O USO DA LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA TURMA DE 5º ANO DE UMA ESCOLA DE VIÇOSA DO CEARÁ – CE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61689 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1337 "inscrito_id" => 4257 "titulo" => "O USO DA LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA TURMA DE 5º ANO DE UMA ESCOLA DE VIÇOSA DO CEARÁ – CE" "resumo" => "BUSCAR ALTERNATIVAS QUE MELHOREM O ENSINO DE CIÊNCIAS TORNA-SE CADA VEZ MAIS RELEVANTE, VISTO QUE, O ENSINO DE CIÊNCIAS TEM ATRAÍDO CADA VEZ MENOS OS ESTUDANTES. A LITERATURA DE CORDEL POR SE TRATAR DE UM TIPO DE TEXTO BASTANTE TRABALHADO NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, POR SER UM GÊNERO TÍPICO DA CULTURA NORDESTINA E POR SER UM GÊNERO LITERÁRIO DE FÁCIL ASSIMILAÇÃO, SE MOSTRA UMA ÓTIMA ALTERNATIVA PARA INSERIR-SE NO ENSINO DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS DO 5º (QUINTO) ANO. O INTUITO DESTE ESTUDO FOI TRABALHAR AS POTENCIALIDADES DA LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO AVALIATIVO NO ENSINO DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS EM UMA TURMA DE 5º (QUINTO) ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A METODOLOGIA BASEOU-SE EM APLICAR UMA AULA COM A UTILIZAÇÃO DE CORDÉIS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS EM CIÊNCIAS. A AULA FOI DIVIDIDA NAS SEGUINTES ETAPAS: A) APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA DA LITERATURA DE CORDEL; B) LEITURA INDIVIDUAL E COLETIVA DOS CORDÉIS ELABORADOS PARA ESTA AULA; C) DISCUSSÃO SOBRE OS CONTEÚDOS ABORDADOS COM O USO DOS CORDÉIS; D) AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES. VERIFICOU-SE QUE A LITERATURA DE CORDEL PODE SER UMA EXCELENTE FERRAMENTA DIDÁTICA PARA SER UTILIZADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. PERCEBEU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DOS CORDÉIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PROMOVEU UMA MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS. OBSERVOU-SE QUE OS DISCENTES DEMONSTRARAM UM GRANDE ENVOLVIMENTO COM OS TEXTOS EM CORDEL. PORTANTO, CONCLUI-SE QUE A LITERATURA DE CORDEL PODE SER UMA EXCELENTE ALTERNATIVA PARA FUGIR DO PRAGMATISMO PRATICADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E PROMOVER UM MAIOR DINAMISMO ENTRE OS DISCENTES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, RECURSO DIDÁTICO, LITERATURA DE CORDEL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID4257_13082019144538.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ROMÁRIO DE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROMÁRIO SILVA" "autor_email" => "sousa.romario33@gmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO ZEFERINO RODRIGUES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61689 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1337 "inscrito_id" => 4257 "titulo" => "O USO DA LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA TURMA DE 5º ANO DE UMA ESCOLA DE VIÇOSA DO CEARÁ – CE" "resumo" => "BUSCAR ALTERNATIVAS QUE MELHOREM O ENSINO DE CIÊNCIAS TORNA-SE CADA VEZ MAIS RELEVANTE, VISTO QUE, O ENSINO DE CIÊNCIAS TEM ATRAÍDO CADA VEZ MENOS OS ESTUDANTES. A LITERATURA DE CORDEL POR SE TRATAR DE UM TIPO DE TEXTO BASTANTE TRABALHADO NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, POR SER UM GÊNERO TÍPICO DA CULTURA NORDESTINA E POR SER UM GÊNERO LITERÁRIO DE FÁCIL ASSIMILAÇÃO, SE MOSTRA UMA ÓTIMA ALTERNATIVA PARA INSERIR-SE NO ENSINO DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS DO 5º (QUINTO) ANO. O INTUITO DESTE ESTUDO FOI TRABALHAR AS POTENCIALIDADES DA LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO AVALIATIVO NO ENSINO DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS EM UMA TURMA DE 5º (QUINTO) ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A METODOLOGIA BASEOU-SE EM APLICAR UMA AULA COM A UTILIZAÇÃO DE CORDÉIS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS EM CIÊNCIAS. A AULA FOI DIVIDIDA NAS SEGUINTES ETAPAS: A) APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA DA LITERATURA DE CORDEL; B) LEITURA INDIVIDUAL E COLETIVA DOS CORDÉIS ELABORADOS PARA ESTA AULA; C) DISCUSSÃO SOBRE OS CONTEÚDOS ABORDADOS COM O USO DOS CORDÉIS; D) AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES. VERIFICOU-SE QUE A LITERATURA DE CORDEL PODE SER UMA EXCELENTE FERRAMENTA DIDÁTICA PARA SER UTILIZADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. PERCEBEU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DOS CORDÉIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PROMOVEU UMA MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS. OBSERVOU-SE QUE OS DISCENTES DEMONSTRARAM UM GRANDE ENVOLVIMENTO COM OS TEXTOS EM CORDEL. PORTANTO, CONCLUI-SE QUE A LITERATURA DE CORDEL PODE SER UMA EXCELENTE ALTERNATIVA PARA FUGIR DO PRAGMATISMO PRATICADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E PROMOVER UM MAIOR DINAMISMO ENTRE OS DISCENTES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, RECURSO DIDÁTICO, LITERATURA DE CORDEL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID4257_13082019144538.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ROMÁRIO DE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROMÁRIO SILVA" "autor_email" => "sousa.romario33@gmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO ZEFERINO RODRIGUES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }