EFETIVADO POR ENCONTROS PRESENCIAIS. O OBJETIVO PRINCIPAL FOI OUVIR O QUE AS CRIANÇAS TINHAM A DIZER SOBRE OS LIVROS TRABALHADOS, A PARTIR DE ATIVIDADES CONCRETAS DE LEITURA E ESCRITA, NUMA TENTATIVA DE TRABALHAR A PARTIR DO QUE PRECONIZA O LETRAMENTO, ONDE PRÁTICAS SOCIAIS EFETIVAS SÃO TRAZIDAS PARA A SALA DE AULA, TORNANDO A ALFABETIZAÇÃO UM PROCESSO DE AQUISIÇÃO NÃO APENAS DO SISTEMA DE ESCRITA, MAS DOS MEIOS CULTURAIS DISPONÍVEIS NA MODERNIDADE. ACREDITA-SE QUE ESSE PROJETO CONTRIBUIU PARA AS INTERAÇÕES E INTER-RELAÇÕES ENTRE AS CRIANÇAS, ATRAVÉS DAS PROPOSTAS QUE FORAM CONCRETIZADAS, AMPLIANDO AS EXPERIÊNCIAS DE MUNDO A PARTIR DE UM CURRÍCULO QUE PRIORIZE QUE AS CRIANÇAS DE DIFERENTES REALIDADES SOCIOCULTURAIS ESTEJAM EM DIÁLOGO, TROCANDO SUAS EXPERIÊNCIAS E OS SENTIDOS QUE ATRIBUEM AO QUE VIVEM NO SEU COTIDIANO. DESSA FORMA, AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITAS SÃO SIGNIFICATIVAS PARA AS CRIANÇAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "INTERCÂMBIO LITERÁRIO, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID335_30042019222718.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESANDRA MAIA LIMA ALVES" "autor_nome_curto" => "ALESANDRA ALVES " "autor_email" => "alesandramaia@bol.com.br" "autor_ies" => "COLEGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61503 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 225 "inscrito_id" => 335 "titulo" => "O OLHAR DAS CRIANÇAS DE DIFERENTES LOCALIDADES SOBRE A LITERATURA: O INTERCÂMBIO COMO SUPORTE DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO." "resumo" => "ESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA DESTACAM PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, CONSIDERADAS COMO DIREITO DAS CRIANÇAS. ESSAS FORAM DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DE INTERCÂMBIO DE LEITURAS DE LITERATURA ENTRE ALUNOS DA EI E 1º ANO DO EF DE UMA ESCOLA RURAL DA REDE MUNICIPAL DE JF E OS ALUNOS DO 1º ANO DO EF DO CAP. JOÃO XXIII/UFJF. PARTIMOS DA PREMISSA DE QUE LEITURA E A IMAGINAÇÃO ABREM “AS PORTAS DO MUNDO”. AS AÇÕES DESSAS PRÁTICAS FORAM ALICERÇADAS PELA LITERATURA, TROCA DE IMPRESSÕES ESCRITAS SOBRE OS LIVROS TRABALHADOS, TROCAS DE CORRESPONDÊNCIAS, VÍDEOS, APRESENTAÇÕES TEATRAIS E DE RELATOS DE ATIVIDADES LÚDICAS DAS ÁREAS URBANAS E RURAIS. O INTERCÂMBIO ENTRE AS COMUNIDADES FOI EFETIVADO POR ENCONTROS PRESENCIAIS. O OBJETIVO PRINCIPAL FOI OUVIR O QUE AS CRIANÇAS TINHAM A DIZER SOBRE OS LIVROS TRABALHADOS, A PARTIR DE ATIVIDADES CONCRETAS DE LEITURA E ESCRITA, NUMA TENTATIVA DE TRABALHAR A PARTIR DO QUE PRECONIZA O LETRAMENTO, ONDE PRÁTICAS SOCIAIS EFETIVAS SÃO TRAZIDAS PARA A SALA DE AULA, TORNANDO A ALFABETIZAÇÃO UM PROCESSO DE AQUISIÇÃO NÃO APENAS DO SISTEMA DE ESCRITA, MAS DOS MEIOS CULTURAIS DISPONÍVEIS NA MODERNIDADE. ACREDITA-SE QUE ESSE PROJETO CONTRIBUIU PARA AS INTERAÇÕES E INTER-RELAÇÕES ENTRE AS CRIANÇAS, ATRAVÉS DAS PROPOSTAS QUE FORAM CONCRETIZADAS, AMPLIANDO AS EXPERIÊNCIAS DE MUNDO A PARTIR DE UM CURRÍCULO QUE PRIORIZE QUE AS CRIANÇAS DE DIFERENTES REALIDADES SOCIOCULTURAIS ESTEJAM EM DIÁLOGO, TROCANDO SUAS EXPERIÊNCIAS E OS SENTIDOS QUE ATRIBUEM AO QUE VIVEM NO SEU COTIDIANO. DESSA FORMA, AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITAS SÃO SIGNIFICATIVAS PARA AS CRIANÇAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "INTERCÂMBIO LITERÁRIO, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID335_30042019222718.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESANDRA MAIA LIMA ALVES" "autor_nome_curto" => "ALESANDRA ALVES " "autor_email" => "alesandramaia@bol.com.br" "autor_ies" => "COLEGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }