O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM TRABALHO DESENVOLVIDO ATRAVÉS DO
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, OFERTADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO –
UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS (UFRPE - UAG), QUE TEM COMO OBJETIVO CONCILIAR E RELACIONAR A
TEORIA COM A PRÁTICA, PARA QUE DESSA FORMA SEJA APERFEIÇOADA A FORMAÇÃO DOS DISCENTES DOS CURSOS DE
LICENCIATURA. PARA A EFETIVAÇÃO DAS AÇÕES FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES E REGISTROS FOTOGRÁFICOS, ATRAVÉS
DESTES FOI DESENVOLVIDO UM DIAGNÓSTICO. DESSE MODO FOI ELABORADO UM PROJETO DIDÁTICO DESENVOLVIDO
DE ACORDO COM A REALIDADE DE UMA TURMA DE 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS, QUE TEVE
COMO OBJETIVO GERAL APRIMORAR A LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE DOS ALUNOS, INCITANDO-OS A UMA CONSCIÊNCIA
AMBIENTAL CRÍTICA EM RELAÇÃO AO SANEAMENTO BÁSICO POR MEIO DO GÊNERO TEXTUAL FOLDER. E COMO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS A) PROMOVER ATRAVÉS DO CONTATO COM O GÊNERO A REFLEXÃO SOBRE SEUS MEIOS DE
CIRCULAÇÃO; B) ENVOLVER AS CRIANÇAS EM SITUAÇÕES LINGUÍSTICAS E ORAIS DE REFLEXÃO E POSICIONAMENTO
CRÍTICO EM FACE DA REALIDADE DE SUA LOCALIDADE QUANTO AO SANEAMENTO BÁSICO; C) PRODUZIR FOLDERS TENDO
COMO INTERLOCUTORES A COMUNIDADE ESCOLAR EM GERAL A PARTIR DAS DISCUSSÕES FEITAS EM SALA DE AULA SOBRE
O SANEAMENTO BÁSICO; D) SENSIBILIZAR E CONSCIENTIZAR A COMUNIDADE ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DOS ALUNOS E
FUNÇÃO SOCIOCOMUNICATIVA DO GÊNERO. ATRAVÉS DOS OBJETIVOS, OS RESULTADOS APONTARAM A RELEVÂNCIA DO
GÊNERO TEXTUAL FOLDER COMO OBJETO DE ENSINO E INSTRUMENTO MEDIADOR DE CONHECIMENTO NO AMBIENTE
ESCOLAR, BEM COMO, OS DIVERSOS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA POLIVALENTE.