PEREIRA, Soraya Nunes Dos Santos. A brincadeira como instrumento pedagógico. Anais VI FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6185>. Acesso em: 24/11/2024 19:31
RESUMO: Existem várias concepções sobre o lugar da brincadeira e sua verdadeira importância no dia-a-dia da sala de aula. Como incorporar a brincadeira à prática pedagógica? Como os professores definem a brincadeira? Qual a finalidade de seu uso? Como estão inseridas no contexto escolar? Em que momentoPor que as crianças brincam? A pesquisa ocorreu na Creche Municipal Caminho Para o Futuro, situada na cidade de Rafael Godeiro/RN. Esta atende crianças no maternal, jardim e pré-escola. O nosso foco foi as 3 (três) professoras da pré-escola que atende 35 crianças entre quatro e cinco anos de idade. Foi realizada entrevista com as professoras individualmente. As respostas eram gravadas e depois analisadas baseadas na análise de conteúdo de Bardin (1977). Utilizar o lúdico como instrumento pedagógico na Educação Infantil possibilita a descoberta de várias formas de aprendizagem. Possibilita desvincular a visão onde a escola é um local para aprender a escrever e contar